Segurança máxima no macOS da Apple? Esta pode ser já uma ideia do passado
O macOS e os sistemas da Apple sempre tiveram associada uma ideia de segurança. Estes contaram sempre com níveis elevados de proteção e assim esta era alargada aos seus utilizadores e aos seus dados.
Mas este sistema poderá em breve perder essa sua suposta aura de defesa. Os dados mais recentes mostram que cada vez mais o macOS está vulnerável e com novos malware e em 2019 foi o sistema que mais foi afetado por estes problemas.
O malware é a nova grande ameaça do macOS
Os dados mais recentes sobre malware nos sistemas operativos mostram que esta praga está inesperadamente cada vez mais presente. O grande visado deste problema começa a ser o macOS, que teve níveis de deteção que suplantaram os do Windows. Este valor chegou a atingir o dobro.
A informação vem da conhecida Malwarebytes, que analisou o ano de 2019 e apontou os principais afetados. O foco parece estar mesmo no sistema da Apple, que apresentou uma taxa de 9,8 vírus detetados por dispositivo em 2019. Esse valor no Windows é muito mais baixo, ficando-se nas 4,2 deteções por computador.
O sistema da Apple foi o que teve mais ataques
No geral, o macOS foi o sistema operativo mais ameaçado, com 16% das ameaças encontradas. Foi ainda o alvo de 6 dos 25 malwares mais perigosos e populares de 2019. Mesmo estando ainda atrás do Windows e do Android em valores absolutos, este é de longe o sistema que regista um maior crescimento de ameaças.
O grande foco do malware criado para o macOS centra-se em 2 vertentes. Estas são o adware e o bloatware, focados na exibição de publicidade para a instalação de software indesejado. É aqui que certamente se centra a maioria das ameaças descobertas.
Está em causa a segurança deste sistema operativo
Mesmo com todo este cenário negativo, com o adware e o bloatware, este por certo acaba por não ser crítico. A maioria tem um índice de ameaça reduzido, esperando-se que para o próximo ano comece a piorar nesta área.
Este cenário mostra então uma mudança drástica no que toca à segurança do macOS. Cada vez mais os atacantes tentam explorar as vulnerabilidades que possam existir neste sistema e assim conseguir atacar os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Malwarebytes
Neste artigo: Apple, MacOs, malware, Segurança, sistema operativo
O macOS não está nem mais nem menos seguro. Está igual.
Simplesmente há mais pessoas a usar o sistema, logo os atacantes começaram a fazer builds para este sistema.
Eu se tiver uma casa com a porta sempre aberta numa rua sem pessoas, posso dizer que a casa é segura ?
nao sei, mas tudo me leva a crear que es um expert no tema.
o que sao builds para os macOs, quais sao as existentes até ao momento e onde se encontram disponiveis para download?
No exemplo que ele deu build para macOS significa compilar ou lançar software/malware para macOs.
Se fizeres o download de um programa infetado, esse programa é build uma build para macOs.
isto…
Eu costumo usar outro exemplo. Se tiver duas paredes uma de betão com várias pessoas a dar-lhe marretadas e uma de madeira em que ninguém mexe a de madeira é mais segura?
Pode ser já? Alguma vez foi?
O que dizes é meia verdade.
Como há mais pessoas a usar o sistema operativo, é verdade que há mais vontade de subverter o próprio, pois o “lucro” de quem promove este tipo de prática é maior.
Mas estás errado ao afirmar que está igualmente seguro, como estava há um ano atrás, porque a cada nova “melhoria”/actualização, a possibilidade de bugs aumenta, o que faz com que seja globalmente menos seguro. Isso é transversal a qualquer sistema operativo.
Quanto mais linhas de código tem, maior o número de bugs existentes no SO.
Repara que um dos grandes “avanços” em termos de segurança é sempre quando se “estabiliza” um software e se faz uma “limpeza” ao mesmo, removendo a maior quantidade de código possível, ou seja, limitar ao máximo a possibilidade de falhas.
Isto não é o que tem vindo a acontecer no macOS.
Meu professor de T.I diz que wi-fi desprotegido pode invadir que não é contra lei. Mas porta de casa aberta pode entrar?
Não será que os Users MacOS são mais descuidados em questão de segurança? Eu sou um User MacOS que esteve 20 no Windows e uso o MacOS com cabecinha! O cuidado normal com os emails, páginas web, apps, etc…Não vejo motivo para um antivírus.
A ser verdade isso diz tanto da base de utilizadores Mac… Mas não é desculpa nenhuma para a situação
Quanto vale que há aqui comentários de malta que comprou o seu primeiro MAC depois de sair o iPhone?!
O que o “EU” disse faz todo o sentido. Tenho um casa um Power MAC G4 que foi comprado entre 2005/2006, naquela altura todos os meus conhecidos não conheciam a marca.
Sim, em 2005 realmente a Apple era ainda uma marca desconhecida…
A apple esta muito descuidada
futura nokia?
Este estudo deve ser tido em conta na situação em que os dados se inserem. Tem um grande viés.
Estamos a falar de máquinas com o Malwarebytes instalado, coisa que será uma fração muito reduzida dos mais de 100 milhões de Macs atualmente em uso (dados da WWDC 2019). No Mac, a larga maioria das pessoas não tem nenhum anti-vírus, vírus scanner e etc instalados. As pessoas que instalam já terão um motivo para o fazer, nomeadamente terem instalado algo malicioso na máquina.
Deverá ser isto que estará a inflacionar os valores para o dobro do Windows. Afinal de contas, o Windows continua o SO com mais utilizado, e por esse motivo o foco principal das ameaças.
Tendo em conta que os users de MacOS são apenas uns irrisórios 5%, e sendo o SO em si como um queijo suíço há mais de 10 anos, não estou a ver a novidade…
A novidade é os seguidores caírem na realidade, e isso é só por si algo estarrecedor.
Bem, claro que os super seguidores arranjam sempre forma de justificar aqueles números para algo que os faça dormir descansados.
5% e o Linux com seus 2 a 3% tem mais jogos a funcionar que macOS…
Xiii que facada ir agora deste nos seguidores. Assim não dá, bater assim gratuitamente nos seguidores é feito hahaha
É do passado……
Windows 10 + defender garças a telemetria a Ms avisa que algo está errado no pc.
Debian (o meu SO) faz um update de ” iptables is being replaced by nftables” e deixa-me 1 semana ou + ???? sem firewall ok devia ter lido os ….. mas isso é trabalho de adm.
macos ….. sei que na rede há mac s infecciosos a anos….. estes deviam instalar “”Malwarebytes”” pq não tem a mínima ideia.
A culpa não é do SO é dos users e é verdade mas a MS
tb sabe que os user são o que são. em linux estas por conta própria, macos não sei…..não uso mas vejo o trafico na rede e…..
A maior insegurança é ao nível da BIOS
do Burro Incompetente Operador do Sistema