PplWare Mobile

Será possível? macOS tem mais malware que o Windows pela primeira vez na história


Fonte: Malwarebytes

Autor: Pedro Simões


  1. Cortano says:

    “O macOS sempre foi considerado um sistema mais seguro que o Windows e com as medidas necessárias para proteger os seus utilizadores. ”

    A razão sempre for a mesma, pouco market share.
    Isso criou essa falsa segurança.

    • Vítor M. says:

      Mas não tenhas dúvida que é um sistema operativo mais seguro. São raros os casos de um utilizador que tenha instalado um antivírus e que sem ele tenha problemas. Uma coisa é o malware encontrado para… outra coisa é o malware efetivamente em ação. Não tens hipótese, é muito seguro o macOS.

      • Samuel MG says:

        Mais seguro que o MacOS é o Linux (não o android).

      • Cortano says:

        por isso é que o MacOS nos eventos de hacking é o 1º sistema a cair?

        • Vítor M. says:

          A ser que seja aí (mas mesmo assim por norma são ataques específicos de peritos, que estudam a vulnerabilidade existem no Safari, ataques impossíveis para o comum dos fabricantes de malware que do nada criam malware para Windows), porque no dia a dia, as técnicas mais simples que afetam o Windows, não afetam os utilizadores do macOS. E sim, tu tens problemas de segurança que não existem no macOS. Se por acaso conhecesses o sistema operativo da Apple sabias que estás errado. Calma, não estou a dizer que o macOS é melhor que o Windows, estou a dizer que é muito mais seguro e prático, moderno e eficaz. Mas não é melhor que o Windows.

          • Celso R says:

            LOL!

            Na tua perspectiva o macOS “é muito mais seguro e prático, moderno e eficaz”, mas não é melhor que o Windows.

            Então o Windows é melhor em quê?

          • António says:

            De prático não tem nada.
            É pops up por todo o lado a pedir autorizações. Até para um programa ler uma pasta…

          • Vítor M. says:

            Um pop up? Tu sabes o que estás a dizer? 😀 são estas opiniões que mostram logo que desconheces totalmente o SO, qual pop up?

      • Tiago Sousa says:

        Eu não uso anti virus há mais de uma década, sem qualquer problema até hoje.
        O MacOS tem anti-virus e sistema antimalware integrados no próprio sistema, sem que o utilizador saiba. Assim como qualquer OS recente.
        Não tens hipótese é usar argumentos tirados da cartola como este como verdades absolutas e ainda inventar uns factos (falsos) pelo caminho.
        A única verdade absoluta é que o MacOS só era “seguro” porque “não era atacado”. Tão simples como isto. A partir do momento em que o começou a ser está a ver-se que afinal a parede de betão armado não passa de contra-placado.

        • Pedro Reinel says:

          Essa é que é essa.

        • ovingadorortográfico says:

          Eu tambem não uso anti virus no windows há mais de uma década e nunca tive qualquer problema. Aliás, eu e mais três pc´s que estão comigo e que funcionam diariamente ligados à rede. A maior segurança de um qualquer sistema está no artista que lhe mexe, não concordas ?

      • Celso R says:

        “é muito seguro o macOS”

        Porquê? Uma declaração absoluta deste género convém justificar…

      • xone says:

        Como pareces ser expert nisto, não te importas de justificar essas afirmações mas com argumentos técnicos?
        O Kernel como está projectado? Quais as diferenças para Linux ou FreeBSD?
        Como correm os processos? Em que namespace? Qual a diferença entre abrir um pdf, uma jpeg ou outros formatos de ficheiros e por exemplo no Windows, Linux ou FreeBSD?
        Quais as diferentes medidas implementadas para protecção da stack?
        Como bom expert, deves saber isto de cor. Não te importas de partilhar o teu vasto conhecimento técnico?

      • qwerty says:

        se calhar porque ninguem queria saber de macos, não era o foco das atenções, e os poucos que usavam isso era para trabalho, não andavam a inventar em descarregar torrents etc, no windows, se não andares a pisar a linha, também não apanhas malwares mesmo sem antivirus! eu nunca me apareceu nenhum virus no pc, se quero inventar faço em máquinas virtuais. agora os macs estão na moda, começam a ser cobiçados por pessoas mais mal intencionadas! se realmente se começar a ser desejado pelos hackers, podes ter a certeza que rapidamente esses números acima vão subir exponencialmente!
        ao se estar na sombra da bananeira por tantos anos, nem sempre é bom, windows, tem se estado a fortalecer cada vez mais, tal como android, é a mesma história! ios basta entrar em certos sites para se ter acesso completo a todo o sistema, android 10 é o sistema mais seguro existente!

        • Vítor M. says:

          Provavelmente, ou então não. Até porque no mercado americano a penetração do macOS é grande, mesmo ao nível escolar existe um bom parque de Mac. A raiz de construção do macOS é que é robusta, aliás, a própria Microsoft está a caminhar para isso mesmo, trazer Linux para dentro do seu SO, coisa que a Apple fez…desde sempre com o XNU… vai daí que quer o macOS quer o iOS são sistemas muito seguros, os mais seguros do ponto de vista do utilizador, do ponto de vista de tudo que gravita no seu ecossistema. E, claro, gozam da característica do criador ser o mesmo e ter o controlo de toda a extensão da plataforma. Portanto, nem o Windows tem tanta segurança como o macOS (embora que o Windows é o melhor sistema operativo do mundo), nem o Android é tão robusto e funcional como o iOS (embora o Android seja o mais utilizado no mundo), Se juntares macOS e iOS… então tens o melhor dos dois mundos. Um sistema operativo seguro, inovador para o desktop ou portátil (mas que não é tão tentacular como o Windows) e um sistema operativo móvel, o iOS, que é o melhor dado que é equipado pela Apple, pela Google e pela Microsoft. Nenhum outro tem estes 3 developers juntos com tantas apps e serviços.

