Swatch registou frase mais icónica da Apple
Há frases que são icónicas na marcas e associadas a certas pessoas. Na Apple, de Steve Jobs, a que mais nos habituámos a ouvir, sempre associada a novos produtos foi "One more thing".
Pois a Swatch, fabricante Suíça de relógios conseguiu agora registar esta frase, como sendo sua, na Europa.
Esta expressão, que Steve Jobs tantas vezes usou em palco para anunciar os seus produtos revolucionários, não é pertença de qualquer empresa, mas todos a associam à Apple e às suas keynotes.
Estava reservada para os produtos que a empresa entendia que iam revolucionar o mercado e que, por isso, estavam sempre guardados para os momentos chave das apresentações.
Depois da morte de Steve Jobs, a frase apenas foi usada apenas mais uma vez, quanto Tim Cook apresentou o Apple Watch, também no final da Keynote.
Mas, esta frase que tantos se habituaram a ouvir na Apple, foi agora registada pela Swatch, no território Europeu. A fabricante de relógios associou a frase à categoria onde estão incluídos players, dispositivos de telecomunicações, computadores e relógios.
Desta forma a Swatch consegue garantir que a Apple não pode mais usar, pelo menos na Europa, esta frase para a apresentação de produtos desta categoria.
O pedido de registo de marca foi autorizado e registado em Maio deste ano, tendo alargado a 44 países na passada quinta-feira. O pedido havia sido submetido para avaliação no final do ano passado.
Do que é possível apurar, a Swatch não se limitou apenas a registar esta frase. Existem mais 2 registos, aprovados, e que são também de frases similares da Apple.
Falamos de "Swatch One More Thing" e "Tick different", uma alusão clara à campanha Think Different da Apple, usada pela empresa entre 1997 e 2002.
Nenhuma das marcas teve qualquer reacção a estes registos, mas dificilmente a Apple os irá aceitar. Não deverá ser razão para processos em tribunal, mas vai certamente abalar a já muito reduzida relação entre elas.
A Swatch deverá ser a próxima empresa a apresentar o seu smartwatch, que irá naturalmente competir com o Apple Watch.
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Até “frases” registam! Fogo
Ora, isso quer dizer que já não posso dizer: One more th… aaaaaaaahhhh pareciiiia!! Já vinham os advogados aqui bater à porta…
Enfim.
Agora até frases se registam? Daqui a bocado vai andar tudo com guerras por causa do “One more thing…” 😛
Frases não, mas slogans sim.
Exacto
Slogans? Que eu saiba “One more thing” não é nenhum slogan da Apple… Não inventem.
Ninguém disse que era também, Sandro.
Competir com o Apple watch e com todos os outros smartwatches. Não e só com alguns.
Se eu disser One more thing… na Europa tenho de pagar à swatch?!?!? Isso não tem lógica…
É um slogan. Se entre amigos disseres “I’m lovin’ it” não vais ter de pagar nada à mcdonald’s, já se usares o slogan para promover algo é infração de propriedade intelectual (copyright).
Não é copyright, é registo de marca, e só será se for nas áreas em que a marca está registada, especialmente marcas com palavras vulgares.
Certo, trademark. Fugiu-me para “copyright” por hábito.
Já agora aproveito: http://www.esa.int/About_Us/Law_at_ESA/Intellectual_Property_Rights/Can_slogans_qualify_for_trademark_protection
Porque que é que as entidades aceitam que se registem estas coisas? Para além do mais nunca fez parte do historial da Swatch. Devem ter pago bem por fora para conseguirem isto, ou se calhar é mesmo fácil registar estas coisas ao desbarato.
Por fora não pagaram. Registar patentes ou slogans é caro só por si.
Agora a Apple pode contestar e justificar que essa frase sempre foi dita pelo jobs nas conferencias.. Isto se quizerem continuar a usar sem ter de dar tusto a swatch.
