Quer problemas com a justiça? Então roube uns AirPods
A Apple tem um sistema poderoso, global e muito bem afinado. A Rede Encontrar conta com os AirTags para localizar objetos perdidos. Contudo, os dispositivos Apple, como os AirPods, também estão nessa rede, e poderão levar a polícia até sua casa, se roubar estes auscultadores.
Muitas vezes as histórias contam não só o que se passou, mas, acima de tudo, exploram as possibilidades tecnológicas dos dispositivos utilizados.
É um pouco assim que tem sido com os AirTags que ajudam as pessoas a recuperar as suas bagagens perdidas, os seus equipamentos roubados e até permitem às forças de autoridade seguir o caminho da droga. No entanto, a Apple blindou uma série de dispositivos com a mesma capacidade dos AirTags, como, por exemplo, os AirPods.
AirPods: De perdidos a roubados
O avião de Alisabeth Hayden aterrou em São Francisco, vindo de Tóquio, Japão, e a mulher levantou-se para sair do avião. Ainda dentro do avião, já na porta, Alisabeth percebeu que deixou o seu casaco no assento da aeronave. No bolso do casaco estavam os AirPods. Ainda tentou voltar ao lugar, mas foi barrada pela hospedeira.
Percebi antes mesmo de sair do avião, mas a hospedeira recusou-se a deixar-me voltar ao meu lugar para recuperar o casaco.
Disse a mulher à CNN.
Do lado de fora do avião, Alisabeth esperou que a hospedeira fosse buscar o casaco. Agarrou no casaco e apressou-se a embarcar noutro voo, para Seattle. Foi então que deu conta que os seus AirPods haviam desaparecido.
Os bolsos estavam abertos, e os meus AirPods tinham desaparecido
Disse Alisabeth.
Claro que, uma vez que os AirPods da Apple são localizáveis através da rede Encontrar (Find My), Alisabeth usou a aplicação no seu iPhone para ver a localização dos auscultadores "perdidos". Enquanto os AirPods estavam inicialmente ainda no aeroporto de São Francisco, pouco tempo depois mudaram-se para uma unidade da United Cargo no aeroporto.
Horas mais tarde, os AirPods foram localizados num endereço residencial em San Mateo, na Bay Area.
A mulher contactou a United e o Aeroporto de São Francisco para relatar o incidente, mas nada foi feito a esse respeito. Posteriormente contactou a polícia e obteve ajuda de um detetive que trabalhava para a polícia de São Mateo.
Juntos, seguiram os AirPods até à casa de um empregado do aeroporto que tem a tarefa de carregar alimentos para a aeronave.
Funcionário poderia ter sido acusado de roubo
Alguns dias mais tarde, a detetive telefonou-lhe novamente para dizer que o funcionário tinha sido interrogado. Inicialmente negou ter os AirPods, até lhe terem sido mostradas as imagens de localização que indicavam a sua casa como paradeiro dos auscultadores.
O funcionário disse que tinha de facto uns AirPods, mas que tinha sido um empregado de limpeza das aeronaves que os oferecera. A pessoa que esteve na limpeza da aeronave negou ter conhecimento da situação.
Quase duas semanas mais tarde, a mulher recuperou os seus AirPods, mas os auscultadores não estavam em boas condições. Após várias queixas, a United deu-lhe 271,91 dólares para comprar uns novos AirPods, mais 5.000 milhas de bónus como pedido de desculpas.
Embora estes AirPods não sejam tão caros como um iPhone ou um iPad, a acusação de roubo poderia ter avançado contra o funcionário envolvido. A United assumiu a culpa, mas o seu empregado poderá ter de responder num inquérito interno.
Este artigo tem mais de um ano
O que não faltam são situações aqui em Portugal onde já vi pessoas a dizer que sabem do paradeiro dos produtos Apple mas onde a polícia não os ajudou em nada por serem prédios e não poder dizer nada sobre quem os poderá ter. A não ser que seja uma casa distanciada de outras, ou de situações muito específicas que se relacione a morada com o sítio ou ocasião onde o produto desapareceu ou nada se pode fazer, infelizmente.
A polici em portugal não faz um caroço.
Já cheguei a ir apresentar queixa com óculos cheios de impressões digitais do laxdrão e mandaram-me embora que não podiam fazer nada.
Não se vão preocupar com uns phonezitos!!!!
Na minha experiência, por cá, a menos que seja um crime grave, não se recolhem a impressões digitais.
Falam da Rússia… Conheço uma pessoa que por motivos da vida trabalhou lá durante 6 anos, e nesse tempo houve roubaram lhe o carro, neste caso o rádio do carro, naquele altura que os rádios serviam para todos os carros.
E admirem se só que no próprio dia recolheram impressões digitais e recuperação o rádio.
Haaa coisas estranhas neste mundo né??
Isto nada tem a ver com a Rússia…please…
São casos e casos.
Já tive o meu carro assaltado umas quantas vezes e sempre retiraram impressões digitais. Numa das vezes foi-me devolvido o que tinha sido roubado no próprio dia e uma outra vez comunicaram que o assaltante foi identificado mas que não conseguiram recuperar os bens roubados.
Em Portugal nem que sejas esfaqueado investigam quanto mais no caso de furtos. Tal como comentários acima não faltam histórias de produtos da Apple roubados com queixa na polícia sem qualquer resposta das autoridades. Sei bem q a culpa não é deles, é do aumento drástico da criminalidade no nosso país e da violência grave.
“aumento drástico da criminalidade no nosso país e da violência grave.”
lol
Apanhem o gajo!!!!!!!! Roubou-me os Airpods!!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=ZvpliWVmkaA
Roubaram um iPad à minha mãe e depois foram pra casa, tiraram fotos e ela descobriu num instante onde eles estavam. Foi à polícia participar e mostrar onde estavam os ladrões e o “bófia” que não tem outro nome, disse que ela não podia fazer aquilo pq se tratavam de dados pessoais e isso não é permitido por lei. No comments….
Quer tramar um colega? Esconda-lhe os seus airpods na mochila e chame a Polícia.