O que mudou? macOS perdeu o lugar e já não é o 2.º sistema operativo mais usado
O mercado dos sistemas operativos tem, há muitos anos, um dominador que todos conhecem. Falamos do Windows, que está no topo da lista e com uma distância da concorrência que dificilmente será recuperada por qualquer outro.
Resta assim a luta quase discreta entre os restantes, onde o macOS dominava, mantendo os restantes a uma distância confortável. Curiosamente, e segundo os dados de 2020, esta segunda posição foi perdida para um sistema que poucos consideravam ser capaz de o fazer. Falamos do Chrome OS.
Uma altura de crescimento do mercado
O ano de 2020 foi atípico no que toca à tecnologia e ao que as empresas ofereceram. Mesmo com o confinamento, muitas cresceram e bateram recordes de vendas e de crescimento. Uma das que mais revelou este estado positivo foi a Apple, que cresceu em várias áreas.
Curiosamente, e mesmo com este crescimento, o macOS acabou por ser ultrapassado de forma direta por um concorrente. O Chrome OS cresceu muito e assumiu-se como o 2.º sistema operativo mais usado. Este não era de forma alguma um movimento esperado.
macOS acaba por perder para o Chrome OS
Com cada vez mais utilizadores em casa, muitos tiveram a necessidade de renovar as suas máquinas. Esperava-se que todos os sistemas tivessem melhorias e que crescessem nos seus números. A realidade, de 2020, não foi bem essa.
- Windows: Desceu 4,9 pontos, de 85,4% em 2019 para 80,5% em 2020
- Chrome OS: Cresceu 4,4 pontos, de 6,4% em 2019 para 10,8% em 2020
- macOS: Cresceu 0,8 pontos, de 6,7% em 2019 para 7,5% em 2020
Como podemos ver dos dados acima, o Windows acabou por perder alguma quota de mercado, que foi absorvida pelos concorrentes. Se tudo leva a crer que seria para o macOS, a verdade é que caiu nas mãos do Chrome OS e da Google.
Windows permanece no topo inabalável
Sem razões declaradas para este movimento, tudo aponta para que a pandemia da COVID-19 tenha sido o catalisador. A necessidade urgente de atualizar muitas máquinas e as falhas constantes nas cadeias de fornecimento levaram muitos a optar pelas soluções disponíveis.
O que não era mesmo esperado era o crescimento tão lento do macOS e uma aceleração do Chrome OS. Tudo parece apontar para a preferência em notebooks de baixo custo, algo que a Microsoft quer acatar com o Windows 10 X.
Este artigo tem mais de um ano
o preço elevado das maquinas talvez?
Desde que mudei para o Mac OS nunca mais me habituei ao windows, o que ainda vou tolerando é o windows 7, dali em diante perdi a evolução, e graficamente mudou bastante, de forma que não gosto mesmo daquilo, (não ponho em causa que seja bom), mas perdi o andamento da coisa.
por acaso nunca investiguei o Chrome OS, é possível instalar este SO numa maquina mac em dual boot?
https://guide.neverware.com/supported-devices/
Gostos em termos de design são sempre subjectivos,portanto não há ninguém que consiga dizer objectivamente se um sistema operativo é melhor que outro nesse aspecto.
Relativamente à estabilidade,o Windows tem-se revelado uma agradável surpresa,especialmente agora que diminuiram a frequência das actualizações.
+1
Chrome OS é Linux
Apple na contra mão: produtos bons, mas valores estratosféricos. Windows inabalado? Foi o que mais perdeu analisando o gráfico apresentado. Receita do chromeOS bom, simples, com notebooks baratos.
Se com 80% achas que foi abalado, tens problemas graves!!!!
Tu sabes analisar gráficos? Parece que só sabes analisar é graffitis.
passou dos 85,4% para os 80,5% portanto perdeu 4,9% – que num universo de milhões de computadores existentes já causa algum impacto.
se você tem uma população de x = 90 e y = 10, x tem 90%
se a população muda de x = 90 e y = 20, a passa a ter 82%
por isso que marketshare em si não importa muito quando se trata de dispositivos que se completam
ninguém compra um dispositivo chromeOS pra substituir o windows, geralmente compra pra levar pra escola, faculdade etc
A vantagem da Microsoft é que farta-se de ganhar dinheiro com o software instalado em qualquer computador, mesmo com sistemas operativos da concorrência.
