Reino Unido processa a Apple pela lentificação de 25 milhões de iPhones
Já não é propriamente uma novidade que os modelos de iPhone antigos começavam a ficar mais lentos assim que novos smartphones da marca da maçã eram lançados no mercado. Esta é uma realidade que muitos utilizadores já reconheceram e com a qual, definitivamente, não concordam.
Assim sendo, agora o Reino Unido processou a Apple por limitar e desacelerar 25 milhões de iPhones dos seus habitantes.
Apple processada por lentificar iPhones no Reino Unido
De acordo com as mais recentes informações, o Reino Unido processou a Apple devido à limitação e lentificação dos seus iPhones. A ação judicial foi aberta pelo investigador Justin Gutmann, onde é exigido da marca da maçã 907 milhões de dólares para ocultar o software que desacelerou os iPhones em até 58%, o que afetou então 25 milhões de utilizadores britânicos.
Gutmann, que é um defensor dos direitos do consumidor, entrou com a ação no Tribunal de Apelação em matéria de Concorrência do Reino Unido com o objetivo de obter uma compensação pelos danos sofridos pelos britânicos com iPhones afetados pela limitação dos mesmos. Como seria de prever, trata-se de modelos de iPhones mais antigos, uma vez que em causa está uma ferramenta lançada no ano de 2017. Os modelos afetados pela limitação vão deste o iPhone 6 até ao iPhone X.
A ação pede assim que os 907 milhões de dólares sejam distribuídos pelos 25 milhões de utilizadores com os iPhones nestas condições.
Ferramenta para gestão da energia
Foi em 2017, com o iOS 10.2.1, que a Apple integrou recursos de gestão de energia para os iPhones mais antigos, como o iPhone 6, 6 Plus, 6S, 6S Plus, SE, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e o iPhone X. O objetivo era evitar que os equipamentos sofressem apagões inesperados em momentos de consumo máximo de energia quando as baterias já estavam gastas, ao mesmo tempo que contribuía para o aumento da autonomia.
Contudo, uma das consequências foi então a lentificação do sistema dos telefones, que se tornaram menos rápidos. E este recurso manteve-se até ao final de 2017, tendo depois a Apple reconhecido a revelado esta situação.
Mas, para Gutmann, a empresa da maçã integrou estes recursos para disfarçar o facto das baterias dos iPhones não conseguirem lidar com os requisitos das versões mais recentes do sistema operativo iOS. E em vez de recolher os equipamentos ou trocar as baterias, optou por adotar a referida ferramenta que os limitava. O defensor e investigador diz ainda que:
Em vez de fazer a coisa honrosa e legal para os seus clientes e oferecer uma substituição gratuita, serviço de reparo ou compensação, a Apple enganou as pessoas ao esconder uma ferramenta nas atualizações de software que desaceleravam os seus dispositivos em até 58%.
Ao The Guardian, a Apple enviou um comunicado onde garante que, no âmbito deste processo, a sua intenção nunca foi prejudicar o utilizador levando-o a comprar modelos mais recentes. "Nunca fizemos nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto da Apple ou degradar a experiência do utilizador para impulsionar as atualizações do cliente. O nosso objetivo sempre foi criar produtos que os nossos clientes adoram e fazer com que os iPhones durem o maior tempo possível", disse a empresa de Tim Cook.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Guardian
Neste artigo: Apple, iPhone/iPod, Justin Gutmann, reino unido
Nos android não tem gestão e o telefone simplesmente desliga
Cá está o bot do costume a ver se discussão pega 😀
Famoso sr. gasolina em roda de fogueira.
+1
Acho que não sabes do que estás a falar…
Se quiseres a gestão é só ligar, a maior parte dos fabricantes dá controlo de uso de bateria que é efectivamente o mesmo que a Apple impõe automaticamente.
Dito isso, não sei bem qual será esse pico de consumo que possa levar ao apagão do telemóvel. Bateria já devia estar bem nas últimas…
907 milhões de dólares sejam distribuídos pelos 25 milhões de utilizadores com os iPhones nestas condições.
Isto dá 36$ a cada, certamente dá para comprar um iphone novo
Dá para uma bateria nova…
Existem a obsolescência programa, a intrínseca e depois há a da apple: a forçada …
“Foi em 2017, com o iOS 10.2.1, que a Apple integrou recursos de gestão de energia para os iPhones mais antigos, como o iPhone 6, 6 Plus, 6S, 6S Plus, SE, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e o iPhone X”
quando saiu o 10.2.1 nem iphone 8 havia quanto mais…
pplware….
O teu email diz muito sobre ti 😀 mas indo ao assunto, o iOS 10.2.1 chegou em janeiro de 2017. Nessa altura a Apple estava já a preparar o iPhone X, que foi lançado em novembro desse ano (e saiu com a versão iOS 11 que também integrou os recursos de energia que a empresa havia lançado na versão anterior, referida atrás). Portanto, quando este sistema e versões seguintes apareceram, há pelo menos até ao iPhone X 😉
Tens de te informar melhor 😀
o iPhone 8, 8 Plus e X foram lançadas muito após o iOS 10.2.1…
iPhone 8 foi lançado fim de setembro 2017… iPhone X uma semana após. o “lol” tem neste caso razão 😉
Tu também? 😀
Assunto: lentidão introduzida pela Apple aquando do lançamento de uma ferramenta lançada no ano de 2017. Os modelos afetados pela limitação vão deste o iPhone 6 até ao iPhone X.
Introdução do iOS 10.2.1 – janeiro 2017 (Apple muda a gestão de energia dos iPhones)
Lançamento do iPhone 8 e iPhone 8 Plus: setembro 2017 (Apple lança o iOS 11 no evento e estas máquinas já trazem o sistema de gestão de energia introduzido no iOS 10.2.1
Lançamento do iPhone X: novembro de 2017 (o iPhone do 10.º aniversário vem com iOS 11 que traz as alterações já incluídas no iOS 10.2.1.
Percebeste? Bastava ler o texto que lá diz assim […]Como seria de prever, trata-se de modelos de iPhones mais antigos, uma vez que em causa está uma ferramenta lançada no ano de 2017. Os modelos afetados pela limitação vão deste o iPhone 6 até ao iPhone X.[…]
Portanto, o normal numa empresa que se julga dona dos equipamentos depois destes serem pagos.
Onde eu moro a contrutora se julga dona do edifício mesmo com a entrega formal para o Condomínio. Lol
“Já não é propriamente uma novidade que os modelos de iPhone antigos começavam a ficar mais lentos assim que novos smartphones da marca da maçã eram lançados no mercado.”, onde estão as fontes para esta afirmação?
Nas alegações em tribunal que originaram na condenação da Apple na Europa, por exemplo. 😉
Foi bastante difundido esta informação, pois apesar de haver sempre alguma lentidão quando há atualização dos smartphones, pois o s.o. acaba por ser mais exigente etc… os utilizadores começaram a notar uma lentidão muito maior ao que seria espectável.
querem 36M para cada um dos telefones afectados…. estao parvos. Mas tb, pedir nao custa.
Tens que voltar a fazer umas aulas de Matemática 🙂
907 milhões a dividir por 25 milhões dá 36,28 € por utilizador
Onde é que foste buscar esse número?
907 milhões é o valor do pedido judicial e 25 milhões é o número de utilizadores afectados
Percebi uma lentidão no meu iPhone 4s. Então é isso 😀