Quantcast
PplWare Mobile

O que mudou? macOS perdeu o lugar e já não é o 2.º sistema operativo mais usado

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. mojorisin says:

    o preço elevado das maquinas talvez?
    Desde que mudei para o Mac OS nunca mais me habituei ao windows, o que ainda vou tolerando é o windows 7, dali em diante perdi a evolução, e graficamente mudou bastante, de forma que não gosto mesmo daquilo, (não ponho em causa que seja bom), mas perdi o andamento da coisa.
    por acaso nunca investiguei o Chrome OS, é possível instalar este SO numa maquina mac em dual boot?

  2. Leoni martini says:

    Apple na contra mão: produtos bons, mas valores estratosféricos. Windows inabalado? Foi o que mais perdeu analisando o gráfico apresentado. Receita do chromeOS bom, simples, com notebooks baratos.

    • JustMe says:

      Se com 80% achas que foi abalado, tens problemas graves!!!!

      • Spoky says:

        Tu sabes analisar gráficos? Parece que só sabes analisar é graffitis.

      • EC says:

        passou dos 85,4% para os 80,5% portanto perdeu 4,9% – que num universo de milhões de computadores existentes já causa algum impacto.

        • Raposão do Ártico says:

          se você tem uma população de x = 90 e y = 10, x tem 90%
          se a população muda de x = 90 e y = 20, a passa a ter 82%

          por isso que marketshare em si não importa muito quando se trata de dispositivos que se completam

          ninguém compra um dispositivo chromeOS pra substituir o windows, geralmente compra pra levar pra escola, faculdade etc

        • carlos says:

          A vantagem da Microsoft é que farta-se de ganhar dinheiro com o software instalado em qualquer computador, mesmo com sistemas operativos da concorrência.
          Além disso existem milhões de servidores Linux nos datacenters da Microsoft.

    • Gil says:

      É daquelas coisas estas a ganhar por 20-0 sofres 3 golos perdes um bocadinho mas a tua vantagem é tanta que é irrelevante

  3. LG says:

    tl;dr: ChromeOS anda a substituir Windows. macOS continua na mesma…

  4. eurodoid says:

    Creio que se estão a esquecer que a maioria dos Chrome OS foram para uso escolar por causa da Pandemia. A quota de vendas vai acabar por descer assim que o pico de procura extraordinária passar.

    Não entendo o comentário sobre o crescimento do macOS. Aumento de quota de mercado implica maior crescimento de vendas que o crescimento do mercado no geral. Não há nada de estranho ou lento quando se aumenta a quota de mercado.

  5. ToFerreira says:

    Eu apontaria para as crianças em aulas à distância.

  6. LWR says:

    ChromeOS vende-se em portateis de 200 euros com subsidios do governo, macs custa 1500-2000 sem ajudas. Nao vejo sequer qual a novidade, mac é para quem procura o melhor e nisso sinto-me satisfeito.

  7. sayWhat says:

    A Apple não perdeu utilizadores, bem pelo contrário.
    O Windows é que está a perder utilizadores, e a maior parte destes escolheu ChromeOS.

  8. B@rão Vermelho says:

    Acho que o ponto mais fraco em relação ao MacOs, é os updates, eu falo por mim tenho um Imac de finais de 2011, e já não suporta mais updates ficando “preso” no Higt Sierra, é o último SO que suporta o Windows Remote Desktop, actualmente como trabalho a partir de casa ligado a Windows vou ter de comprar um novo.
    Eu fiz o Update para o Catalina a máquina trabalha relativamente bem, mas tudo o que envolve internet é mais complicado, o mesmo não se passa num pc com Windows tenho portáteis mais antigos com a última versão do Windows 10

  9. Miguel Fonseca says:

    Desktops, laptops and workstations…..
    Estranho não aparecer nem um Linux ou Unix…..!?

    • Gil says:

      basicamente nao aparece porque nao o puseram lá a verdade é que ainda está longe destes 3, mas o chrome é basicamente um UNIX

    • Mário A. says:

      Não acho estranho.
      É que o linux e unix são para quem percebe de informática.
      No linux, por exemplo. O uso de complicadíssimas linhas de código, e o precisar de wine, ou algo do género, para instalar um programa windows, são impedimentos claros, para que milhões de pessoas, utilizadores do windows, possam migrar para ele.
      Então; quando aparecer um linux, que diga adeus às linhas de código e ao wine, permitindo que qualquer programa windows, seja instalado nele, de forma directa, como é no windows, aí sim, o linux irá fazer parte da lista, e passará a ser o SO mais utilizado!

