O seu iPhone vai receber o iOS 15, mas será que vai ter acesso a todas as funcionalidades?
Quando revelou o iOS 15, a Apple mostrou um conjunto de novidades importantes e que vai chegar em breve a um lote grandes de dispositivos. A Apple mantém a sua filosofia de atualizar equipamentos mais antigos, o que todos agradecem.
O que não ficou claro e apresentado, é o que iria ser suportado por cada iPhone. A lista existe e mostra que afinal nem todas as funcionalidades vão chegar a todos os modelos. Saiba agora o que cada um vai ter de abandonar quando o iOS 15 chegar.
Tal como tem acontecido nos últimos anos, a Apple consegue garantir a presença do iOS 15 num lote muito grande de iPhones. A marca garante assim a atualização a muitos equipamentos, mostrando que não estão abandonados.
A marca vai ainda mais longe e prepara a chegada desta nova versão de forma faseada e até facultativa. A Apple vai manter a criação das atualizações de segurança de forma ativa da versão atual, garantindo que cada um possa atualizar ao seu ritmo.
O que nem todos esperavam era haver diferenças no suporte das novas funcionalidades. Na prática, nem todo o iPhone vai ter acesso a tudo o que a Apple apresentou, sendo que na maioria dos casos dependente apenas do SoC da Apple que esteja presente.
Assim, e para os modelos XS, XS Max e XR ou superior, está garantido o suporte para as seguintes funcionalidades para o novo iOS 15.
- Profundidade no FaceTime (e outras aplicações)
- Zoom durante vídeos QuickTake
- Globo, prédios e estruturas em 3D no Mapas
- Planos de fundo animados na app Meteorologia
- Siri e Ditado com processamento local
- Live Text e Visual Lookup
- Chaves de casa
No caso dos modelos mais antigos, há também limitações. Apenas o iPhone 8 ou superior vai dar acesso à estabilidade ao andar na app Saúde. Em relação ao 5G e ás melhorias que vão surgir, é óbvio que fica apenas disponível para o iPhone 12, nos seus vários modelos.
Claro que nos modelos que sobram (iPhone 6s e 6s Plus, 7 e 7 Plus, e SE), as funcionalidades vão ser ainda inferiores. Ficam reduzidas às mais básicas e a todas as que estão fora da lista apresentada acima.
Este artigo tem mais de um ano
No caso do 5G e das melhorias que vão surgir, é óbvio que fica apenas disponível para o iPhone 12, nos seus vários modelos.
“Claro que nos modelos que sobram (iPhone 6s e 6s Plus, 7 e 7 Plus, e SE),as funcionalidades vão ser ainda inferiores.Ficam reduzidas às mais básicas e a todas as que estão fora da lista apresentada acima.” Já se estava a prever.
No meu antigo SE de 2016 nem me vou dar ao trabalho de meter o 15. Se é para ficar com ele apenas com o básico e ainda se calhar, começar a arrastar-se, prefiro então deixa-lo estar com a ultima versão do 14 que vai a receber updates de segurança na mesma.
É, vou fazer o mesmo aqui.
Quem quer todas as funcionalidades tem de comprar o mais recente iphone. É um esforço necessário para se ser um cidadão de primeira.
(Tirando funcionalidades do 5G)… é ler o texto acima. Os iPhone XS, XR saíram em 2018. Se calhar quem tem um telemóvel com 3 anos é um cidadão de primeira, não?
O chamado semi-suporte…
Se o telemóvel não tem hardware que suporte determinadas novas funcionalidades é normal que estas não sejam ativadas. Parece-me lógico.
“Globo, prédios e estruturas em 3D no Mapas”… sim requer melhor que “hardware” de 5 anos lol.
Nem parece teu LG 😀 essa distração. Tem a ver com a realidade aumentada dos Mapas. Eu um dia destes vou fazer um artigo com muitas imagens e vais perceber a razão.
não te esqueças do lado do consumo de energia! Uma das vantagens de hardware mais recente é também permitir que o consumo seja menor a fazer determinadas tarefas.
O meu próximo smartphone vai ser o iPhone 13, por isso not a problem 😀
E eu também vou logo a correr comprar um
Eu estou a ponderar o iPhone 21
Eu o iPhone do teso,no dia de São Nunca. 🙂
Obsolescência programada à descarada!
Claro que não 😀 bem pelo contrário, integra os mais antigos e com 90% de equipamentos com o último SO instalado, além de combater a Obsolescência combate a fragmentação. Tu no teu sistema já não podes dizer isso, nem numa coisa, nem noutra.
descarada é a incapacidade de reconhecer que hardware mais antigo dificilmente é capaz de suportar todas as novidades introduzidas.
Chamar de “Obsolescência programada” quando uma nova versão do sistema dá suporte a hardware com 6 anos, pela primeira vez no mercado de smartphones, é ridículo. Melhor nem olhar para os Androids…
Suportes desses dispenso, mas batam lá palmas… já era de prever! Parabéns por mais um pisa-papéis…
Sim, não olhes para os Androides, continua tapadinho…
Que azia… nem parece teu, é que tens estado em todos os artigos iOS a falar de Android 😀