Spotify está descontente com as alterações que a Apple fez na App Store
A Apple decidiu fazer alterações na App Store para resolver uma ação em tribunal. Agora, os programadores poderão usar novos métodos de comunicação (como e-mail) para notificar os clientes sobre os tipos de pagamento disponíveis fora das aplicações iOS. Os utilizadores serão alertados que existem vários meios de pagamento e que aquele que passa pelo seu site é (potencialmente) mais barato. Contudo, o Spotify não gostou desta alteração e já mostrou a sua revolta.
Esta alteração anunciada há dias, trouxe uma série de mudanças na loja de apps que, dependendo da aprovação do tribunal, resolverá uma ação coletiva de programadores norte-americanos.
Spotify continua a batalha contras as regras da loja da Apple
Há alguns dias, a Apple decidiu resolver um processo de ação coletiva contra a empresa nos EUA, ao alterar regras da App Store. Assim, as novas diretrizes da loja deixa os programadores contactarem os utilizadores por e-mail para os informar que podem subscrever serviços fora da App Store.
Além disso, os criadores terão mais escolha no preço da aplicação. Para estimular estas alterações (e a própria App Store), a Apple oferecerá 100 milhões de dólares aos pequenos criadores. Todos os detalhes podem ser encontrados nesta informação da tecnológica de Cupertino.
No entanto, o Spotify observa que a Apple não permite pagamentos de terceiros em aplicações iOS, continua a proibir os programadores de redirecionar os utilizadores para os seus sites. Além disso, mesmo com estas alterações, a empresa de Cupertino ainda tem acesso a informações sobre o negócio das aplicações, podendo usas as mesmas para criar outras, suas, concorrentes. Portanto, para o serviço de streaming a luta está tudo menos acabada.
Apple's recent "changes" do not address any of the core concerns Spotify and many others have with Apple. @horaciog explains why. #TimeToPlayFair pic.twitter.com/Q442k4JoYX
— Spotify News (@SpotifyNews) August 27, 2021
Apple diz que acordo beneficiou os programadores, outros dizem que foi uma farsa
A Apple disse que fez grandes concessões, mas um exame mais detalhado sugere que a gigante da tecnologia e os advogados dos programadores das aplicações foram os grandes vencedores.
O acordo do processo foi complexo e várias pessoas na indústria de tecnologia tiveram reações muito diferentes, conforme vimos. A Apple e as pessoas que a processaram enquadraram o negócio como uma grande concessão da Apple e uma vitória para os programadores.
Alguns dos críticos da Apple, incluindo empresas que pagam milhões de dólares em taxas de aplicações, consideraram a modificação como uma “farsa” que pouco fez para mudar o controlo da Apple sobre as apps.
Este artigo tem mais de um ano
Temos pena, o apple music e bem melhor.
Melhor não será, mas é uma alternativa que o Spotify tem de considerar. Atualmente o Spotify quer estar dentro do ecossistema Apple, mas não quer pagar nada à Apple para lá estar. No entanto, é do ecossistema Apple que o Spotify mais lucra. Estranho verdade?
Claro que depende sempre da utilidade que cada um lhe dá, mas olha que eu saí do Spotify para o Apple Music e não sinto falta de absolutamente nada que tinha no Spotify, e como utilizador do ecossistema da Apple fiquei a ganhar na integração deste serviço com os equipamentos, logo, na minha perspectiva Apple Music é melhorzito que o Spotify.
Para mim, o Apple Music também é melhor. UI bem melhor do que o Spotify (aquela faixa para o Facebook na app do computador não faz sentido nenhum, feio como tudo), integração fantástica com o iOS + utilização da bateria mais reduzida. E as letras das músicas aparecem perfeitamente na AM, enquanto que no Spotify nunca consegui colocar isso a funcionar normalmente (ás vezes aparecem “curiosidades” sobre a letra, em vez de aparecer a própria letra). O único ponto negativo é para pessoas que têm iPhone mas depois não tèm um computador da Apple, que é o meu caso. O iTunes no Windows é péssimo, para Linux nem se fala, a única alternativa é AM versão web que ainda não é perfeita.
É errado continuarem a ter acesso a informações sobre o negócio, das aplicações.
Esta acusação é sempre dúbia, se não vejamos. A Apple na app Câmara não tem muitas funcionalidades avançadas para dar espaço a apps tipo Câmera + e outras do género. No entanto, a app da Câmara no Android vem sempre muito mais recheada, não dando grande espaço a apps de terceiros.
