Safari: Apple considerou o motor de pesquisa DuckDuckGo para o Modo de Navegação Privada
Em 2018, a Apple manteve conversas com a DuckDuckGo para substituir o Google como o mecanismo de pesquisa predefinido no modo de navegação privada, mas acabou por rejeitar a ideia. Estas informações foram partilhadas nas transcrições relacionadas com o processo antitrust do governo dos EUA contra a Google.
Existe ou não um monopólio da Google?
Nos testemunhos que fazem parte do processo, o CEO da DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, disse que a sua empresa teve cerca de 20 reuniões e telefonemas com executivos da Apple, incluindo o responsável pelo Safari, em 2018 e 2019 para se perceber qual seria a possibilidade de tornar o mecanismo deste motor de pesquisa integrado com o Safari para o utilizar no modo de navegação privada.
De acordo com a Bloomberg, a Apple não avançou com o acordo porque John Giannandrea, que se juntou à Apple como engenheiro responsável pela pesquisa em 2018, assumiu que, como o DuckDuckGo depende do Bing para suas informações de pesquisa, provavelmente também fornece à Microsoft algumas informações do utilizador.
Isso levou Giannandrea a acreditar que o marketing de privacidade do DuckDuckGo é "um pouco incongruente com os detalhes".
Num e-mail de fevereiro de 2019 para outros executivos da Apple, Giannandrea disse que, portanto, era "provavelmente uma má ideia" mudar para o DuckDuckGo na navegação privada no Safari.
Se a Apple quisesse seriamente mudar para o DuckDuckGo, "Eu provavelmente insistiria em fazer muito mais diligência com o DuckDuckGo", disse ele.
DuckDuckGo e os milhões que a Google paga à Apple
O julgamento é entre o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) e a Google, com o DoJ a apontar o domínio da Google nos dispositivos Apple como prova de que a Google detém o monopólio dos motores de pesquisa.
Um acordo de vários milhares de milhões de dólares entre a Apple e a Google faz com que a Google seja o motor de busca predefinido no iPhone, iPad e Mac.
Na semana passada, o julgamento revelou que a Microsoft considerou vender o seu motor de busca Bing à Apple. Se a aquisição se tivesse concretizado, o Bing teria substituído o Google como motor de pesquisa predefinido nos dispositivos Apple.
O chefe de serviços da Apple, Eddy Cue, também teve de testemunhar e explicou por que razão o Google é o motor de pesquisa predefinido do iPhone.
Fazemos com que o Google seja o motor de pesquisa predefinido porque sempre pensámos que era o melhor.
Disse Cue.
Ele continuou a dizer que a Apple não optou por outro fornecedor do mecanismo de pesquisa porque não há "alternativa válida".
Embora o Google seja o mecanismo de pesquisa padrão nos dispositivos Apple, os utilizadores podem optar por trocar para Yahoo, Bing, DuckDuckGo ou Ecosia como alternativa.
Este artigo tem mais de um ano
Pode ter considerado. A seguir considerou o que a Google lhe paga por o Google Search ser o motor de busca pré-definido – entre 15 a 20 mil milhões de dólares por ano.
Deve ser um valor desse tipo porque Satya Nadella, que há dias prestou depoimento na comissão anti-trust que está a investigar a Google – disse que a Microsoft estava disposta a pagar 15 mil milhões de dólares à Apple para o Bing passar a ser o motor de busca por defeito do Safari.
Também disse que a Apple não queria afrontar a Google com receio de retaliação.
O DuckDuckGo não pertence ao mesmo campeonato.
Eu quero ver é se a Apple vai para a frente com o seu tão “propalado” motor de busca/pesquisa. Aí é que a porca torce o rabo. Veremos…
“tão “propalado” motor” ?! Tão?!
Pesquisa. Vai ao Google e aparece-te n vezes “tão propalado/a”, com significado de grande quantidade.
Até está no “Pensador”:
“O amanhã que fora tão propalado ontem tarda a nos brindar com a sua ilustre visita. Mas, continuaremos esperançosos apesar da demora” – Nidizas Sabino 🙂
A verdade é que este é um ano assunto, afinal todos tem a opção de mudar e usarem o que quiserem. O Google é líder de mercado porque é efectivamente o melhor no que se propõe entregar.
O que a Microsoft (Satya Nadella) alega, com razão, é que – o Google Search é o melhor porque é o maior. Sendo o mais utilizado, recolhe mais informação que lhe permite continuar a ser o melhor. Se o Bing aumentasse substancialmente a massa de utilizadores, como seria o caso se viesse pré-definido no Safari, recolhia muito mais dados que lhe permitia melhorar, reduzindo a diferença para o Google Search (que também teria ficado com menos informação).
O que a Microsoft diz é que o monopólio aumenta monopólio – e aqui junta Google e Apple ao preferir o Google Search.