Epic ganha apoio da Microsoft contra a Apple, mas não estamos a falar de comissões!
A batalha que coloca frente a frente a Epic Games e a Apple parece não estar próxima da resolução. As duas empresas esgrimem os seus argumentos e tudo aponta para que só seja resolvido nos tribunais. Contudo, além das comissões, há algo mais neste diferendo entre as duas empresas. Nesse sentido, porque toca diretamente à Microsoft, a empresa proprietária da Xbox veio ao terreno defender a Epic.
Conforme vimos, a Epic quis contornar as regras da Apple e foi penalizada. Viu assim o Fortnite fora da App Store. Além disso, a empresa de Cupertino fechou o acesso a ferramentas importante para os programadores. É aí que toca nos interesses da Microsoft.
Microsoft ao lado da Epic Games contra a Apple
A luta da Epic Games, a criadora do Fortnite, contra a Apple parece que não está a perder força. Esta editora de jogos tem um processo a decorrer em tribunal e anda por isso a tentar recolher aliados. Assim, como foi dado a conhecer, a empresa tentou juntar outras empresas contra a Apple, e até conseguiu receber um ténue apoio do Spotify. No entanto, quem avançou foi a Microsoft.
Phil Spencer, responsável da Microsoft Gaming, tomou a posição de defender a Epic Games. Este apoio surgiu na forma de uma declaração de apoio em tribunal.
Today we filed a statement in support of Epic's request to keep access to the Apple SDK for its Unreal Engine. Ensuring that Epic has access to the latest Apple technology is the right thing for gamer developers & gamers https://t.co/72bLdDkvUx
— Phil Spencer (@XboxP3) August 23, 2020
Microsoft perde com bloqueio ao Unreal Engine
Segundo o que a Microsoft revelou, é seu entendimento que a proibição de acesso às ferramentas de desenvolvimento é prejudicial. Esta limitação poderá ter um impacto negativo na indústria dos jogos como um todo.
Em concreto, terá um grande impacto no desenvolvimento do Unreal Engine, da Epic Games. Este é usado por muitos programadores e criadores de jogos quando desenvolvem as suas propostas para os títulos que correm no iOS e no iPhone.
Forza Street estará em risco com Epic fora da App Store
A própria Microsoft sente-se lesada neste processo e tomada de posição da Apple. Ao bloquear o acesso a todas as ferramentas de programação à Epic Games, a Microsoft fica com problema com o seu jogo Forza Street.
Contudo, a Microsoft nada falou sobre as taxas. Aliás, a empresa pratica os mesmos 30% de comissões na sua loja Xbox, e seguramente que não quer ver a sua parcela diminuída.
Este artigo tem mais de um ano
Há que saber separar as coisas, neste momento são dois assuntos:
1 – O ataque da EPIC à Apple (a resposta da Apple foi automatizada e seria igual se tivesse sido eu a fazer o que a EPIC fez) em que a EPIC quebrou contrato.
2 – A resposta da Apple, em que vai cortar o Unreal Engine só porque sim, como se fosse uma decisão puramente estratégica.
A Microsoft apoia o 2º ponto, e está a ver é que vai perder imenso mercado e dinheiro e ter que processar a EPIC por gestão danosa caso isto se confirme.
É que a verdadeira gravidade disto tudo, é que não vai ser só a Microsoft a processar a EPIC, vão ser dezenas de milhares de developers que de repente perderam metade (ou mais pois muitas apps só há para iOS, logo perderiam a totalidade do seu negócio) do mercado, e consequente revenue, porque o CEO da EPIC decidiu quebrar o contrato que assinou e que lhe gerou biliões de dólares de LUCRO. Eu também gostava de não pagar tantos impostos ao Estado, mas se não o fizer estou a quebrar as regras. Sei disso então cumpro as regras, e eu tenho problemas de dinheiro, a EPIC não tem qualquer problema de dinheiro.
Do ponto de vista legal o 1º ponto foi um tiro nos pés, um contrato é um contrato em qualquer parte do mundo. O 2º ponto é o que há espaço para se safarem, pois a Apple quer banir a Unreal Engine só porque sim. A questão é que 40% da EPIC é detida pela Tencent, a maior empresa de jogos do mundo com receitas anuais a chegar aos 380 biliões e um gigante Chinês, com a administração Trump vamos lá ver como isto vai ser.
Onde é que tu vês que a Apple quer banir o Unreal Engine??
A Apple apenas está a fazer o que está nos acordos. A Epic quebrou várias regras, como tal deixa de fazer parte do programa de apoio da Apple. O que acontece ao Unreal Engine é apenas uma das consequências da perda de acesso ao programa de apoio da Apple.
Não impede a Epic de continuar a desenvolver o Unreal Engine, deixa é de ter apoio da Apple.
Depois de ter lido um excerto de um e-mail onde a EPIC indica que pretende ter “acesso igual às funcionalidades subjacentes do sistema operativo para a instalação de software”, quero mais é que eles se desintegrem.
E ainda por cima com o apoio da Microsoft, a quem não perdoo o desaparecimento do Windows 10 Mobile, então quero mesmo que desapareçam dos anais da história.
Esse é o verdadeiro problema da Apple, o abrir a porta ao iOS, e eu acho muito bem que não o façam. A Epic pode ir dar uma volta ao bilhar grande. O verdadeiro motivo da Epic por seu lado é o acesso root ao iOS para vender as aplicações na sua loja, depois de ter estado uma década sobre as regras da loja, as quais eles concordaram e assinaram o contrato. A Microsoft, bom é a Microsoft que se sabe, a loja que tem vale o que vale, as fisicas vão-se esfumar, a mobile já se foi, and so on…
só resta a microsoft ser a próxima empresa de 2 trilhões de dolares, com azure e etc… fazer o que né, a microsoft bom, é a microsoft.(como vc bem disse)
A verdade é uma o CEO da EPIC vai ser despedido, quis ganhar uns milhares e vai acabar dando uns milhões de prejuízo.