Isto é o feitiço a virar contra o feiticeiro. Eles registam milhares de coisas, mesmo que n sejam práticas ou que n tenham uso imediato, para no futuro poderem chular royalties…
Não vês a Apple à caça de royalties. E se regista patentes é porque trabalhou nelas, não anda a registar sem ter feito nada.
lol é bem feito, a ver se a Apple começa a ver o rídiculo das patentes e também deixa de fazer o mesmo com algumas patentes que registou (como a dos smartphones com cantos redondos ou lá o que é…lol)
http://www.theverge.com/2012/11/7/3614506/apple-patents-rectangle-with-rounded-corners
era patentear tambem rectangulos com cantos rectos, e mais ng fazia devices 😀
É o doce sabor da ironia.
patente é uma coisa, marca é outra! A marca pode ser contestada por outros, parece que até há um pedido de contestação pendente.
Yap, lol ate tem patente de um cubo de vidro, telemoveis com a partes redondas… o resto do mundo tinha de fazer telemoveis bicudos…
Agora vou arranjar uma patente para uma posição sexual, quem a fizer, tem se me pagar… haha era so ganhar dinheiro com os filmes porno
Que raio de treta… Registar frases/palavras… É mesmo guerrazinhas de empresas…vale tudo! Qualquer dia ainda propõem ter dois dicionários… Um deles para “termos proibidos”…tipo censura.
Vou registar todas as palavras e frases em todas as línguas e depois fico bilionário com isso.
Pelo que tens de gastar num único país para registar uma marca (ou um slogan neste caso) não ficas bilionário de forma alguma. E tendo em conta que terias de registar em diversos países o que irias ficar era falido bem rápido.
Mas sempre q alguem usasse essas palavras teria que pagar direitos de autor, por isso em menos de um dia tinhas retorno financeiro 😉
Não se aplica qualquer direito de autor a uma coisa destas! É um registo duma marca, não está coberto por direitos de autor/copyright – uma frase nem tem como ser protegida por direitos de autor.
Registar slogans não é tão descabido quanto isso. É como registar uma marca.
A expressão one more thing não fará qualquer mossa na Apple. O registo é na Europa. A frase é dita nas apresentações de produtos nos EUA. A Apple não usa como slogan.
Já o slogan thing diffrent é diferente, passe a redundância. Era um slogan da Apple. Como disse isto é mais parecido com um registo comercial (que até o deve ser) do que uma patente. No caso das patentes creio que não se pode patentear algo que há evidências de já haver no passado um produto semelhante. Mas como disse isto é mais um registo comercial que uma patente.
é possível registar marcas que outros já usaram mas não protegeram, no entanto, esses outros podem contestar o registo mostrando, por exemplo, o seu uso prévio na mesma área – depende da legislação do país.
Think Different também é uma marca registada, pela Apple.
“Desta forma a Swatch consegue garantir que a Apple não pode mais usar, pelo menos na Europa, esta frase para a apresentação de produtos desta categoria” – e a imagem é de um palco, de apresentação de produtos da Apple em que há um ecrã com essa expressão. Fica-se com a ideia que não se pode voltar a fazer uma apresentação usando essa expressão 🙂
A Swatch o que fez foi registar a marca comercial “Swatch One More Thing” o que impede que alguém lance uma marca/produto com o nome “One More Thing” – mas não impede ninguém de chegar a um palco e dizer ou aparecer um ecrã “One More Thing” .
