Samsung assina acordo para fornecer ecrãs dobráveis à Apple
A Samsung convenceu a Apple da durabilidade dos seus ecrãs dobráveis! Um relatório recente cita que a Samsung e a Apple assinaram um acordo que levará um dispositivo dobrável da Apple a utilizar um ecrã fornecido pela Samsung. O dispositivo em si ainda é uma incógnita...
O acordo entre Apple e Samsung
Na semana passada, Jeff Pu, analista da Haitong International Securities, enviou uma nota aos clientes em que pedia que a Apple iniciasse a produção em massa de um dispositivo dobrável de 20,3 polegadas no final do próximo ano. Este dispositivo seria um híbrido MacBook-iPad e seria seguido pela produção em massa de um iPhone dobrável em 2026.
No início deste ano, um relatório referia que a Apple estava inclinada a desenvolver um MacBook dobrável em vez de um iPhone dobrável porque o ecrã deste último seria demasiado frágil para um dispositivo que cabe no bolso do utilizador.
A Samsung deve ter convencido a Apple da durabilidade dos seus ecrãs dobráveis, porque um relatório do DigiTimes (via Wccftech) afirma que as duas empresas assinaram um acordo que levará a um ecrã fornecido pela Samsung para um dispositivo dobrável da Apple. Não é claro se tal acordo incluiria um ecrã para o dispositivo híbrido acima mencionado, se abrange apenas o ecrã para um iPhone dobrável ou se o pacto assinado abrange ecrãs dobráveis para ambos os produtos.
Fabricante do iPhone é a única que ainda não tem um produto dobrável
Há muito pouca resistência à noção de que a taxa de adoção dos smartphones dobráveis cresceria acentuadamente após o lançamento de um iPhone dobrável. A TrendForce diz que, no ano passado, os dobráveis foram responsáveis por 1,6% das entregas globais de smartphones e espera que esse número ultrapasse 5% até 2027, embora não inclua a tão esperada entrada da Apple no mercado.
O relatório de Pu para clientes na semana passada disse que a Apple está a testar dois tamanhos diferentes de ecrã interno para o iPhone dobrável - 7,9 polegadas e 8,3 polegadas. O ecrã interno do Galaxy Z Fold 5 tem 7,6 polegadas. Com base na nota de Pu, parece que a Apple está a desenvolver um iPhone dobrável ao estilo de um livro que abrirá e fechará em torno de um eixo vertical.
O analista também disse que a Apple "acelerou" o trabalho em dispositivos dobráveis com base na "visibilidade crescente" de componentes dobráveis detetados nas verificações da cadeia de suprimentos da Apple. Pu acrescenta que o híbrido Mac Book-iPad dobrável faria parte do "mercado ultra-alto". Resumindo, espera-se que esse dispositivo tenha um preço muito elevado.
Leia também:
A Apple tem patentes de ecrãs dobráveis. Provavelmente o ecrã a fabricar pela Samsung será exclusivo.
“Uma ranhura alongada ou outra dobra pode ser formada na camada de vidro que corre paralela ao eixo de curvatura enquanto sobrepõe o eixo de curvatura. A dobra pode formar uma parte flexível localmente diluída na camada de vidro. Esta parte diluída permite que a camada de cobertura da tela se dobre à medida que o dispositivo dobrável é aberto e fechado. O polímero pode ser colocado na dobra para ajudar a tornar plano o lado interno da camada de cobertura da tela adjacente do ecrã”.
https://www.patentlyapple.com/2024/03/apple-invents-foldable-displays-that-are-thinned-in-the-folding-area-chemically-treated-to-prevent-it-from-cracking.html
Obrigado pela transcrição de uma noticia de Março, mas aqui estamos na noticia de “A Samsung vai fornecer ecrãs a Apple”.
Fabricados segundo as patentes da Apple, provavelmente. A questão é se saber se a Apple chegou à Samsung: “Vende-me os ecrãs dobráveis que tiveres” (como sugere o post), ou “Fabrica-me ecrãs dobráveis segundo estas especificações a que chegámos depois de muita investigação”.
Inclino-me mais para a segunda. Tenho pena se não te agrada 😉
Sim fanboy da apple. we don’t care
É claro que é capaz de ser a segunda ou não quem sabe, mas normalmente é a segunda é como eu quando vou a uma vidraceira comprar vidro para um cliente, primeiro vou à obra analisar o trabalho e depois de “muita” investigação quero o vidro X vou à vidraceira e peço o vidro X é assim que funcionam as encomendas não é a vidraceira que decide o vidro que eu quero.