Além disso existem milhões de servidores Linux nos datacenters da Microsoft.
É daquelas coisas estas a ganhar por 20-0 sofres 3 golos perdes um bocadinho mas a tua vantagem é tanta que é irrelevante
Não é irrelevante se fizer parte dum padrão de crescimento da concorrência. Não te vais começar a preocupar apenas quando já estás empatado, nem isto é um jogo que termina em 90 minutos.
Esses numeros em termos de facturacao ja e motivo para rolarem cabecas na adminstracao.
É preciso ver as coisas no respetivo contexto, e não me parece que hoje em dia a maioria do dinheiro da Microsoft venha da venda do Windows, just sayin…
tl;dr: ChromeOS anda a substituir Windows. macOS continua na mesma…
Chrome OS não, é o Linux que vai substituir um dia, independentemente de qual distros Linux que usem, mesmo que seja a distribuição Linux da Google
Creio que se estão a esquecer que a maioria dos Chrome OS foram para uso escolar por causa da Pandemia. A quota de vendas vai acabar por descer assim que o pico de procura extraordinária passar.
Não entendo o comentário sobre o crescimento do macOS. Aumento de quota de mercado implica maior crescimento de vendas que o crescimento do mercado no geral. Não há nada de estranho ou lento quando se aumenta a quota de mercado.
Eu apontaria para as crianças em aulas à distância.
ChromeOS vende-se em portateis de 200 euros com subsidios do governo, macs custa 1500-2000 sem ajudas. Nao vejo sequer qual a novidade, mac é para quem procura o melhor e nisso sinto-me satisfeito.
Ainda por cima, mais nenhum sistema tem suporte on-line como tem a Apple
A Apple não perdeu utilizadores, bem pelo contrário.
O Windows é que está a perder utilizadores, e a maior parte destes escolheu ChromeOS.
Essa análise é mais complicada… estamos a falar de vendas de máquinas, com o pormenor de mesmo assim se ter havido crescimento no número de máquinas vendidas com Windows, olhando para os valores absolutos.
Número de utilizadores terá que ser por outra via.
Perde utilizadores Windows 10 que é um produto que pouco vende em separado, e aumenta os utilizadores 365 que pagam é bem.
Errado, em vez de Chrome OS coloca Linux
Chrome OS é uma distribuição Linux
Acho que o ponto mais fraco em relação ao MacOs, é os updates, eu falo por mim tenho um Imac de finais de 2011, e já não suporta mais updates ficando “preso” no Higt Sierra, é o último SO que suporta o Windows Remote Desktop, actualmente como trabalho a partir de casa ligado a Windows vou ter de comprar um novo.
Eu fiz o Update para o Catalina a máquina trabalha relativamente bem, mas tudo o que envolve internet é mais complicado, o mesmo não se passa num pc com Windows tenho portáteis mais antigos com a última versão do Windows 10
O Chrome os usa um sistema de imutablidade
Se quiseres usar um sistema sem problemas de atualizações, Fedora silverblue é o mais parecido com chrome os em relação a updates
Único problema é que não tem aplicações Android
Instala Linux esse pc ganha nova vida. se quiseres até com capa de macOS.
Desktops, laptops and workstations…..
Estranho não aparecer nem um Linux ou Unix…..!?
basicamente nao aparece porque nao o puseram lá a verdade é que ainda está longe destes 3, mas o chrome é basicamente um UNIX
Não acho estranho.
É que o linux e unix são para quem percebe de informática.
No linux, por exemplo. O uso de complicadíssimas linhas de código, e o precisar de wine, ou algo do género, para instalar um programa windows, são impedimentos claros, para que milhões de pessoas, utilizadores do windows, possam migrar para ele.
Então; quando aparecer um linux, que diga adeus às linhas de código e ao wine, permitindo que qualquer programa windows, seja instalado nele, de forma directa, como é no windows, aí sim, o linux irá fazer parte da lista, e passará a ser o SO mais utilizado!
Para já qualquer criança sabe usar qualquer SO que lhe apareça à frente. Cada vez mais os programas são on-line, por isso basta um navegador web. Quais os programas do windows que são assim tão específicos que não possas usar outros?
