Tesla planeia finalmente adicionar o CarPlay aos carros elétricos
Numa inversão significativa, a Tesla está a desenvolver suporte para o Apple CarPlay nos seus veículos elétricos. Isto marca o fim de anos de resistência a uma das funcionalidades mais solicitadas por potenciais clientes, de acordo com um novo relatório divulgado na quinta-feira.
Finalmente Apple CarPlay nos Tesla
O fabricante de veículos elétricos Tesla iniciou testes internos de integração do CarPlay, segundo pessoas familiarizadas com o assunto, adiantou a Bloomberg. Se avançar, os condutores da Tesla poderão finalmente aceder a uma versão da interface do seu iPhone otimizada para o sistema de infotainment do carro.
Trata-se de uma funcionalidade que é padrão em muitos veículos de outros fabricantes há vários anos. Mas outros, como a General Motors, têm avançado para sistemas próprios com o objetivo de maximizar lucros.
Uma mudança de rumo impressionante
A decisão representa uma mudança dramática para o CEO da Tesla, Elon Musk, que durante muito tempo rejeitou os pedidos dos clientes para suporte ao CarPlay. Musk tem criticado publicamente a Apple durante anos, especialmente devido às políticas da App Store. E aparentemente guardava ressentimento pelo facto de a Apple ter recrutado engenheiros da Tesla quando começou a desenvolver o seu próprio projeto automóvel.
A Tesla tem dependido exclusivamente do seu sistema proprietário de infotainment, que inclui aplicações integradas para mensagens, navegação web e outras funcionalidades.
A empresa resistiu anteriormente em dar à Apple um acesso mais profundo aos clientes da Tesla, especialmente numa altura em que a Apple se posicionava como potencial concorrente no mercado de veículos elétricos.
O que mudou a sorte da Apple
Vários fatores parecem ter influenciado a decisão da Tesla. O mais significativo foi o cancelamento, pela Apple, do seu projeto automóvel Project Titan em 2024, eliminando assim a ameaça concorrencial. Além disso, Musk depende agora da Apple como um importante parceiro de distribuição para a sua rede social X e para o serviço de IA Grok, segundo o relatório.
Talvez mais importante, as vendas da Tesla têm enfraquecido, com alguns potenciais compradores a referirem especificamente a ausência de CarPlay como fator decisivo para não avançarem com a compra.
Um estudo da McKinsey de 2024 revelou que aproximadamente um terço dos compradores de automóveis considera a falta de suporte para CarPlay ou Android Auto um motivo determinante para rejeitar um veículo.
O que esperar da implementação de CarPlay pela Tesla
Segundo fontes, a Tesla planeia apresentar o CarPlay numa janela dentro da interface existente, em vez de permitir que substitua completamente o sistema operativo da Tesla, como acontece noutros veículos. A implementação suportará conectividade sem fios, permitindo aos utilizadores de iPhone ligar-se sem cabos.
O CarPlay dará acesso às aplicações Mensagens, Música e Mapas da Apple, juntamente com a assistente de voz Siri e aplicações populares de terceiros, como o Google Maps e o Spotify. No entanto, não se integrará com funcionalidades específicas da Tesla, como o modo Full Self-Driving, que continuará a exigir o uso do sistema de navegação nativo da Tesla.
A Tesla pretende implementar a versão padrão do CarPlay e não o novo CarPlay Ultra. Este último oferece um controlo mais extenso sobre funções do veículo, como painéis de instrumentos, climatização e bancos.
A versão padrão foi atualizada no iOS 26 para incluir novas funcionalidades, como widgets de meteorologia e compromissos de calendário.
Tesla vai adicionar CarPlay: cronograma continua incerto
Embora a Tesla tenha discutido lançar o CarPlay nos próximos meses, a empresa ainda não finalizou os seus planos. O lançamento pode ser adiado. A Tesla tem um histórico de cancelar ou adiar funcionalidades mesmo após longos períodos de desenvolvimento.
De notar que a Tesla não está atualmente a desenvolver suporte para o Android Auto, a plataforma concorrente da Google para dispositivos Android.
Para a Apple, conseguir a integração do CarPlay nos veículos da Tesla, que dominam o mercado de veículos elétricos nos EUA, representa uma vitória significativa para manter os utilizadores dentro do seu ecossistema.
Isto acontece numa altura em que alguns fabricantes, incluindo a General Motors, têm seguido o caminho inverso ao removerem o CarPlay para se concentrarem nas suas próprias soluções de infoentretenimento.






















A Tesla está sempre atrasada.
Epa… como assim jack?
Uma das razões, senão a principal, pela qual tenho os Teslas postos de parte, além da pancada de ter tirado as manetes dos piscas e afins(que pelos vistos agora é um extra) e a cena de não terem um hud, é a falta de android auto/car play os controlos físicos para algumas das funcionalidades. Tal como eu, muitos outros devem existir com a mesma idea…
Mais uns anitos e alem disso devemos ter a euroncap também a baixar o rating devido as essas teimosias de fazer tudo no ecrã…
Isso é banha de cobra: a maioria das apps que possas usar estão no Tesla, mesmo o GPS de série, se tiveres o pacote de dados, tem os radares fixos e trânsito. Mesmo WhatsApp e outras apps com versão web, podes ir pelo browser nativo.
