Teste mostra o desempenho do processador Apple M1 Max na execução de 25 jogos
A Apple lançou os seus novos e poderosos processadores M1 Pro e M1 Max e logo depois surgiram os primeiros testes que comprovaram o poder de desempenho desta nova aposta da marca da maçã.
Bem sabemos que o segmento dos jogos nunca foi uma área forte da Apple, mas agora foram revelados os resultados do desempenho do SoC M1 Max durante a execução de 25 jogos. Será que se aguenta bem? Vamos descobrir.
M1 Max da Apple testado na execução de 25 jogos
A Apple surpreendeu os fãs com o lançamento dos novos processadores M1 Pro e M1 Max no passado dia 18 de outubro, durante o seu habitual evento. E com estes poderosos chips, muitos têm questionado sobre o desempenho dos mesmos no segmento dos jogos eletrónicos, uma vez que esta ainda é uma área onde a Apple não consegue acompanhar as marcas rivais com tanta eficácia.
Assim, para determinar esta questão, o youtuber MrMacRight, autor do canal especializado em dispositivos da maçã, realizou diversos testes com o novo SoC M1 Max de 16 polegadas com 32 GB de memória unificada durante a execução de 25 jogos.
Os resultados foram revelados no canal do youtuber e variam entre um bom desempenho nalguns títulos e apenas médio noutros. E apesar de contar com um hardware potente, o sistema operativo da Apple torna a jogabilidade de alguns jogos uma tarefa difícil, uma vez que estes não estão otimizados para o sistema. Por sua vez, alguns jogos tiveram que ser executados através de softwares como o Rosetta 2 e Parallels Desktop 17. Mas, no geral, os jogos que foram executados de forma nativa no sistema da maçã conseguiram um bom desempenho nos testes.
Pode ver todos os resultados do desempenho do Apple M1 Max nestes 25 jogos no seguinte vídeo:
De seguida deixamos a lista com os resultados do desempenho do chip da Apple em cada um dos títulos:
Nativos
- Baldur's Gate 3 - Média de 120 FPS em resolução Ultra/1440p
- Myst Remake - Média de 120 FPS em resolução Alta/1080p
- Disco Elysium - Média de 120 FPS em resolução Máxima/1440p
- Minecraft (Rosetta 2 & Native) - Média de 120 FPS em resolução Padrão/1440p
Rosetta 2
- Metro Exodus - Média de 45 FPS em resolução Alta/2234p
- Shadow of The Tomb Raider - Média 110 FPS em resolução Alta/1080p
- The Pathless - Média de 50 FPS em resolução Alta/1080p
- Dying Light - Média de 60 FPS em resolução Máxima/1080p
- Word of Warcraft - Média de 65 FPS em resolução Máxima/2160p
- Black Ops 3 - Média de 85 FPS em resolução Alta/1080p
- DiRT 4 - Média de 120 FPS em resolução Alta/1440p
- Borderlands 3 - Média de 40 FPS em resolução Alta/1080p
- Deus Ex: Mankind Divided - Média de 75 FPS em resolução Alta/1080p
- Total War Saga: Troy - Média de 90 FPS em resolução Alta/1080p
- CS:GO - Média de 80 FPS em resolução Alta/1080p
- Subnautica: Below Zero - Média de 50 FPS em resolução Alta/1080p
- Civilization VI - Média - Média de 90 FPS em resolução Ultra/1440p
- DOTA 2 - Média de 100 FPS em resolução Alta/1080p
- League of Legends - Média de 90 FPS em resolução Muito Alta/2234p
- Divinity: Original Sin 2 - Média de 100 FPS em resolução Ultra/1440p
Parallels 17
- Overwatch - Média de 100 FPS em resolução Alta/1080p
- GTA V - Média de 30 FPS em resolução Normal/1080p
CrossOver 21
- Resident Evil 3 - Média de 40 FPS em resolução priorizando gráficos/2160p
- GTA V - Média de 55 FPS em resolução Alta/1080p
- DARK SOULS III - Média de 60 FPS em resolução Alta/1080p
- Devil May Cry V - Média de 60 FPS em resolução Alta/1080p
- The Witcher 3 - Média de 48 FPS em resolução Alta/1200p
Este artigo tem mais de um ano
E isto prova o quê? Que corre jogos como um laptop com 2 anos e menos RAM?
Mostra que o GPU consegue ser muito competitivo quando se dão ao trabalho de optimizar os jogos a nível idêntico de optimização do que fazem para Windows.
Correr o Baldur’s Gate 3 a 120Hz, 1440p em modo Ultra, não é para um qualquer GPU dum portátil.
Errado… O Baldurs requer mais CPU que GPU, dai que quando sao testados jogos que requeiram realmente trabalho da GPU os FPS medios sao apenas aceitaveis, em varios casos abaixo dos 60fps que é algo considerado mau nos dias de hoje a nao ser que tenhas um hardware mediano.