A Apple ainda não desenvolveu apps de RA para dar espaço aos programadores o fazerem. A Apple no iPad não tem app Calculadora, são os programadores que têm esse espaço para criar. No Android há igualmente um sem número de apps que a Google poderia desenvolver, mas não o faz para dar espaço aos programadores, apesar disso, coloca mais software nativo que a Apple, basta ver o caso dos widgets que durante anos permitiu desenhar à medida a interface de cada smartphone Android.
A app iOS Meteorologia sempre foi pobre, tinha o mínimo, isso abriu espaço a que muitos programadores ganhassem dinheiro com as suas apps. Depois a Apple comprou uma empresa que tinha a melhor app do mercado e, no iOS 15, adaptou algumas das funcionalidades. Contudo, continuam a existir apps de Meteo melhores.
No caso do Apple Music, o serviço oferece opções que outros oferecem, mas tira proveito de outras tecnologias da Apple, como os HomePods, etc… O Spotify, retirou à Apple a oportunidade de ganhar dinheiro com a aplicação na sua loja. Ora, o Spotify além de fazer concorrência à app da Apple, ainda retirou qualquer hipótese desta ganhar com o espaço que oferece na sua loja de aplicações, no Apple Watch e noutras áreas do ecossistema.
Tudo isto é um negócio, e as empresas visam o lucro, é no equilíbrio (no ganhar e dar a ganhar) que se vê se o negócio é bom ou ruinoso. Daqui a algum tempo, os donos das lojas deixam de ter interesse em ter alternativas deste género na sua oferta.
Tudo isto é informação do negócio, por isso o que o Spotify alega é sobretudo para o seu lado…
Sim, desse ponto de vista, a Apple até dá mais hipóteses a apps da concorrência. Muito sinceramente não conheço muito o ecossistema da Apple. Mas é um facto que o do Android, trás mais coisas pré-instaladas.
As empresas que querem vender apps pela Apple Store tem de entregar o código fonte para a Apple analisar se existe lá alguma coisa que viole os termos do Itunes. Isso já é obrigatório e não é só na Apple… apesar de a Google deixar passar muito mais coisas, por ter 7000 vezes mais apps disponíveis (além de que é possível instalar apps de qualquer site que as disponibilize e sejam compatíveis com o android instalado, algo que a Apple proíbe e faz os seus aparelhos perder qualquer garantia, incluindo hardware que falhe).
Por outro lado a Apple obrigava a que todas as apps usassem o serviço de pagamentos da Apple, dando entre 40 a 99%, do valor recebido para a empresa. Aqui, a Apple baixou os valores para entre 15% a 70%, dependendo se usam (ou não) o serviço de pagamentos.
Um exemplo é o Netflix. Se o quiseres usar em qualquer Android, podes fazer a subscrição pelo site da Netflix e usares no telemóvel ou smartv ou computador. No caso da Apple, se quiseres usar no Iphone, tens de descarregar a App pelo Itunes e se queres carregar a conta por ali, tens de pagar à Apple que paga à Netfix.
São as regras das empresas. A Microsoft tem as suas na Xbox, a Sony tem as suas, a Amazon tem as suas, a Epic Games tem as suas, a Google e a Apple também as têm.
Há, contudo, uma escolha. Se não quero estar no ecossistema da Apple, não vou para lá pagar, vou para qualquer outro sistema.
Isto é a Apple a atirar areia aos olhos do juri.
Fora esses 100 milhoes de suporte para pequenos criadores, a Apple “decidiu” “permitir” a comunicação externa (como email) para a possibilidade de pagamentos alternativos… uma Regra que a Apple tinha introduzido em Junho se não me engano…
Só o facto de a Apple já introduzir regras que dita o que se faz até fora do ecosistema Apple… é de medo mas assim se vive numa ditadura afinal de tudo…
Não é preciso ler várias vezes essa PR da Apple para se concluir que nada muda para os developers…
A Apple mudou algumas regras, entre as mais significativas, que a Google também usou, está o programa para pequenos negócios. Onde os developers que faturem até 1 milhão de dólares por ano, pagam apenas 15% da taxa. É muito? Bom, as outras lojas, incluindo Amazon, Epic Games, Sony, etc… cobram mais. Mas não é isso que está em causa, não te deixes enganar.
Aqui em causa estão os 40 mil milhões de dólares que a Apple já faturou no primeiro semestre de 2021. Isso é o que os programadores grandes querem meter a mão. O Spotify é um deles.