          • qwerty says:

            por isso mesmo vocês são tão imparciais e tendenciosos, não? todas as semanas N artigos para abandonar-mos windows, aquando o lançamento de iphones, montes de posts pré e pós lançamento, ontem saiu o Samsung Galaxy S20 e nem 1 artigo! saem montes de problemas relacionados com a apple e nem um único artigo e se vos mandamos as sugestões de artigo, somos bloqueados, e quando fazem artigos dos problemas, fazem um romance para suavizar a coisa, enquanto que nos outros sistemas é o fim do mundo… não há que julgar, cada um gosta do que gosta, apenas há que admitir…

    • Joao says:

      La estão os chorões do costume. Fala-se em Apple e parecem tainhas atrás da minhoca. Que gente triste. Babam-se na Worten a mexer nos macs mas dizem mal porque em cima da mesa não têm um. É só por isto porque são os mesmos que andam nas notícias do windows a berrar por causa das atualizações.

      Cresçam páh!!!

    • Danilo says:

      Se fosse como o Linux isso dificilmente aconteceriam, mas preferem fechar o código pra si e usar o sistema a la Windows, como admin. Nada melhor…

  2. MJSantosLX says:

    Negacionistas em 3… 2… 1…

  3. whatever says:

    This is definitely the end of times :/

  4. Antonio says:

    “Nenhuma informação está segura independentemente do tipo de segurança electrónica empregue. O risco é sempre humano” – Kevin Mitnick

  5. Eu says:

    Não digam asneiras por favor!!!
    Qualquer fanboy de QUALQUER sistema sabe que não existem falhas/buracos/portas abertas, nos sistemas!
    Como também sabem que nos processadores e outros hardwares não existem o mesmo.
    Se querem confirmar basta ver o site:
    https://nvd.nist.gov/
    σαρκασμός 😀

  6. Carlos says:

    Se usarmos um Mac para fazer o que muita malta faz com os PC’s vai haver problemas.

  7. Gaspar Oliveira says:

    Muito conveniente, a Malwarebytes no mundo macos deve ter poucos clientes, nada melhor que tentar criar o pánico.

  8. Miguel says:

    Maços será sempre mais seguro que Windows como iOS sempre será mais seguro que Android. São factos indestrutíveis que perdurarão verdadeiros por muito que digam o contrario

  9. andy says:

    Julgo o problema é de haver cada vez mais pirataria para mac, a mão de semear e de fácil instalação, tais como adobes, final cut, Native Instruments, etc…. Não há almoços gratis……..

  10. Paulo Silva says:

    Trabalho com MacOS há mais de 30 anos, neste período apenas encontrei 3 macs infectados com malware/virus, por isso considero que o MacOS é muito mais seguro de que o Windows, enquanto que em Windows… bem … não é todas as semanas, mas quase…. digam o que quiserem

  11. Fulano says:

    Há anos que isto não é novidade… Apenas se criou o “mito” da segurança, e a malta acreditou.

  12. ovingadorortográfico says:

    A segurança está ali mesmo à vista de todos: o utilizador. Seja qual for o sistema. Tudo o resto são mitos.

  13. Renato Nismo says:

    quem diz que prefere ios ou macos por causa de segurança.. isso significa gentes leigas que não querem andar acauteladas e acreditam que máquinas protegem tudo por eles.

  14. Hugo Sousa says:

    Venho a dizer isto há anos e falo com experiência de trabalho em desenvolvimento para ios e macos a cerca de 10 anos.
    Tenho MacBook que a empresa me deu e iPhone. Mas apenas os uso como tester…
    Em casa uso window 10 e Android…
    Isto para vos dizer o quê…
    Os anos que digo isto.. No dia em que façam 25% dos vírus que fazem para Windows e Android a Apple vai a vida…
    Isso que não ha vírus no mac é treta.. Não havia porque poucos utilizavam e porque quem desenvolve vírus querer que eles afectem o máximo dw pessoas..
    Pela minha experiência, só um aficionado que não saiba nada do que está poe baixo da carcaça e que compra e utiliza produtos da Apple… É bonito é…É funcional? Depende dos gostos… Como trabalho diariamente ja m habituei.. Apesar de achar o Windows mais prático…
    É seguro.? Loll deve ser uma piada… Até um ubuntu é mais seguro que eles…
    Segurança muito fraca, porquê? Porque criaram esse marketing que é seguro que se esqueceram de continuar a investir em segurança… A chamada sombra da bananeira.
    Mas continuem a comprar porque eu preciso de ganhar dinheiro… Fun boys.

  15. Roni says:

    Estamos falando da Apple, é praticamente uma religião.
    Não tem isso, é impossível.
    O problema está entre o teclado e a cadeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.