Claramente os mac nao sao feitos para jogar, o hardware é suficiente para jogar mas longe, muito longe do que qualquer pessoa que goste de jogar vá necessitar, e portanto nao é uma opcao a considerar nem pelo SO que tem em si para gaming, nem pelo tipo de maquina que nao é feita para tal.
Indica lá então que GPUs para Portáteis é que permitem atingir mais do que 100fps no modo ultra a 1440p no Baldurs!!? Pois é, não há muitas – nem uma RTX 2080 desktop atinge 100 nesse modo.
Quanto aos outros jogos repara bem que ou estão a correr em emulação ou num modo de compatibilidade com pouca optimização para o hardware e APIs da Apple, daí o meu comentário a dizer que se dessem ao trabalho de optimizar os jogos…
prova que o caminho para novos laptops será os processadores ARM. Outras empresas já estão correndo para esse rumo. logo teremos vários laptops rodando windows 11 arm.
Um portátil com cpu e gpu ARM a executar jogos feitos para x86 com excelentes fps e gráficos é inovador. Diz-me outro portátil que consiga fazer o mesmo com o desempenho dos novos macbooks.
Ah e PS: o novo m1 pro tem uma cpu melhor que o ryzen 7 5800x de desktop.
Baldur’s Gate 3 parece correr bem! É tudo que preciso no que toca a jogos.
Em princípio vou adquirir o M1 Max com 24 GPU cores (visto o M1 Pro não suportar 64GB de RAM). Estou curioso para ver a diferença ente esse o de 32.
Testar e comprar jogos emulados e não otimizados? Estão a brincar, certo?
Isto é fazer perder tempo… especialmente para o segmento profissional…
Tendo em conta que ou o software é compilado para correr nativamente ou tem de ser depois corrido de forma emulada, não percebo bem as tuas queixas.
Desde há anos, maioria do software para computador, foi e ainda o é, construído a pensar na arquitetura X86.
E já agora, antes que digas que é apenas transformar da arquitetura X86 para arm, isso não é possível, só para exemplos toy e mesmo assim com dores de cabeça.
Portanto, qualquer comparação feita, obviamente que tem de ser na perspectiva do utilizador final.
Claro que comparar alhos com bugalhos é em si um erro, mas aqui a questão não é essa, a questão é que, o comprador, aquele que vai usar, quer usar aquilo no dia a dia, portanto, quer usar os programas que o colega do lado usa.
Se não os há nativamente, ele tem de se ir desenrascado com o que há, e vai daí que o que há é emulação.
Espero ter ajudado, especialmente na questão da escolha empresarial.
Uma verdadeira anedota … nada mais
como é possivel tanto disparate junto so mesmo os tolos da apple se acreditam nesta anedota
Cpus/Gpu nunca conseguiram nada proximo nem parecido a um intel, amd , nvidia
A nintendo Switch tem Gpu nvidia Arm e algum jogos e um castigo para correr e preciso perder muita qualidade para ter performance razoável temos exemplo doom ou witcher ….
que estao muito aquem do desejado … este M1 Pro nem a uma grafica gtx1600 equivale e a nivel de cpu ta ao nivel dum intel i3 de 7 geração com muita sorte bem abaixo disso…
Calma jovem, é difícil ver a marca que se odeia a inovar no mundo do processamento computacional, mas repara, a industria e tu só têm a ganhar.
Isto não se trata de sorte ou bruxedos.
A Nintendo Switch tem jogos que é um castigo correr:E foram otimizados para a mesma?Breath of the Wild corre bem na Switch porque foi concebido para a arquitetura de CPU da consola.Não me venham com comentários hilariantes.Splotoon 2 e Mario Odissey também.Porquê?Chama-se otimização.I3 de 7 geração?E a eficiência por MIPS no ARM?Dizem com cada barbaridade.
É interessante mas gostava de saber a temperatura nos testes.
Medíocre, mesmo não sendo a sua tarefa, 4000eur devia fazer tudo
acho que nimguem ainda percebeu o que realmente é, mas eu explico é um precessador com GPU integrada que fazem frente a algumas gráficas dedicadas (com grandes consumos) nem a intel nem a Amd tem processador com gráfica integrada a esse nivel, a pplware gosta de comparar alhos com bugalhos,
acho que foi um grande passo para processadores “mobiles” se a intel tivesse processador com Gpu integrada a esse nivel, secalhar não comprava gráfica dedicada
mais uma coisinha esse processador m1 max num ipad como puseram o m1 no ipad pro é um grande salto na tecnologia mobile.
Será o futuro das GPU e ainda digo mais, num futuro talvez tenhamos também a RAM e ROM tudo no CPU.
Já viste que se chegarmos a esse nível vai ser possível poupar imenso material para produzir um computador topo de gama (ao contrário das torres todas RGB de hoje em dia).