Ora bem, o que tem a Apple a ganhar com o Spotify dentro da sua loja? Pouco (relacionado com o seu bolo), e mesmo assim já permitiu que figurasse nas apps para Apple Watch e que pudesse ser adicionado aos serviços aptos para reprodução nas HomePod.
Por outro lado, o Spotify não está com muitas ideias de introduzir AirPlay 2, que irá permitir que as colunas da Apple, assim como a Apple Tv possam ter Spotify, sem necessidade de outros dispositivos, isso o Spotify está a ter dificuldades em “oferecer” aos utilizadores Apple.
Portanto, o Spotify não tem botão para os utilizadores Apple comprarem in app o Spotify Premium, o Spotify não quer pagar à Apple parte da receita que ganha com a pub da app gratuita que tem milhões de utilizadores iOS.
Em grosso modo, o Spotify só quer “maminha”. E o que ganha o utilizador em deixar o Spotify Premium e aderir ao Apple Music? Não perde nada, basicamente fica com uma gama maior de álbuns, som lossless já em grande parte dos temas e com uma interação melhor no ecossistema Apple.
Portanto, o que a Apple quer, é não criar ondas, assim todos ganham e os mais de 80 mil milhões que se espera de receita em 2021 para a Apple será novamente um recorde.
Mas o Spotify está a perder? Não, bem pelo contrário. Ao estar dentro do ecossistema Apple, tem crescido, mas quer mais, está ganancioso, quer na App Store, quer na Google Play.
Claro que a Apple não vai dar mais a quem já ganha milhões, por isso só baixou a quem ganha menos de 1 milhão. 😉 A Apple e a Google não são uma Misericórdia LG 😉
Resolução fácil => deixem de estar presentes no ecossistema Apple! Ah espera, mesmo com estas “condicionantes” é onde lucram mais…Algo de errado não esta certo aqui!
Claro que lucram senão não existiam… Mas não sei onde pretendes chegar. A Apple pratica métodos anti-concorrentes… Imagina o hipermercado Continente dizer à Super Bock que esta está proibida de fazer publicidade propria a referir lojas concorrentes… “WTF?!” imaginas tu mas é basicamente isso que a Apple faz…
Tu esta para aí a fazer alta confusão. A Superbock para vender no Continente paga uma taxa pelo espaço, e não faz publicidade ao Pingo doce la dentro, o mesmo acontece com o Spotify na App Store e não me parece nada errado, tu não podes vender os teus produtos num espaço que não é o teu sem pagar uma taxa ao proprietário, certo? É que achares que é errado, monta uma plataforma de venda de aplicações que eu meto as minhas Apps lá para vender, lol
Nada, eles podiam dizer “vamos embora do iOS, não queremos mais”. Mas a maminha é boa, muito boa. O que querem é mais e querem de alguma forma travar a concorrência do Apple Music.
O que o Spotify quer é colar-se às entidades reguladores (que também estão de olho nos 40 mil milhões faturados pela Apple num semestre) para pressionar a Apple a baixar a taxa. Se a Apple baixar a taxa e for de acordo com o que o Spotify quer (quase residual), a empresa sueca pode incluir o botão de compra conta Premium o que lhe vai trazer muitos mais milhões.
O que a Apple quer é o que o Continente faz com a Unicer e com todas as empresas “meu amigos, nós compramos um ano de mercadoria, fechamos já compra por atacado, mas queremos mais rappel, desconto de não devolução e queremos ações promocionais que sejam melhores que a concorrência”.
Mas isso é o mercado a funcionar, todos fazem isso.
Exatamente, o que a Apple faz é o que o mercado regulado faz em todo o lado, daí a não perceber esta pancada das compras por fora. Ainda para mais é na App Store onde ganham mais €. A ganância deles vais ser o funeral deles.
Eu também estou descontente por receber email a dizer que vão subir o preço da mensalidade por causa de garantirem “melhoramentos no serviço”. Quais melhoramentos? O serviço continua exatamente igual.
Pois, o Spotify apresenta o mesmo, mas aumenta o preço. A Apple acrescentou lossless e áudio espacial pelo mesmo preço.
Deixa ter mais ecossistemas nos telefones. Só google e android no mundo todo, como é só windows e mac. Isso não é normal.
Corrigindo: só ios e android
E fácil, não concordam com a Apple vão embora
“Estás mal muda-te”