Novas regras da Apple na Europa beneficiam concorrência e o Brave e o Firefox provam isso
Com a chegada do iOS 17.4 a Apple abriu as portas à concorrência e a muitas mudanças na Europa. Apesar de a maioria ter-se focado nas novas lojas de apps, uma das novidades é a possibilidade de trocar de browser. Isso parece estar a ser um sucesso e o Brave e o Firefox provam isso mesmo.
Regras da Apple ajudam concorrência como o Brave
Desde sempre que o Safari é o browser padrão no iOS e a Apple assim o queria manter. As mudanças que a DMA traz para a Europa mudam isso e os utilizadores podem agora escolher outro browser, dando ainda mais visibilidade a esta opção. Se antes já o podiam fazer, agora têm isso bem visível à sua frente e a pedir uma decisão.
Este movimento parece estar a ter um sucesso muito grande, segundo a informação que está a ser partilhada por muitos. As instalações de novos browsers no iOS cresce e o Safari deverá estar a perder utilizadores. Esta não é, naturalmente, uma informação partilhada pela Apple.
Quem primeiro chamou à atenção para este cenário foi o conhecido Brave. Numa partilha feita no X (ex-Twitter) a equipa deste browser relatou o crescimento de novas instalações. Esse número disparou assim que o novo ecrã de escolha passou a ser mostrado ao abrir o Safari pela primeira vez.
Why did Apple and Google make it hard to switch default browsers for so many years?
Because it's a powerful way to block competitors.
Just look at what happened to Brave installs on iPhone in the EU when Apple rolled out a new default browser choice screen on March 6th: pic.twitter.com/Wefz4mCHGi
— Brave Software (@brave) March 12, 2024
Firefox também ganhou muitos novos utilizadores
Tal como o Brave, também o Firefox viu um aumento muito importante no número de instalações no iOS nos últimos dias. A Mozilla relata que existiu um aumento de mais de 50% no número de utilizadores na Alemanha e um aumento de quase 30% em França. As declarações dos responsáveis mostram o empenho deste browser.
Apesar da conformidade aquém do ideal, a recente implementação do ecrã de escolha DMA é um passo promissor em direção a uma verdadeira concorrência online na UE... Ainda assim, há muito espaço para melhorias e continuaremos a lutar por uma web que coloca as pessoas acima dos lucros, prioriza a privacidade e é aberta e acessível a todos.
Com estas informações fica claro que a decisão de abrir o iOS a novos browser com a escolha do utilizador estará a ser um sucesso. Agora todos podem escolher o que querem usar e fazê-lo desde o primeiro momento de utilização da nova versão do iOS da Apple.
Eu continuo com o nativo, o Safari nem penso mudar.
Sou contra esta abertura!
+1
Eu acho qaté que deviam fechar a app store. Usavam-se apenas as apps feitas pela Apple . Seria o paraíso.
Nos pcs windows toda a usa gente usa chrome, nos dispositivos apple toda a gente usa safari em iphone e ipad e mesmo nos macs vale mais a pena o safari que o chrome. O brave n faz nada que os outros n facam, para que ocupar espaco no meu disco?
Olha que bom para ti também…. Pena é a tua generalização falhar por completo… Em todos os equipamentos uso o MS Edge… Todos, seja PC, seja MacBook, Iphone, Ipad ou android phone. Até o meu filho no seu tablet android tem MS Edge… logo todos usam a mesma coisa é a típica afirmação de quem não sabe do que fala… haja paciência
só para que saiba, o Edge usa a base chromium… é um hrome com outra cara, assim como muitos outros… disse bem, “é uma afirmação de quem não sabe do que fala”
Ainda bem para ti… sê feliz.. Ter liberdade de escolha sempre foi um problema! Viva a ditadura, a imposição! (espera, sabes o que é ironia certo?)
Mais do que tu aparentemente.
Olha este…Que diz que pelo facto de partilhar algo então é a mesma coisa… Há com cada calhau… Também deve dizer que os Mercedes que usam motor Renault não são Mercedes!?!
Existem um punhado de motores. Apple com o web it, Google com o chromium, Firefox com o gecko… Depois existem as apps por cima desses engines, maioritariamente sobre chromium, como o Chrome, o Edge, opera, entre outros
… Cada um oferecendo funcionalidades próprias…
Mas pronto… Cada um é como é…
Não fico surpreendido, mas para quem quiser consultar os testes de privacidade dos brownsers.
PrivacyTests.org
https://privacytests.org/
Um motivo pelo qual não tenho nada da Aplle, nem muita expetativa ou motivação em relação à Apple, é por causa do fanatismo subjecente à marca! Parecem uma seita religioso, não aceitam nada das outras marcas, nada que não seja Apple é bom. A Apple, certamente terá muitas coisas boas, mas não conheço nem compro devido a pensamentos tão convergentes em realação a tudo que seja Apple (…é logo o melhor!)…este comentário: «Eu continuo com o nativo, o Safari nem penso mudar. Sou contra esta abertura!» não é de um só utilizador, são quase todos! São tão intolerantes para com as outras marcas! Se a Microsoft não deixa desinstalar o Edge é abuso, só queria ver, se a Microsoft não permitisse outros browser, como os da Apple defendem para a sua marca, que não devia haver concorrência! O facto é que quando ela apareceu os browswr concorrentes upa upa, o que se passou? O Safari deixou de ser o melhor?
Sim, todos entendemos porque não compras nada Apple.
A malta da Apple é toda muita presunçosa. Já a malta android, é muito mais aberta e humilde.
Sabes, há muita gente que não compra iPhone pela mesma razão que tu. Problemas de consciência 😉
Sinceramente acho que a UE deveria obrigar a Apple a deixar instalar android no iPhone. Seria tudo mais aberto e a tua consciência ficava mais leve, caso comprasses um, claro.
Acho que a Microsoft já deixa desinstalar o Edge. Pelo menos foi o que eu li num artigo do Pedro Simões ainda aqui há pouco tempo.
Eu não percebo nada. Tanto me aparece a minha imagem do meu nickname num lado como no outro já não aparece. Mas que é isto ?? 😐
O Safari e mil vezes melhor que o brave ou chrome no ios, nem vale a pena mudar. Se querem bloquear ads instalem o adguard
portanto… a tua ideia melhor que a do outro é instalar 2 coisas para fazer o que uma só podia fazer… apple user logic…
A questão é que, no fim, atribui-se maior segurança ao Safari do que aos outros browsers, embora, pelo menos por enquanto, todos se baseiem também no Webkit.
Se os dois browsers do post já existiam e não foram mexidos, o aumento de alguns milhares nos downloads tem que se atribuir à curiosidade de experimentar. Experimentar e passar a “novo utilizador” não é bem o mesmo.
Depende o que entenderes por “segurança” pois já é mais que comprovado que Safari não é mais seguro que Chrome ou Firefox.
Olha por exemplo quando foi o IndexDB leak (um site conseguia obter informações dos outros sites abertos pelo utilizador)… a Apple demorou MESES a corrigir porque teve que ser por OS update. No Chrome uma falha é corrigido rapidamente e o update sai semanalmente… O que interpretas por “segurança”? Porque embora que a Apple o diga, nem sempre faz algo pela segurança do utilizador…
A Apple tem lançado updates para corrigir – uma única – vulnerabilidade do IOS quando é necessário, que chegam rapidamente a maior parte dos utilizadores. Também lança updates apenas do Safari. Depende da vulnerabilidade em questão.
Nem vale a pena mudarem!!