PplWare Mobile

SAR: Apple explica o porquê de o iPhone 12 ser seguro para uso na França

O que é o SAR

Specific Absorption Rate (SAR) é uma medida da quantidade de radiofrequência depositada no corpo e na cabeça humana sempre que um telemóvel ou outro dispositivo wireless faz uma transmissão. É o valor máximo de SAR (em unidades de Watts/kg) que é medido durante os testes de conformidade de SAR. Todos os modelos de telefones móveis são testados para garantir que cumprem com os limites nacionais e internacionais de exposição a emissões de radiofrequência, antes de serem vendidos no mercado.

Os valores de SAR reportados para cada modelo de smartphone/telemóvel costumam exagerar os níveis de exposição reais, já que modelos de telefones são testados em níveis máximos de potência, em condições de laboratório para garantir a conformidade. Os telefones móveis não costumam operar em níveis máximos de potência durante o uso diário. Para evitar interferência na rede, melhorar a duração da bateria e o tempo disponível de chamada, os dispositivos adaptam-se constantemente à potência mínima necessária para fazer a manter uma chamada.

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Aves says:

    Resumindo:
    – Há mais de 10 anos que os iPhones têm sensores que lhe permitem distinguir quando está a ser utilizado fora do corpo, como seja pousado, numa mesa. Quando está fora do corpo permite uma potência de transmissão um pouco maior. Os iPhones foram testados com esse mecanismo de deteção a nível internacional e certificados e considerados seguros.
    – A ANFR usou um protocolo de teste que não leva em conta esse mecanismo de detecção fora do corpo, não permitindo assim esse ligeiro aumento na potência quando apropriado.
    – Assim, iOS 17.1 desativa – exclusivamente em França – o mecanismo de deteção fora do corpo e esse ligeiro aumento de potência .
    Acho que é mais um caso da montanha que pariu um rato. Tanto “bruá” e afinal é isto.

    • Hugo Mendes says:

      Tu é que és seguindo e comes tudo o que maçã diz. Olha lá qual o sentido e vantagem disso? De aumentar a potência longe do corpo? Nenhuma, a Apple como suposta marca premium devia era em 10 anos melhorar a tecnologia para emitir menos radiação. Que é o mínimo que uma empresa deve ter em conta, que é a saúde dos seus clientes. Para além disso toda a gente dorme com o telemóvel na mesa de cabeceira, muito perto do corpo logo a Apple aumenta potência e a radiação chega na mesma a pessoa. É tudo balela, a França e o mundo todo deviam era proibir a venda dos iPhones. Pena ter acreditado nesta anedota da maçã.

      • Bruno says:

        Vá… não cheguemos a extremismos

      • Aves says:

        Tópicos de leitura recomendados:
        – Radiação ionizante e não ionizante
        – Taxa de Absorção Específica (SAR, na sigla em inglês), que mede a quantidade de energia de radiofrequência absorvida pelo corpo humano quando o smartphone é usado
        – Valores limites de SAR aprovados pela UE e comparação com os limites considerados seguros (na UE é cerca de 1/50 dos níveis SAR considerados seguros)
        – Valores de SAR dos iPhones dos últimos 10 anos (são obrigatoriamente publicados pelo fabricante e o cumprimento dos limites impostos pelos reguladores)
        – Lei do inverso do quadrado – de cada vez que a distância do smartphone duplica a intensidade da radiação é reduzida para 1/4.
        Em resultado desta lei, a intensidade da radiação do smartphone na mesa de cabeceira é consideravelmente menor do que quando está em contacto próximo com o corpo. Além disso, o smartphone só emite radiofrequências quando está em atividade, de noite será próxima de zero.
        Que tenhas muita saúde e a mim que não me falte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.