Mas não foi a Google? Apple reclama novidade criada no Android para o iMessage
A Google tem tentado criar um sistema que integre as mensagens em todos os sistemas móveis, incluindo o iMessage da Apple. Este não tem sido um processo simples, até porque estará sozinha neste processo e sem qualquer interesse da concorrência.
Com algumas novidades nesta área, há agora uma nova questão. A Apple apresentou uma destas novidades como uma melhoria que colocou no iOS 16, sendo na verdade uma criação da Google para o Android. A gigante de Cupertino está assim a apropriar-se desta ideia da gigante das pesquisas.
A Google tem procurado convencer a Apple a adotar o RCS como o seu protocolo de mensagens para o iOS e outros dos seus sistemas. Com o iMessage já presente e aceite por quase todos os seus utilizadores isso não tem criado interesse, mantendo assim a exclusividade.
Ainda assim, a Google tem procurado manter estes dois sistemas a comunicar e criou por isso a possibilidade de ter as reações do iMessage nas suas mensagens. Este é anda um processo que decorre, mas que estará já acessível e quase terminado.
Apple is literally listing the SMS tapback emojis that Google had to hard code into Google messages as an iOS 16 feature.. whathttps://t.co/XoomBur1AF pic.twitter.com/2sSrBI9lEY
— David ImeI (@DurvidImel) September 28, 2022
A Apple não teve qualquer parte neste processo, mas agora está a reclamar para si a criação desta novidade. Apresenta nas novidades do iOS 16 este ponto e assume-o como sendo seu, algo que se sabe não ser verdade.
Converter os Tapbacks, as reações do iMessages, para os emojis no Android foi um trabalho exclusivo da Google para o seu cliente de mensagens do seu sistema. Esta não é ainda uma funcionalidade acessível a outros clientes e como tal é ainda um exclusivo para alguns.
Uma possibilidade que está a ser avançada é que a equipa da Apple confundiu as funcionalidades e cometeu um erro. A Apple tem uma novidade, mas aplica-se aos grupos de mensagens, com vários sistemas. Nestes as reações passam a ser enviadas como SMS.
Não se percebe como a Apple apresentou esta informação, sabendo bem que a sua criação não é sua responsabilidade. Este é exclusivamente um trabalho da Google para as mensagens no Android, numa tentativa de integrar de fora mais natural com o iMessage.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Apple
Só vejo listado como uma nova feature do iOS, não vejo nada a dizer que é exclusivo ou que foram eles que inventaram.
Cheira-me a drama queens.
Tem que se falar de alguma coisa
“Nova feature do IOS” isso diz tudo.
“Nova feature da Google para IOS” já seria melhor e daria crédito aos criadores 😉
Como se diz “feature” em português?
Funcionalidade?
Mas também pode ser “melhoria”
Lol.. lógica da batata, tens milhares de features que são desenvolvidas por terceiros, de ideias de terceiros ou simplesmente com patentes de terceiros, era bonito se tivessem de fazer publicidade a todos.
Era como ser lançado um telemóvel com lanterna e ter de dizer que é uma nova feature inventada pelo Zé Manel.
Bom senso precisa-se.
Mas todos já sabemos, com a excepção do Victor, que “tudo o que a Apple faz é inovador” .
Não percebo também o drama, é mais uma novidade da Apple.
É o mesmo que a yamaha, que só fábrica motociclos, um dia apresentar um carro.
É uma mega novidade, etc…
Não quer dizer que seja nenhuma novidade a nível mundial, apenas só que é uma novidade da marca.
É isso que a Apple faz, e tem razão é novidade no sistema deles/marca.
Só os que comem gelados com a testa dizem que a Apple não inova. Porque basta ver que a Apple é das empresas que mais impulsiona e puxa pela inovação. Há muitos exemplos, como os seus SoCs que são os mais rápidos e com técnicas de fabrico únicas no segmento dos smartphones e tablets, que estão a mudar mesmo o segmento dos computadores pessoais. Isto é inovação.
Depois, o trazer para o mercado comunicações por satélite acessíveis a todos é uma inovação. Ninguém tem um sistema como o da Apple. 😉
Depois, o sistema de Deteção de acidentes estar disponível num smartphone e smartwatch. Inovador, ninguém tem está tecnologias em simultâneo nestes dois dispositivos 😉
O facto de ter puxado pelo mercado e removido o slot SIM é também é puxar pela inovação. Obriga o mercado a evoluir e deixar para trás um dinossauro das comunicações móveis. Nos EUA deixou de ser vendido o iPhone 14 com este slot. É ou não puxar pela inovação? Pois claro que sim 😉
Todos os anos traz um Apple Watch com algo mais e é líder deste mercado desde… sempre. Desde que tem um produto neste mercado. Trouxe os sensores cardíacos, trouxe o ECG, e trouxe até hoje muitos sensores incríveis (como o detetor de quedas) para um smartwatch. É ou não inovação? 😉
Repara, até hoje e já la vão 12 anos, o iPad é líder de mercado. Queres mais inovação que essa num segmento onde há “paletas” de hipotéticos concorrentes? 😀 inovação.
No que toca, por exemplo, aos Macs, a Apple tem o seu próprio sistema operativo, continua a trazer a este inúmeras melhorias e é hoje um sistema muito seguro e poderoso. Tem inúmeras inovações no seu modo de operar em conjunto, por exemplo, com outros Macs, iPads ou mesmo o iPhone. Há uns anos que não precisas, por exemplo, de cabos para ter o iPhone sincronizado e acessível através de um Mac.
