SoC A16 no iPhone 14 Pro: Mais potência e desempenho somado a aumento de velocidade
Estamos já a poucos meses de conhecer o novo iPhone 14 e todos os elementos desta família. A Apple tem já estes smartphones a serem preparados e por isso os rumores começam a aumentar, levantando um pouco o véu do que poderemos ver em setembro.
Um novo rumor vem trazer ainda mais informação e aumentar o interesse nestas novas propostas da Apple. Mesmo não sendo acessível a todos, o SoC A16 deverá trazer ainda potência e desempenho, ao que se irá somar um aumento de velocidade. Será mesmo este o cenário do novo A16 da Apple?
A16 da Apple vai aumentar ainda mais a performance dos iPhones
Todos os anos a Apple reforça a sua linha de diferentes modelos do iPhone com novos SoC. Estes garantem um aumento de desempenho e uma prestação cada vez maior, fruto de todos os desenvolvimentos que a marca faz nas suas propostas.
Este ano deverá ser igual e as informações agora reveladas parece mostrar isso mesmo. O SoC A16 deverá manter o processo de fabrico de 5 nanómetros, mas com maior densidade, o que garantirá um melhor desempenho face ao modelo do ano passado, o A15 Bionic.
Mais potência e desempenho no iPhone 14 Pro
Estimativas recentes revelam que o SoC A16 deverá trazer uma melhoria significativa ao iPhone 14 Pro. Espera-se que esta melhoria garanta um ganho de 25 a 30% em performance gráfica, enquanto o aumento do desempenho em processamento deve situar-se nos 15%.
No caso do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, que devem receber o novo SoC A16, a Apple deve usar memórias mais rápidas, mudando da RAM LPDDR4X para a LPDDR5. Isto vai resultar num ganho de cerca de 50% na largura de banda e ter um impacto positivo em eficácia energética.
Mais que desempenho neste SoC que vai ser estreado
Outra melhoria que deve surgir com o novo iPhone 14, nos modelos Pro, virá na velocidade de transferência, através do conhecido cabo Lightning. Espera-se que os modelos a lançar no próximo ano iniciem a mudança da Apple para o USC-C e para as velocidades ainda maior que esta interface oferece.
Este é um cenário bem possível e que poderemos conhecer já em setembro. A Apple deverá limitar a utilização do A16 aos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, aumentando ainda a memória presente, como tem também acontecido nos anos anteriores. Resta aguardar e ver o que a Apple vai decidir para os seus smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
Vou ser sincero, aguardo esse smartphone com muita expetativa. O 13 pro foi um flop, ecras amarelados, promotion causa dor de cabeca, sobreaquecimento, falhas no sinal de chamada e 5g. Estou desertinho para vender o meu 13 pro e ir buscar esse 14 ou caso tenha os mesmos problemas largo a Apple de vez
Não generalises, estou a responder dum 13 Pro e não tenho nenhum desses problemas, ou melhor, não tem problemas.
Só o teu tem esse problema… recomendo desativar o true tone, a alteração de cores pode também ser devido à película de ecrã.
Ainda não saiu e as vendas pelos blogs já começaram 🙂
Já nem devia ser notícia, todos os anos a mesma coisa + CPU, + CPU, + CPU, + CPU
Quantos CPUs é que o iPhone tem, mesmo?
Todos os anos tem um novo, e todos os anos é mais potente e tem melhor desempenho. Próximo CPU vai ser superior a este….
Noutras notícias, a água é molhada.
Qual é a inovação que outras marcas têm smartphones? +ram + cpu como objectivo de aguentar sistema operativo.
Vou passar,
Tenho um 11 pro max e só troco quando o iphone sair com usb-c.