Fiquem lá com a marca, também não estou a ver a Apple a lançar uma marca/produto “One More Thing” … e daí … Da Swatch é que não se vai ver um smartwatch com esse nome … e daí …
“Just business”, o que a Swatch está a fazer é a reservar para si um nome/marca de peso – se não a usar impede que outros a usem. Também pode ser uma vingançazita por a Apple lhe estar a dar cabo do negócio 🙂
http://www.patentlyapple.com/patently-apple/2015/08/swiss-watchmaker-swatch-sticks-it-in-apples-eye-with-new-trademark-one-more-thing.html
P.S. E está mesmo:
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-08-07/apple-helps-push-u-s-watch-sales-to-biggest-drop-in-seven-years
O “mesmo” refere-se ao comentário anterior, em moderação 🙂
Mas afinal não o “desmoderam” porquê?
o registo de marca não é só para nomes de produtos, também pode ser para expressões usadas em marketing, como o “Think Different” da Apple e tantas outras.
E sim pode criar problemas se alguém usar a expressão num palco, se essa pessoa estiver a promover de alguma forma publicamente um produto concorrente. Mas certamente que a Apple está atenta. O registo parece ter um pedido de contestação, pode ser por parte da Apple.
Ainda gostava de ver a Swatch fazer queixa da Apple por numa apresentação pôr um slide “One More Thing” – era a risota geral e cobria-se de ridículo 😉
Já agora, tinha mais um para fazer queixa – a Xiaomi que numa apresentação de 90 minutos, em chinês, o único slide em inglês que apresenta é:
http://techcrunch.com/2014/07/30/xiaomis-one-more-thing/
ser risota ou não, o facto é que se a Swatch tiver sucesso em manter o registo passa a ter uma forma de levantar problemas se tal for usado numa acção de marketing, e a apresentação dum produto ao mundo é uma acção de marketing.
Claro que é possível que não dê em nada nos tribunais, depende dos argumentos que cada um apresentar, mas possibilita uma certa guerra de marketing que a mantém nas bocas do mundo, que é o objectivo da Swatch.
Após atualizar o meu pc para o Windows 10, verifiquei a seguinte frase associado por defeito: A vida num relance…
Estive a pensar e vou regista-la!
lol
è tarde e estou com sono… mas acho que li bem.. a Swatch.. registou uma frase…
Que idiotice….
eu a pensar que era “Innovation” visto que tudo o que eles fazem mesmo que ja exista ha montes te tempo e sempre inovador e novo no mercado, mesmo que seja uma copia directa.
One more thing…, esta expressão é usada diariamente pelo menos no Português.
– Só mais uma coisa
– mais uma coisa
– só mais isto
Como podem patentear algo que é usado a décadas? Não sei como existe pessoal a encher os bolsos da apple, estão mesmo ceguinhos…
Não foi a Apple que patenteou (ou melhor, registou a marca) foi a Swatch. Não quererias referir-te à Swatch? Ou é um problema de cegueira crónica?
Não é a Apple é a Swatch.
Não é patentear é registar uma marca para efeitos comerciais, não proíbe ninguém de usar a expressão a não ser que seja usada por outra empresa na mesma área, para se promover. E no entretanto podem aparecer empresas a contestar o registo, por exemplo mostrando o uso anterior dessa marca publicamente – depende das leis de cada país.
don’t care. boring
Isto apenas prova que o Jobs sabia fazer melhor marketing que os especialistas em marketing.
C’um escafandro! Achas que a Apple devia ter registado primeiro a marca: “Apple Watch – One More Thing” para não permitir à Swatch fazer o registo da marca “Swatch – One More Thing”?
E para que queria fazer isso?
Não acho nada disso, de onde foste buscar essa ideia?
Não te estavas a referir ao post?
– Jobs sabia e os actuais especialistas de marketing não sabem.
– Quais é que não sabem?
– Os da Apple.
– E não sabem porquê?
– Porque os da Swatch lhes passaram a perna.
Em rigor nada deste assunto do registo da Swatch faz sentido. “My mistake”.
Acho uma palhaçada usar frases claras dos concorrentes… isso não é ser original e a Swatch corre o risco de ficar parecido a uma marca chinessa.
Pessoalmente não gosto desta marca. Cara e vulgar na minha opinião.
Sim, porque a Apple nao é cara e vulgar..
*sarcasmo*