Uma inovação é também ter bom software. É muito bom software e as suas lojas, que são uma inovação desde o tempo da iTunes Store, estão espalhadas por todos os dispositivos, do iPhone até à Apple TV. Ninguém tem isso. Não é inovar?
Recuando ao passado recente, podemos falar no impulso ao mercado dos auscultadores sem fios. Sim foi a Apple que deu o primeiro passo para termos um mercado com muita e boa oferta de auscultadores sem fios. Ao remover primeiro a porta 3,5mm e depois a oferta dos auscultadores. Hoje consegues ter muita coisa boa. Isso não foi puxar pela inovação? 😉
Por fim o que a Apple consegue é ter a sua oferta e ter a dos seus melhores parceiros, como a Microsoft, Google, Adobe, Corel, e tantas outras dentro doses ecossistema. Isso sim é o topo da inovação ter o melhor dos dois mundos dentro do seu ecossistema.
“Aaa e tal a Google fez isto é aquilo….” Certo, mas a Google oferece isso dentro do ecossistema Apple. 😀 la está o melhor domados mundos.
Acho que já percebeste o quanto certos discursos são desprovido de inteligência. De conhecimento, de factos. Não vale a pena ir mais lá atrás. Se perceberem até aqui, já está bom.
Bom fim de semana. 😉
Já no tempo da outra senhora foram aos laboratórios da Xerox roubar o conceito do Mouse moderno e dizer q tinham sido eles q o inventaram.
Ya, isso falou-se sim! Bem lembrado. Mas (vamos a factos e não a mitos) a verdade diz-nos que “o rato, como periférico de entrada, juntou-se ao teclado como auxiliar no processo de introdução de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato, tem como função movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã (preferencialmente do computador). Foi criado pela Xerox, mas somente se tornou um produto comercializado com a Apple.”
Portanto, quem transformou o rato num produto usável, real, foi a Apple. Mas não deixa de haver uma ligação comercial entre a Xerox e a Apple. Contudo, temos de recuar mais no tempo 😉 até para também podermos aprender um pouco. E é isso que importa.
O conceito de rato, embora tenha sido inventado por Bill English, a sua patente pertence a Douglas Engelbart. Podes ir saber mais sobre a invenção se procurares a patente n. 3.541.541, registada nos Estados Unidos em 1970.
Segundo reza a história, Engelbart apresentou este periférico pela primeira vez no dia 9 de dezembro de 1968 denominando-o de “XY Position Indicator For A Display System”. Não era mais que uma pequena caixa de madeira com apenas um botão. Esta invenção de Engelbart, contudo, ficou sem muita utilização devido à falta de necessidade de tal dispositivo: afinal, a maioria dos computadores utilizava apenas textos sem cursores no ecrã.
A partir da primeira metade da década de 80, mais precisamente em 1983, a Apple passou a utilizar o rato como dispositivo apontador nos seus computadores Apple Lisa. Desde lá para cá, o periférico tornou-se parte integrante dos atuais PCs.O Windows da Microsoft foi criado à volta dele e navegar na internet seria impossível sem um rato. Pode-se dizer que, a partir do lançamento do Windows 3.1, em abril de 1992, o lugar do rato estava assegurado.
Em grosso modo e em jeito de resumo, não foi a Xerox que inventou o rato, não foi a Apple que inventou o rato, mas foi a Apple que transformou a invenção num produto. Inovou numa área muito interessante.
Lá está, tens um bocado da história da Apple na tua mão, sempre que agarras num rato 😉
Continuam com essa história! A Apple pagou à Xerox e houve licenciamentos de tecnologia.
😀 gostam de um bom enredo. Mas eu gosto que coloquem essas dúvidas quase existenciais, permite esclarecer, informar e deixar um pouco de história. Isso é muito interessante. Aposto que o Jsim não volta a ter a mesma dúvida.
Havia um (ainda hoje inventa coisas engraçadas) que passava a vida a dizer que gostava de ver o iOS com o ecrã dividido num iPhone a fazer multitasking. Disse-lhe uma vez que isso é possível e que há aplicações de terceiros para tal (até lhe dei um link de um artigo com isso)…. até hoje nunca mais usou esse argumento. Lá está, muitas vezes é a falta de conhecimento e por isso é que é importante esclarecer.
Faltou a famosa frase do Jobs “good artists copy, great artists steal”. A Apple pegou no conceito do rato e transformou-o e-mail algo seu que hoje ninguém vive sem.
Mas não é novidade a apropriação de tecnologias, conceitos e ideias por parte da Apple? Isso já não é de agora nem novidade, sendo que também já não é notícia.
Ao que parece as coisas não serão bem assim:
https://www.droid-life.com/2022/09/29/apple-tries-its-own-fix-for-android-message-reactions-causes-confusion/
Resumindo:
– A Apple criou reações no iMessage para iOS
– A Google está a desenvolver para o Android reações às reações enviadas do iMessage
– A Apple está a criar reações, a enviar por SMS, multiplataforma, de modo a que reações enviadas por iMessage possa ser vistas noutros sistemas, entre eles o Android.
Conclusão n.º 1: A Apple não está a querer receber os créditos pelo sistema criado pela Google – está a desenvolver o seu.
Conclusão n.º 2: Tudo isto está a gerar uma trapalhada que não vale o papel em que é escrita.
– Conclusão n.º 3: Está a seu usado pela Google e pelos que defendem que a APPle devia adotar o RCS no iMessage, mas que não adota não se sabe porquê (além de querer o iMessage como sistema fechado e exclusivo).