SSD dos novo MacBook Air com M2 de entrada de gama podem desapontar os utilizadores
Apresentados na última WWDC, os novos MacBook Air estão já a tirar partido do novo SoC M2 da Apple. Este traz uma melhoria de desempenho considerável face ao SoC anterior e à sua concorrência, mas poderá ter um problema.
Agora que estão finalmente a chegar às mãos dos utilizadores e os primeiros testes e avaliações estão a surgir, há um elemento que poderá desapontar. Falamos do SSD que equipa o modelo base, que terá um desempenho inferior ao do modelo do ano anteriores e a outros dentro da mesma gama.
Foi na passada sexta-feira que os novos MacBook Air com M2 começaram a chegar ao mercado. Os utilizadores podem agora ter acesso a esta nova máquina e ao que esta pode oferecer. Tal como aconteceu com o MacBook Pro com o M2, os ganhos são visíveis e percetíveis.
Algo que tem estado a ser entretanto reportado é que o SSD que equipa o modelo base, de 256GB, poderá ter um problema de desempenho, em especial na leitura. Os testes realizados revelaram isso mesmo e iso tem estado a gerar alguma polémica.
Do que é possível observar, as diferenças existem e são bem visíveis, indo mais longe que o modelo de 512GB de SSD. Comparado com o modelo similar do ano anterior, equipado com o SoC M1, os resultados são também visíveis e colocam este SSD num patamar muito inferior.
A Apple, entretanto, já veio a público justificar esta diferença e explicar a sua razão. A marca aposta agora num SSD que tem uma nova NAND de maior densidade, o que leva a que não possam ser usadas tecnologias de escrita e leituras paralelas, algo normal em situações de 2 ou mais NANDS.
Graças aos avanços de desempenho do M2, o novo MacBook Air e Pro de 13” são incrivelmente rápidos, mesmo comparados com o poderoso chip M1. Estes novos sistemas usam uma nova NAND de maior densidade que oferece armazenamento de 256 GB usando um único chip. Embora os benchmarks do SSD de 256 GB possam mostrar uma diferença em relação à geração anterior, o desempenho desses sistemas baseados em M2 é ainda mais rápido nas atividades do mundo real.
Michelle Del Rio Porta-voz da Apple
Provavelmente, e para a maioria dos utilizadores, esta diferença não será percetível. No entanto, revela que há mudanças que podem estar a limitar este modelo de entrada de gama e que se vão refletir noutras áreas.
Os testes mostram melhorias neste modelo com o SoC M2, que bate o modelo anterior e até se equipara ao MacBook Pro com o M2. No entanto, há que ter em conta algumas limitações, como a ausência de um sistema de ventilação e refrigeração ativo, o que poderá levar a situações mais complicadas.
Este artigo tem mais de um ano
A bela da maçã como sempre a atirar areia pôs olhos dos fanboys… Que mais uma vez vão acreditar que é uma inovação.
É pior porque inovamos o NAND…lol
Usaram foi um mais fraco para ter uma margem maior de lucro como em tudo na Apple, ou então são incompetentes e inovaram para pior e criaram um NAND pior que o que tinham antes.
Eles não criam nand nenhuma, eles usam o que há. A diferença é que antes para 256 GB eles usavam 2x 128 GB e agora 1x 256 GB > metade da largura de banda. E sim 1x 256 GB sai mais barato que 2x 128 GB. Eles no M1 não queriam arriscar por nada, neste facilitaram…
O preço do modelo base é absurdo e ainda por cima meteram a pata ao reduzirem a velocidade a metade no modelo mais vendido (O base), sem meterem sequer um ecrã de 120 Hz dinâmico. E sempre podem adicionar um modo bateria extendida que mete 60 Hz…
O m1 pro de 14 polegadas ja se encontra a 1800 euros em promo e muito melhor negocio que o air. Principalmente pelo ecra miniled e 120hz. Acaba por sair mais barato que o air m2
Onde se encontra o pro de 14″ a esse preço?
Cumprimentos
+1
@João, já fizeste um speedtest ao teu disco antes de vir criticar? 😀
Ainda estes dias um colega meu estava a reparar um MacBook Air e eu reparei que as dobradiças tinham muito pouca força (não relacionado com o que o trouxe cá). O meu colega explica-me e mostrou-me o material que que a apple lhe mete. O material que eles usaram é do mais fraco e barato que há, que coisa rasca.
Para uma máquina cujo preço começa em 1500€ tinham, no mínimo, a obrigação de usar material melhor.
Nao afecta ssds superiores a 512gb logo tudo bem. Quem compra 256gb sao users basicos logo nem notam a diferenca de velocidade