Imagino a facturação que vão perder em Android e iOS, foi um verdadeiro tiro no pê, não sei como empresas que ganham milhões tem coragem de tentar esquemas com a Apple e Google claro que ia dar merd@!
Vai ser despedido por quem? Por ele próprio? xD
O Steve Jobs foi despedido da Apple, para depois voltar.
A Apple está cotada na bolsa, tem de responder perante os acionistas. A Epic é privada cujo CEO (Tim Sweeney) é o dono e o maior shareholder. Ninguém na empresa tem o poder de o despedir.
1 – A Apple fechar a porta aos programadores é um tiro no pé pois eles iram usar outro que não seja o Unreal.
2 – A Apple comprou uma guerra com os gigantes da industria dos jogos que usem o motor Unreal.
3 – A Epic fazer-se de virgem ofendida quando na verdade é uma prostituta.
4 – Não gosto da Apple, não morro de amores pela Mirasoft como também não gosto da Epic mas isto também têm implicações no Linux.
fica aqui o link com a troca de emails entre a epic e a apple: https://cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21807251/epic_apple_emails.pdf
Estes emails ajudam a perceber bem a dimensão do assunto.
Tirando a situação da Epic com com apple e sabendo que o apoio de outras empresas é por outros motivos (Microsoft /xcloud), a Apple pode vir a sofrer pressão de outras empresa e consumidores.
Não conheço ninguém que tem iPhone e joga fortinaite no tlm, mas se alguém utilizava a App deve estar fulo da vida.
Quem tem um iPhone e o game pass ultimate vai quer ter o xcloud. O mesmo se aplica com o stadia da Google.
Sel que tudo se resume a dinheiro mas vamos acompanhar o desenrolar do processo.
Nota: Os pertencentes ao Big 5 (Amazon, Facebook, Google, Microsoft, Apple) são concorrentes, cliente uns dos outros e parceiros em alguns produtos/serviços
A Apple teve razao, os contratos ha que ser respeitados, quem nao respeitou foi a Epic, agora é ela que sofre.
Isto é o mesmo de ires para uma casa alugada e fazeres sub-arrendamento… Depois queixares-te que o teu senhoria descobriu e mandou tudo po olho da rua.
Querem utilizar as stores? Paguem! As plataformas nao nasceram do 0 e há demasiadas pessoas que tem de receber o seu ao fim do mes.
Quem apoia que deveria ser de borla, são os hipocritas da net. Os badboys que nao pagam pelas apps, mas que reclamam quando o seu joguinho favorito é descontinuado, tudo porque a malta acha que o programador/empresa “já recebem bem” e vai ao pirata.
O Tuga(Eu incluindo, porque quando posso faço o mesmo) é mesmo triste… Reclama das taxas altissimas, mas mesmo que fosse pa pagar 5%, iriam sempre ao pirata. E é por isso que nos Tugas somos pequeninos, pois dinheiro pa droga e pa bola há, mas pas coisas “importantes” já é muito caro e há crise.
#HipocritasDaNet
O sub-arrendamento é legal e o senhorio não tem nada que despejar as pessoas.
A questão é que para a Apple está a haver 2 pesos e 2 medidas:
– A questão da AppStore, única loja disponível no iOS, enquanto que a Google foi proibida de fazer o mesmo no Android.
– A questão da Amazon estar a pagar apenas 15% de IAPs no iOS, enquanto que todos os outros pagam os 30%.
Repara, a Google licencia o Android a vários fabricantes de hardware (telemóveis), não existe mais nenhum com iOS senão o iPhone concebido pela Apple, assim com o Mac, Apple Watch, Tv, iPad. Percebem a diferença?
A Google não foi proibida, simplesmente não implementou uma solução que o permitisse fazer! Já a Microsoft no seu sistema móvel implementou uma loja única apesar de ter vários fabricantes.
A somar a isso, entre a Google e a Apple há uma diferença enorme, a Apple fornece um produto completo integrado ao consumidor. A Google fornece um software a fabricantes. Esta diferença implica requisitos legais muito distintos também.
Se o senhorio não autorizar o sub-arrendamento não é legal. E perante a ilegalidade pode romper contratos e podes ser despejado
Não estamos a falar de comissões porque o caso em análise não tem a ver com as comissões.
Os tugas é que têm a mania dos mega-processos, que depois se arrastam literalmente durante décadas, mas nos EUA é normal haver mini-processos para decidir partes específicas de questões e que são decididos em poucos dias.
Mas lá chegará, e como a Microsoft também quer ter o xCloud com streaming de jogos no iOS e quer deixar de pagar 30% de comissão sobre as assinaturas do Microsoft 365, uma aposta certa é que também tomará o lado da Epic nessa altura.
Sim, pode ser que assim acabem as taxas em todas as plataformas, aliás até podiam fechar todas, os devs passavam a vender no seu site e cobravam bem mais barato, como antigamente, onde o software era do mais barato, ou talvez não?! Agora tou na dúvida? Photoshop a 1000€ ou mais, Corel perto dos 700€, sei lá Windows a 100€ Office… mas podemos recorrer ao pirata, pelas lojas não oficiais tipo torrent.
Se a Microsoft mostrar essa posição que advogas rapidamente será mostrada como hipócrita já que quereria algo que não dá numa das suas plataformas…