Quer reparar o seu iPhone? Apple vai autorizar e venderá as peças que irá precisar
Uma das grandes lutas que tem havido com a Apple é o direito que muitos consumidores querem para reparar os seus equipamentos. Não querem recorrer aos serviços da empresa e preferem optar por outras opções, o que tem sido negado.
A Apple tem recusado esta opção, apresentado sempre argumentos que reforçam a necessidade deste controlo. Agora, e numa decisão que ninguém esperava, a empresa de Cupertino resolveu inverter esta decisão e vai autorizar a reparação e vender as peças necessárias.
O direito a reparar está garantido
O direito a reparar é algo que há muito os clientes da Apple reclamam. A empresa tem colocado sérias restrições a esta possibilidade e até imposto bloqueio dentro do próprio software do iOS para que estas reparações não sejam possíveis.
A gigante de Cupertino mudou agora a sua opinião e resolveu abrir a reparação a qualquer pessoa, com o programa Self Service Repair. Irá começar no início do próximo ano e limitará por agora ao iPhone 12 e 13, alargando depois aos Mac com SoC M1. É também limitado para já os EUA e será alargado a outros mercados em breve.
A Apple fornece as peças e os manuais
O modelo a ser seguido está já definido pela Apple e irá permitir que os utilizadores comprem as peças e as ferramentas que necessitam para as reparações do iPhone. A empresa irá também fornecer aos utilizadores os manuais para apoiar nessa reparação.
No caso do iPhone, e do que a Apple revelou, a substituição de peças será alargada. Os utilizadores vão poder trocar o ecrã, a bateria e as câmaras, sendo por agora as peças fornecidas pela Apple e com outras opções a serem apresentadas mais tarde.
Utilizadores podem começar pelo iPhone
No comunicado da Apple é revelado que a empresa irá comprar as peças usadas do iPhone que sejam enviadas para reciclagem. O que não fica claro é como será tratado o processo de garantia, uma vez que a reparação será efetuada por reparadores não autorizados.
A Apple refere que estas reparações devem ser realizadas por quem tem alguma experiência, ficando os centros de reparação oficiais para os restantes. Este é sem qualquer dúvida um passo importante para os utilizadores e uma abertura única da marca que até agora se recusava a aceitar esta reparação feita por particulares.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Apple
Neste artigo: Apple, iPhone/iPod, peças, reparação, utilizadores
Mais um nicho de negocio onde a Apple poderá extorquir os seus consumidores.
As peças originais das outras marcas para telefones da gama dos 1000€ são mais baratas?
+1, https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/afinal-quanto-custa-reparar-o-ecra-do-samsung-galaxy-z-fold3-precos-vao-surpreender/
1859€ e com tecnologia que nunca foi vista num Iphone.
Cada telemóvel tem o valor que cada um está disposto a pagar, acontece o mesmo com outro tipo de produtos de diferentes indústrias, tais como carros, casas, eletrodomésticos, etc…
Dito isto há pessoas que fumam tabaco SG, outros Camel e ainda Malboro e no fim do dia tudo está bem porque cada um compra aquilo que se sente melhor a usar.
Se não houvesse alternativas ao iPhone ainda se entendia mas havendo alternativas não percebo porque quem está fora do ecossistema Apple é que se indigna mais..:
Claro que sim Elektro, isto do ser caro ou barato é relativo, agora estas empresas quer seja Apple, Samsung ou outras, apenas procuram em primeiro lugar o lucro obsceno e só depois procuram satisfazer (um pouco) os consumidores. E eu estou a falar como consumidor Apple portanto sinto-me a vontade…..
Legítimo por parte da Apple em vender os seus produtos como premium.
Não percebo a idolatria aos seus produtos. Empresa deliberadamente limita escolha do consumidor ao não integrar com outros sistemas e ser fechado. Se querem pagar tudo mais caro, dinheiro é vosso.
Maior parte das vezes existe produtos com qualidade equivalente e mais baratos. No caso do apple watch considero premium mas como ecossistema não permite integração com outros sistemas opto por não comprar.
Já usei iphone, ios não é superior android. Existem coisas que talvez nunca va perceber , por exemplo iphone demorar minutos para ligar depois bateria ter descarregado, Num android liga-se ao carregador e pouco tempo depois liga.
Sao!
Já é a segunda vez que anunciam isto. na primeira só vendiam as peças em bloco e foi uma jogada de markeeting. era mais caro a peça de substituição que comprar novo.
E julgas que vai mudar alguma coisa, não me parece, até porque eles não tem qualquer interesse nisso.
Agora, se reparares vais perder a garantia (e as peças continuarão caras). Aqui e em qualquer marca
Só acredito vendo.
Esta tem sido uma luta de a anos por várias organizações e casos em tribunal.
Eu acredito que o anuncio da Apple seja mais ou menos verdade, precisamente pela luta que refere relativamente ao direito a reparar. Tem havido vitorias importantes nos EUA e na Europa. A Apple deve e’ estar a antecipar obrigacoes e assim mascara-as de sua propria iniciativa.
Louis Rossmann faz reparações de Produtos Apple e activista direito reparar esta céptico.
Programa anterior da Apple de fornecer peças não funcionou.
https://www.youtube.com/watch?v=2jCtVDCiY_8
Como sabem que o RTR vai passar com esmagadora maioria apesar dos vários lobbyists pagos a peso de ouro que andaram anos a adiar a decisão, antecedem a jogada para ficarem bem na fotografia, quando são os principais culpados em evitar a todo o custo o RTR.
“Bateria original 400 euros” “Écran original 363 euros” “Conjunto de câmaras traseiras 520 euros”.
Se a loja for da Apple as peças custam 25%.
A inveja dos manuel e tramada…queria tanto um mas como nao tem fala mal. Mas infelizmente para si o iphone 13 e o modelo mais vendido em portugal e no mundo! Batendo recordes mesmo com samsungs s21 a 500 euros e ninguem os pega!
Quando venderem mais que Nokia 1100 avisa,
Desde 2003 esse recorde de vendas ainda não foi batido.
Não era smartphone mas na altura não existia série de tecnologias. Primeiro smartphone foi inventado pela IBM.
Curb your Idolism
O que é engraçado é ver os Zés a falarem do sucesso do iPhone como um sucesso pessoal 😀
Mas agora já passou a ser seguro reparar um dispositivo Apple?
A ser verdade encontro duas explicações, 1ª, menos credível, real preocupação com o ambiente.
2ª, a Apple têm uma grande coleção de aparelhos para reciclar, visto que raramente repara um aparelho, e assim ter uma grande quantidade de peças.
Seja qual for acho muito bem se as peças forem a preços decentes
Não existe preocupação com ambiente, somente dinheiro.
1- Como esta aparecer legislação, manobra de antecipação
2 Fazerem lobby que não é preciso legislação ao dizerem que já é respeitado o direito reparar.
3- Passarem ganhar dinheiro com peças e as ferramentas. Já que usam parafusos especiais e afins.
Noticia pplware : O iOS 15.2 já não irá desativar o Face ID do iPhone 13 quando os ecrãs forem substituídos.
Um passo para se poder reparar.
Porque é que os bonecos são castanhos, deformados e feios?