Protótipo do iPod touch parece mais moderno que o atual. Ainda haverá lugar para o iPod?
A questão que se coloca é: até que ponto faz sentido um iPod touch? Bom, a resposta não é fácil, até porque o que este gadget oferece, qualquer iPhone oferece. Ok, mas podemos querer um leitor de música e não um smartphone. Seja como for, enquanto o mercado dos "MP3" está a morrer, a empresa Apple parece continuar a querer vender o seu iPod.
O foco deste dispositivo é mais que a música, ou o vídeo, até porque a Apple pisca o olho aos jogos e ao mercado das consolas gaming portáteis. Nesse sentido, apareceram umas imagens interessantes de um protótipo que hoje até faz sentido, pelo seu design.
A Apple continua a vender o seu iPod touch dentro da área Música do seu site. A história só por si mantém este dispositivo bem presente numa geração onde o MP3 foi rei.
Conforme muitos se lembrarão, o iPod touch foi lançado pela Apple em 2007, na mesma altura em que a empresa lançava o iPhone original. O dispositivo fornecia alguns recursos do iPhone, como o Wi-Fi e um sistema operativo preenchido, mas a um preço substancialmente mais barato que o iPhone.
Houve uma mão-cheia de lançamentos, até que em 2012 a Apple colocou no mercado o iPod touch de 5.ª geração. As inovações trouxeram um ecrã mais generoso, suporte para gravação de vídeo 1080p, flash LED e suporte para a Siri. Foi inicialmente lançado em seis cores, primeiro nas versões de 32 GB e 64 GB e, mais tarde, em maio de 2013, apareceu um modelo mais barato de 16 GB.
Dispositivo vendido para música, jogos e muito mais
A Apple ainda vende o iPod e continua a ser uma escolha popular para os pais que querem dar a seus filhos um pequeno dispositivo sem o custo contínuo de um plano de comunicações. O modelo atual de 7.ª geração foi lançado em maio de 2019 e a Apple atualmente posiciona-o como um dispositivo de música e jogos.
Não pode viver sem música? Então vai adorar o iPod touch que agora vem com 256 GB de armazenamento para guardar mais temas e álbuns do que nunca. Assine a Apple Music para ouvir mais de 70 milhões de canções em streaming e fazer o download das suas preferidas. Ou aceda ao iTunes Store para carregar o iPod touch com as músicas que adora.
O processador A10 Fusion permite um desempenho duas vezes mais rápido e gráficos três vezes melhores no novo iPod touch, mantendo uma fantástica autonomia da bateria. Está na base das apps e dos jogos de realidade aumentada e torna tudo mais rápido e fluido.
O tempo desta máquina, até pelo processador que a equipa, poderá estar a chegar ao fim. Vem equipada com o mesmo SoC que o iPhone 7, o A10 Fusion, e, para o moderno iOS, algumas das melhores funcionalidades poderão já não correr. É hora de o atualizar, ou então de terminar um ciclo dourado de um dispositivo.
Apple poderá estar a preparar um novo iPod touch
Surgiram agora na web, mais concretamente no Twitter do utilizador Mr·White @laobaiTD, imagens que aparentemente poderão indiciar um dispositivo da Apple em formato protótipo. As fotos publicadas tendem a dar a ideia que a estrutura atual do iPhone poderá ser partilhada pelo novo iPod touch.
iPod Touch 5 30Pin Prototype Shell pic.twitter.com/9pNJoaf5Rm
— Mr·White (@laobaiTD) June 10, 2021
O utilizador não diz nada sobre o que apresenta, além do “protótipo de 30 pinos do iPod touch 5”. O facto de ter um slot para a porta de 30 pinos mais antiga sugere que o design foi criado antes da Apple ter tomado a decisão de mudar para a porta atual Lightning, que o transformou no modelo atual no mercado.
Este poderia ser um modelo que iria seguir uma linha como o iPhone 5, por exemplo. Poderá estar agora de novo em cima da mesa atualizar o conteúdo e seguir a mesma linha do chassi mais "quadrado" indo ao encontro do que a Apple lançou com o iPhone 12 e que se espera para o iPhone 13. Fica a dúvida.
Este artigo tem mais de um ano
Eu acho que se for para ouvir música, mais vale comprar um iPhone antigo barato, tipo um 6, e serve perfeitamente.
esse poderia o futuro do meu iPhone7 128 gigas, se tivesse rádio.
Assim é algo sempre incompleto, pelo menos para mim.
Também tenho um iPhone 7 de 128GB, e por vezes sinto falta do rádio. Infelizmente cada vez menos fabricantes incluem essa funcionalidade.
Artigo de treta … continuo a usar muito um iPod sobretudo para ouvir podcasts à noite, muitas vezes até me deixo dormir a ouvir, e não quero ali ao pé de mim um telemóvel. Além do tamanho diminuto… são que se sirvam novo… continuo fiel ao mesmo.
O teu comentário é a prova viva que o artigo é útil, pois permitiu que tu desses o teu testemunho como o iPod ainda tem clientes, mesmo que sejam já mais as crianças e um grupo residual de pessoas como tu, que não querem o telemóvel ao pé. Portanto, há efetivamente pessoas que ainda usam o iPod. Artigo útil, portanto. Pode haver interesse da Apple atualizar este produto com o chip A14 e com ecrã OLED, colocando um conjunto de câmaras como no iPhone 12, por exemplo.
Sem dúvida. Eu acho que o iPod ainda tem lugar no mercado. É mais leve e mais barato que um iPhone. São grandes vantagens em determinadas situações.
Claro que só a Apple saberá a rentabilidade (ou não) de uma gama de produtos como o iPod.
Porque não? Só o grupo Zara tem milhares deles e nem falo dos outros grupos de moda, e não só. Para o trabalho que fazem este é o aparelho indicado.
Hmmm bem visto. Não me estava a lembrar desse segmento. Olha, excelente comentário.
Sem dúvida!
Os grupos de moda utilizam o iPod para colocar som nas suas lojas!
Eu próprio tenho 3.
Cumprimentos
Para mim é dos melhores produtos da Apple, mas começa a ser um pouco redundante andar com o tlf e o Ipod, e em relação a qualidade sonora também já deixa muito a desejar, eu tenho quase todas as versões do Ipod Touch e adoro a forma como podemos ouvir os podcasts, podemos passar a próxima música dentro do mesmo podcasts sem passarmos para o próximo episódio, mas a qualidade do som está a ficar muito má, eu tenho os Poawerbets 3, e a qualidade quando ligado ao Ipod é uma desgraça, também não consigo configurar os Samsung Bud +