SOS de Emergência via Satélite do iPhone 14 já está a salvar vítimas
A Apple, em setembro, anunciou que os seus smartphones da linha iPhone 14 estariam equipados com tecnologia que permitiria, via satélite, enviar pedidos de ajuda aos serviços de emergência. Este recurso ficou disponível no final do mês de novembro nos Estados Unidos da América e Canadá, e já demonstrou as suas capacidades.
A notícia relata um acidente que aconteceu na manhã de ontem no Alasca, onde o SOS de Emergência via Satélite foi acionado numa zona remota e o homem acabou por ser salvo pelas autoridades.
SOS de Emergência via Satélite a funcionar com grande eficácia
Nas primeiras horas da manhã do dia 1 de dezembro, a polícia do estado do Alasca receberam um alerta de que um homem que viajava numa máquina de neve de Noorvik para Kotzebue teria ficado preso num local frio e remoto sem acesso a rede móvel. Assim, através do seu iPhone 14 acionou o recurso SOS de emergência via satélite para lançar o alerta.
O Centro de Resposta de Emergência da Apple trabalhou com as equipas locais de busca e salvamento e com o Coordenador de Busca e Salvamento do Distrito do Ártico do Noroeste, para enviar equipas de resgate voluntárias diretamente para as coordenadas de GPS que foram retransmitidas para a Apple através da função de emergência.
A área onde estava localizado é remota e fora da área de onde as ligações via satélite estariam disponíveis. A Apple diz que a esta ligação pode não funcionar em locais acima de 62° de latitude, como é o caso das zonas norte do Canadá e do Alasca. Noorvik e Kotzebue estão perto de 69° de latitude.
Segundo o MacRumors, as equipas de resgate terão ficado "impressionados com a precisão e integridade das informações incluídas no alerta inicial", com o recurso SOS de emergência via satélite projetado para fazer várias perguntas antes de enviar um alerta para agilizar as missões de resgate.
Limitado (ainda) aos EUA e Canadá
O recurso da Apple está atualmente disponível nos Estados Unidos da América e Canadá, limitado aos smartphones da série iPhone 14. Além disso, é um serviço gratuito por 2 anos. Não se sabe nem qual será o custo depois disso, nem quando chegará a outras partes do globo.
Este artigo tem mais de um ano
Oxalá que com o S23 que vai usar a rede Iridium para ter comunicações por satelite com o iphone, disponibilizem na Europa pelo menos, e não só no pais natal da marca (que neste caso seria a Coreia do Sul). Este tipo de tecnologias deveria estar disponivel para todos. Infelizmente cá, paga-se o preço do telemovel por um todo mas parte dos serviços da Apple depois não funcionam cá.
Isso não é bem assim 😉 Aliás, a Apple disse que iria estender esta tecnologia a todo o mundo. Mas tem de ser de forma gradual porque, primeiro a rede Globalstar não tem para já mais disponibilidade, segundo porque a Apple investiu na constelação de satélites 450 milhões, o que irá permitir o alargamento da rede e, com isso, dar acesso a mais clientes.
Além da Globalstar, a Apple estará a contratar também serviços da SpaceX (Starlink), o que ainda aumentará mais a sua disponibilidade para este tipo de comunicações e não só. Segundo alguns rumores, as comunicações SOS serão gratuitas mas a Apple irá ter outro tipo de comunicações e essa deverão ser pagas (quem sabe, substituir mais ano, menos ano, os operadores terrestres de GSM).
Sobre os serviços que estão disponíveis nos EUA e não em Portugal, falamos de coisas específicas, como o Apple Card e Apple Pay Later (que fazem parte da oferta Apple Pay, e não estarão atualmente disponíveis cá por causa ou das regras dos reguladores, ou das políticas dos seus parceiros), Siri em português de Portugal (que influência a venda do HomePod em Portugal e a Siri na Apple TV, no caso do HomePod podemos na mesma comprar e ter o produto que funciona muito bem), a app News (que vem nativa no iOS EN), e… uma ou outra coisa sem ser relevante.
Assim como a Apple, as outras marcas também têm produtos/serviços nos seus países de origem que não têm disponíveis em Portugal.
Olá Vitor.
Repara que falando de nós em Portugal há muito mais do que isso. Primeiro nem temos uma Apple Store oficial, ou seja nem temos um ponto de assistencia verdadeiramente genuino mas sim pontos de assistencia autorizados que não têm as mesmas capacidades de suporte, tal como não temos nem deveremos ter tão depressa o PT-PT na Siri. Infelizmente se ela já por sí não é tão completa como o assistente da Google, não tendo PT-PT é mais um ponto negativo, a juntar ao que enumeraste e muito bem de serviços que também não temos por cá.
Mas o meu foco era realmente que esta tecnologia da comunicação por satélite que saiu na Huawei em primeiro mas limitada à China, que saiu depois na Apple mas limitada à America do Norte, e que vai sair agora na Samsung, que sejam dadas de uma forma global e não apenas para um mercado, porque em termos de hardware pagamos o mesmo para usufruir de menos funcionalidades.
Dai referir que oxalá a Samsung agora em fevereiro lance a funcionalidade para uma area maior do planeta que não 1 ou 2 paises, a fim de puxar pela Apple para disponibilizar asap noutros pontos do globo. De nada vale ir a uma loja e ler ”comunicação SOS por satelite” isto no site da Apple Portugal e na verdade isso não funcionar cá.
O facto de não termos uma App Store 😉 não é culpa da Apple 🙂 há outras coisas por trás. Segundo me lembro, a Apple já tentou em tempos, mas…
Quanto à Siri, sim é uma falha que não percebo a razão. O Assistente da Acessibilidade tem um discurso em português de Portugal e percebe muito bem o português de Portugal. Não percebo por que razão a Siri não aparece em português de Portugal.
O sistema da Huawei é unidirecional. E não será transposto para mais países por falta de disponibilidade na rede. Pelo menos para já.
A Samsung não vai puxar a Apple, será mais ao contrário. As movimentações da Iridium em volta de um possível investimento de 20 milhões da Samsung é que foi motivado pela ação da Apple. Mesmo assim, mesmo assim, poderá não ser uma medida que saia da Coreia. Vamos ver.
podemos nao ter loja oficial, mas temos revendedores da Apple e lojas de suporte certificadas pela Apple.
mas convenhamos, Portugal é um pais pequeno e pobre, com certeza nao é o publico alvo para a Apple, logo vai rodando com mais calma.
+1
A bajulação à marca continua… aliás, há mais bajulação do que nunca… Vergonha!!!!!
É verdade. Que vergonha. Agora até vão atrás das pessoas para as salvar só pq tinham iPhone.
Com android deixam-nas lá. Até lhes perguntam primeiro que telefone e sistema operativo usam para decidir se mandam a ambulância.
E não digam que é tudo coisa de maluqinhos pq ainda na semana passada liguei para o 112 pq me tinha esquecido da chave do carro dentro de casa.
Mandaram-me passear, nem sequer mandaram a ambulância, deram uma desculpa esfarrapada, disseram que havia um acidente com 2 carros com 1 morto e feridos graves e que isso é q era a emergência.
Não era emergência nenhuma. Se houve um acidente e o carro não anda, não vão sair de lá tão depressa, podem esperar pela ambulância. Já eu, que já só tinha meia hora para apanhar a promoção do bagaço no pingo doce, fiquei a pé.
Com o Passos Coelho, IL e Chega nada disto acontecia, não havia dinheiro para iPhones nem escola de graça para saber usar aquilo, as ambulâncias seriam a pagar e a estrada era privada, assim só usava quem merecia.
Uma vergonha, este país.