As lojas de programas de linux dão 10 a 0 à do windows.
Se é para jogar o proton/lutris faz o serviço, mesmo que sejam apenas “70%” dos jogos disponíveis… Para mim 5% chegavam…
macOS é Unix
Sem novidades, com a pandemia e todos os países a fecharem escolas a ser necessário comprar computadores para os miudos assistirem às aulas, grande maioria recorreu aos chromebooks não só pelo preço mas também como as empresas tinham levado os stocks dos computadores a sério e muitas fábricas fecharam, não havia grande solução.
Bom para o chromeOS, resta saber por quanto tempo vai durar.
Errado, a notícia não deveria ser chrome os
A notícia deveria ser, Linux em desktops ultrapassa o Mac OS em vez de Chrome OS que é um derivado do gentoo
Logo Chrome OS é Linux
Por isso é que Linux em desktops ultrapassou Mac OS devido aos cromebooks que usam Linux para desktop
O chrome OS vai ultrapassar o windows, vai chegar a uma altura em que o windows so ja vai equipar os surfaces, vai levar tempo mas vai acontecer.
Vai dormir que o teu mal é sono ou então bebe água.Não dás uma pra caixa.O Windows,usado por biliões de pessoas em todo o mundo,ultrapassado por Chrome OS,por macOS ou por Linux ?? Vocês estão é bêbados. 😀
O Chrome OS ?? Não acredito.E com tanta gente usando portáteis e máquinas com o macOS instalados ?? Esta é boa.Um sistema operacional que só tem 11 anos e que passou um que já está a funcionar há 20 anos.Nunca na vida esperava esta. 😀 😀 😀
Quando apareceu o android o symbian ainda era rei…
O black berry foi rei, surgiram outros foi uma vez, ja houve grandes empresas centenarias que foram ultrapassadas, os states foram numero one durante muitos anos, e hoje ja estao quase ultrapassados em quase tudo.
Você não sabe o que diz.Tudo no mundo gira à volta dos Estados Unidos,a bem dizer.É a maior potência mundial.E irá sê-la sempre.
Sim, até ao dia em que aquele pais chamado China os ultrapasse e se torne na maior potência. Basta pensar que são eles que têm a maior parte da divida externa dos EUA. E também os que têm a maior reserva de dólares do mundo.
Portugal também já foi uma das maiores potências do mundo. E, se não chegar, Inglaterra e Espanha também já o foram…
Uma curiosidade:
Sabiam que os Chromebooks nascem com uma data de expiração em que perdem o suporte e atualizações?
E alguns modelos à venda que já estão nas prateleiras há algum tempo, já estão com uma data de expiração de muito pouco tempo!
Não gosto de Microsoft, a maioria das suas estratégias falham redondamente, o Windows tem problemas, mas é o muito prático e completo, talvez devido à velhice!!
Onde falhou?
Mais uma vez venho intervir para chamar a atenção para a noticia completamente errada que aqui aparece. Espero não ser insultado por fazê-lo como também já tem sido habitual. Estive a ver o Link da noticia em: https://www.geekwire.com/2021/chromebooks-outsold-macs-worldwide-2020-cutting-windows-market-share/ e a noticia é bem clara: Parece que o ChromeOS ultrapassou o Mac em vendas de dispositivos em 2020. Apenas em 2020 nada mais. Nada se alterou a nivel das quotas de SOs a nivel mundial. Basta pesquisar no google: “OS market share desktop and laptops” para obter o resultado.
Mas no texto diz 2020, o que é que está errado? Leste o texto todo? É que fala claramente em 2020 e não noutro cenários que, eventualmente, estarias tu a imaginar 😉
Diz assim no texto “Curiosamente, e segundo os dados de 2020, esta segunda posição foi perdida para um sistema que poucos consideravam ser capaz de o fazer. Falamos do Chrome OS.”
o que ele está a dizer é que os dados são sobre vendas e não sobre uso ( título fala em mais usado, e no texto repetem “usado”)
Ele está errado, porque o que se fala é em market share. Mais que as vendas, há o uso do sistema operativo. O texto está corretíssimo.
os dados são sobre vendas não sobre uso.
Não, fala-se nas vendas que atingiram o market share explicado no artigo.
É o “market share” das vendas, não do uso!