Aí desportivo das Aves se estivesses caladinho fazias melhor figura
Se lesses alguma coisa sobre a dobragem de ecrãs e vincos visíveis (para não falar de quebras) fazias melhor figura. Confundir um ecrã dobrável com o vidro de um a vidraceira é analfabetismo.
Analfabetismo é nem perceber que ninguém comparou vidros, fez-se uma analogia de negócios Fornecedor-Comprador mas se não percebeste também já perdi a paciência para explicar
Em “desenho”:
– Diz a Samsung: “Poderá notar um vinco no centro do ecrã principal, que é uma característica natural do ecrã” – é o que anuncia em letras pequenas no Galaxy Fold
– Diz a Apple: “Não quero desses, quero ecrãs fabricados segundo este processo que descobrimos depois de muita investigação e que não tem vinco”.
Assim já percebes?
Sim claro que percebi foi exactamente o que eu acabei de dizer, eu vou ao meu fornecedor e digo que quero um vidro temperado branco ele diz que só tem azul mas eu quero branco portanto vai fazer um branco, não é ele que me diz o que eu quero, tal como neste caso a apple chega a samsung e diz o que quer depois a samsung faz ou não é assim em todo o lado.
Agora a Samsung se lhes apetecer faz isso se não lhes apetecer manda-os dar uma volta.
Então eu disser ao fabricante como é que ele há de fabricar o vidro – por um processo que ele não conhecia, é o mesmo que dizer: fabrique-me o vidro de uma dada cor – que de momento não tem mas sabe fazer?
Não, a Samsung não sabe fabricar ecrãs sem vinco, se soubesse já os tinha fabricado 😉
Mas como é que tu sabes que não sabe ahahahah Se não sabe são eles espertos deixaram os burros da apple fazerem o trabalho de investigação para agora lhes pedirem para fabricar e pronto ficam já a saber porque a apple lhes foi dizer, pouparam bem no trabalho de investigação deixaram os outros investigarem por eles
Ficam a saber – mas não podem usar exceto para fabricar para a Apple. Nunca ouviste falar em patentes, contratos de exclusividade, acordos de confidencialidade?
E no facto de se a Samsung perder a Apple como cliente não encontra outro da mesma dimensão para a substituir?
Há quem não saiba mesmo nada …
Sabes tão bem como eu que as patentes valem o que valem se a samsung quiser fabrica os deles com um processo 1% diferente e pronto.
acordos de confidencialidade? acho que estas a confundir as coisas não? o que é que uma coisa tem a ver com a outra? queres ver que a apple quer que a samsung faça os ecras sem saber como eles os querem ahahahhaah
Há quem viva no país das maravilhas a pensar que as coisas são preto no branco ahah
Nem se sabe nada dos ecrãs mas mesmo que tenhas razão e são ecras sem vinco e a samsung vai fabrica-los vamos ver quanto tempo a samsung demora a fazer uns iguais ainda os mete no mercado antes da apple ahah
Nem mais Gonçalo…… este Aves deve ser doente, só pode ou então esta aqui a gozar com o pessoal.
Não vejo as coisas dessa forma.
A Apple não fabrica écrans e como em todos os equipamentos que vende tem que mandar fabricar fora e nestes e noutros tipos de écrans s Samsung é das melhores.
Patentes existem aos milhares e todos os dias aparecem muitas, mas chegar à produção muito poucas chegam.
É muito difícil pensar num dispositivo…
Aparelho alternativo ao iPad e MacBook, mais caro e dobrável. MacBook iFlip (flop)
Chip M5, OLED, 2999€ base, 256 GB ssd, 8 GB ram. Pela módica quantia de 499€ extra passa a 512/16.
O mundo devia ser mais assim. Menos inimigos, mais rivalidade saudável e cooperação.
Vamos ver se não é como foi quando os telefones começaram a esticar e todos diziam que não era necessário e agora são os Iphones mais vendidos são os grandes, até aqui dobráveis não interessava a ninguém, vamos ver como vai ser daqui para a frente.
Subscrevo totalmente!
Nossa, olha a novidade que ninguém tinha feito antes, que é a melhor coisa do mundo agora!
Depende se o ecrã fica com vinco ou sem vinco. Com vinco já havia, sem vinco não.