Relativamente aos piscas: só o Modelo 3 Highland não tem. Todos os outros têm, inclusive o novo Model Y.
Quando ao ecrã atrás do volante: concordo que o fabricante deveria ter de série, mas há muitíssimas opções aftermarket (eu tenho) e funciona muitíssimo bem. Por 100 – 500€ tens desde soluções básicas a ecrãs com Android super avançados. E por esse valor e instalação em 10 minutos não há muito a queixar … mas claro, tu tens excluído um Tesla por causa disso LOLOL
“Mesmo WhatsApp e outras apps com versão web, podes ir pelo browser nativo” – É de facto uma experiência igualzinha …
“Quando ao ecrã atrás do volante” – procura lá bem o significado de Automotive head-up display.
Mas claro, ideal mesmo é comprar o carro e depois depois procurar as “muitíssimas opções aftermarket”
“LOLOL”….mais um
Next..
Exatamente, não estou a falar de ter um cluster gauge. Eu não me importo da maior parte das coisas estarem no ecrã, mas pelo menos a velocidade actual assim como o range e o estado das luzes deviam tar sempre no campo de visão imediata do condutor. Quanto ao carplay/android auto, como já disseram, é uma questão de escolha, se tiver lá usa quem quiser, se não tiver lá, quem quer , não compra
Pedro P. de facto eu se quiser o carro X, havendo possibilidade de em 10 minutos meter o ecrã que eu quiser (e não o que o fabricante quer), eu iria mesmo procurar outro veículo… Por ele não ter o ecrã? Que piada. O mesmo que não disponibilizarem uma jante que eu quero muito e posso comprar e aplicar, mas dizer que afinal já não quero aquele carro por não terem as jantes… Enfim. É cada um…
Ou seja compras um carro dito super bom, mas depois tens de pagar mais à marca e a terceiros para ter coisas essenciais e banais….
Honestamente não vejo como isto possa ser um benefício para os utilizadores da TSLA. A grande vantagem da TSLA é o seu ecossistema e, como tal, a integração quase perfeita dos mapas e outras coisas.
Se metem o CarPlay, que além de ferro que dói, vão estar a romper a experiência do utilizador.
Se fosse dono de um TSLA não ativaria.
Trata-se de dar opção. Algumas funções avançadas no Tesla exigem pagar o pacote de dados (~100€/ano), muitos são viciados no Waze e como tal, preferem pagar zero e usarem o que gostam.
Eu prefiro a integração atual e pagar o valor e estar descansado, são muitos extras e funciona bastante bem.
Senhoras e senhores, o leitor Pedro conhece o ticker da Tesla no Nasdaq e com isso poupa exactamente uma letra – ouviram bem, uma letra inteira! – quando quer falar da empresa. Isto é inédito, fantástico, sofisticado e sabe-se lá mais o quê. Inclinemo-nos perante o Pedro.
Eu pessoalmente detesto o sistema do Tesla, queria apenas ter o android auto, uns manómetros decentes à frente do volante e manete de piscas, pelo menos…. Que por minha vontade arranca os atiradora eletrônicoa todos, era tudo mecânicoz puxadores, orientação das saídas de ar e botões físicos…. Odeio mexer naquele tablet, fico sempre com a sensação que perco demasiado tempo a olhar para aquilo ou tenho olhar 50 vezes para fazer coisas básicas, como mudar a temperatura…
Temperatura é na rodinha do volante.
qual?
existem dua e nenhuma faz isso….
ou é como o limpa para brisas, é carregar e rodar (porque os automaticos não funcionam)?
mas até vou experimentar quando pegar na porcaria do carro…. mas de qualquer modo, não é intuitivo e não exclui tudo o resto… queres ligar ou desligar , queres reposicionar as saídas de ar, etc e não consegues sem ter virar o foco por completo para aquele tablet irritante….
e lembrando as saídas de ar, este é o primeiro carro no qual não consigo ter as saídas de ar como gosto, ou vai direto para a cara (porque bate no volante e project para a cara), ou vai para o tejadilho, ou então passa para os lados sem bater nas zonas que quero…..
Sou sincero, tenho o Model 3 – da empresa – e há alturas em que só me apetece partir aquela porcaria. Faltam mais 3 anos, depois disso garantidamente que não volta a ser tesla….
A ser verdade, espero que os utilizadores Android pressão aos “preguiçosos” do departamento de programação para incluírem Android Auto.
Se isto vier a ser um extra pago, não me admiraria.
“Se isto vier a ser um extra pago, não me admiraria.”
A Tesla é uma das poucas marcas que inclui quase tudo de série. Daí que muito pouco adequado. Se fores a qualquer marca alemã ou francesa, quase tudo é extra e do preço base ao que queres saltas logo uns bons milhares de euros.
Tem razão, exagerei; o meu raciocínio só teve em conta marcas como a XPeng
Não é uma questão do programador não querer implementar mas sim do PM ou superior não deixar. Vocês sabem que há uma hierarquia e o programador não faz o que lhe apetece certo?!?
Certo, tem razão. Deveria ter escrito de outra forma.
Para android auto é relativamente fácil, basta instalar uma aplicação no telefone e aceder pelo browser do carro.
Como diria Vasco Santana “planos há muitos, seu palerma”