Reparou o seu iPhone? O iOS 15.2 vai dizer-lhe tudo sobre a origem das peças usadas
A Apple tem estando muito ativa no que toca às suas regras de reparação dos seus equipamentos, em especial do iPhone. A marca está a abrir um pouco as suas regras e vai permitir que essas mesmas reparações sejam realizadas pelos utilizadores.
Para ajudar no controlo destes processos e para garantir aos utilizadores a origem das peças usadas, o iOS 15.2 tem uma novidade. Esta nova versão do sistema do iPhone vai ter presente informação sobre as reparações e a origem do material usado.
Apple abraça o direito de reparar nos equipamentos
Depois de vários anos a tentar lutar contra a reparação fora das suas lojas e do seus centros de assistência oficial, a Apple parece ter mudado a sua posição face a este tema. Está prestes a permitir que os utilizadores tratem destes processos de forma pessoal.
O material terá de ser da sua responsabilidade, tendo já processos de compra tratados. Assim, e de forma simples, consegue evitar a utilização de peças não oficiais e de origem duvidosa, que acabam por trazer problemas mais tarde.
iOS 15.2 traz uma novidade importante nesta área
Com o iOS 15.2 a ser preparado, já com betas oficiais a serem testadas, surge agora uma novidade. Esta nova versão do sistema operativo do iPhone traz uma nova área, onde os utilizadores conseguem saber se os seus equipamentos foram já reparados e a origem destas mesmas peças.
Acessível apenas caso o iPhone tenha sido já reparado, a área peças e histórico de serviço irá estar acessível em Definições -> Geral -> Informações. Se forem peças originais mostrará isso, mas revelará Peça desconhecida caso seja não original, tenha sido usada noutro iPhone ou esteja a funcionar de forma incorreta.
Informação diferente das peças de cada iPhone
A informação apresentada também não será toda igual, dependendo sempre do modelo do iPhone. No caso do iPhone XR, XS, XS Max ou posterior será apenas a bateria. Já no iPhone 11 mostrará se o ecrã ou a bateria foram trocados. Também no iPhone 12 e 13 poderá ser visto se a bateria, o ecrã ou a câmara foram trocados.
Esta é sem qualquer dúvida uma informação importante para os utilizadores do iPhone. Vai garantir a origem das peças usadas na reparação dos seus equipamentos, ao mesmo tempo que permitirá saber muito mais sobre o histórico de qualquer equipamento móvel da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Agora é que vai ser, não tem peças originais, o preço vem por ai abaixo, já não pode ser despachado nos usados a preço premium porque já não tem as peças todas genuínas…
e acho muito bem
Há anos que quase toda a família usa iPhone.
Em duas vezes foi preciso uma reparação, fora da garantia.
Num iPhone 5 foi preciso substituir o botão de ligar/desligar (um problema comum nesse modelo).
Num iPhone 6 avariou a antena de GPS, um problema também muito comum nesse modelo. A antena de GPS está integrada com outras, como a de telefone, é uma peça muito pequena. No reparador oficial era preciso pagar 350€ e esperar uma semana, porque o “miolo” do iPhone tinha que ser praticamente todo substituído. Num reparador não oficial, mas muito conhecido, trocaram só as antenas, numa hora, e paguei 35€.
Nem quis saber se eram peças originais. Mas por exemplo um ecrã, dada a importância do “touch”, se se paga como sendo um ecrã original, convém que seja.
P.S. Às vezes os ecrãs são mal instalados e com falhas no toque. Convém testá-lo antes de sair da loja e acertar que garantia está a ser dada e o que acontece se o ecrã der problemas (na verdade convinha acertar isso antes da reparação).
sem dúvida, sem dúvida!!
“vai dizer-lhe tudo sobre a origem das peças usadas” vai me dizer tudo? Até me vai dizer de que casta é que vem? Olha, boa…melhor que o Terras Del Rei…ontem andei meia hora a insistir com ele a ver se ele dizia de onde é que vinha…oh, tive de ler na garrafa! ‘ta mal…depois ainda dizem que são “transparentes”…enfim…políticos!
mais valia estares calado…