      • paulo g. says:

        Para já qualquer criança sabe usar qualquer SO que lhe apareça à frente. Cada vez mais os programas são on-line, por isso basta um navegador web. Quais os programas do windows que são assim tão específicos que não possas usar outros?
        As lojas de programas de linux dão 10 a 0 à do windows.
        Se é para jogar o proton/lutris faz o serviço, mesmo que sejam apenas “70%” dos jogos disponíveis… Para mim 5% chegavam…

    • eurodoid says:

      macOS é Unix

  10. José Fonseca Amadeu says:

    Sem novidades, com a pandemia e todos os países a fecharem escolas a ser necessário comprar computadores para os miudos assistirem às aulas, grande maioria recorreu aos chromebooks não só pelo preço mas também como as empresas tinham levado os stocks dos computadores a sério e muitas fábricas fecharam, não havia grande solução.
    Bom para o chromeOS, resta saber por quanto tempo vai durar.

  11. Telmo says:

    Errado, a notícia não deveria ser chrome os
    A notícia deveria ser, Linux em desktops ultrapassa o Mac OS em vez de Chrome OS que é um derivado do gentoo
    Logo Chrome OS é Linux
    Por isso é que Linux em desktops ultrapassou Mac OS devido aos cromebooks que usam Linux para desktop

  12. jorge says:

    O chrome OS vai ultrapassar o windows, vai chegar a uma altura em que o windows so ja vai equipar os surfaces, vai levar tempo mas vai acontecer.

    • SANDOKAN 1513 says:

      Vai dormir que o teu mal é sono ou então bebe água.Não dás uma pra caixa.O Windows,usado por biliões de pessoas em todo o mundo,ultrapassado por Chrome OS,por macOS ou por Linux ?? Vocês estão é bêbados. 😀

  13. SANDOKAN 1513 says:

    O Chrome OS ?? Não acredito.E com tanta gente usando portáteis e máquinas com o macOS instalados ?? Esta é boa.Um sistema operacional que só tem 11 anos e que passou um que já está a funcionar há 20 anos.Nunca na vida esperava esta. 😀 😀 😀

  14. jorge says:

    O black berry foi rei, surgiram outros foi uma vez, ja houve grandes empresas centenarias que foram ultrapassadas, os states foram numero one durante muitos anos, e hoje ja estao quase ultrapassados em quase tudo.

    • SANDOKAN 1513 says:

      Você não sabe o que diz.Tudo no mundo gira à volta dos Estados Unidos,a bem dizer.É a maior potência mundial.E irá sê-la sempre.

      • LR says:

        Sim, até ao dia em que aquele pais chamado China os ultrapasse e se torne na maior potência. Basta pensar que são eles que têm a maior parte da divida externa dos EUA. E também os que têm a maior reserva de dólares do mundo.
        Portugal também já foi uma das maiores potências do mundo. E, se não chegar, Inglaterra e Espanha também já o foram…

  15. IKAROS says:

    Uma curiosidade:
    Sabiam que os Chromebooks nascem com uma data de expiração em que perdem o suporte e atualizações?
    E alguns modelos à venda que já estão nas prateleiras há algum tempo, já estão com uma data de expiração de muito pouco tempo!

  16. António says:

    Não gosto de Microsoft, a maioria das suas estratégias falham redondamente, o Windows tem problemas, mas é o muito prático e completo, talvez devido à velhice!!

  17. Eduardo Jacob says:

    Mais uma vez venho intervir para chamar a atenção para a noticia completamente errada que aqui aparece. Espero não ser insultado por fazê-lo como também já tem sido habitual. Estive a ver o Link da noticia em: https://www.geekwire.com/2021/chromebooks-outsold-macs-worldwide-2020-cutting-windows-market-share/ e a noticia é bem clara: Parece que o ChromeOS ultrapassou o Mac em vendas de dispositivos em 2020. Apenas em 2020 nada mais. Nada se alterou a nivel das quotas de SOs a nivel mundial. Basta pesquisar no google: “OS market share desktop and laptops” para obter o resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.