PplWare Mobile

Descubra quantos ciclos tem a bateria do seu MacBook

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. JF says:

    E para Windows, há alguma forma de saber?

    • flavio says:

      Batterycare. Mas só contabiliza a partir do momento em que instalas o programa

      • JF says:

        Pois esse já uso, mas não desde o inicio. Terá de ser por estimativa.
        Pelo que encontrei no windows 8 é possível saber através do comando: powercfg /batteryreport , mas no 7 não funciona.

  2. Henrique says:

    Ha algum PC com uma bateria como aquela?

    • Bruno says:

      Sabes que não sao so as baterias do mac que duram tanto certo?
      Eu sou utilizador mac pro e posso te dizer que no meu local de trabalho tem um vaio que dura mais 40 minutos que o meu mac…

      • R!cardo says:

        Samsung QX510 tem bateria para 7horas

      • Paulo says:

        Essa é boa “dura mais 40 minutos”…

        Como se os portáteis tivessem sempre a mesma duração de bateria, não interessa o uso nem nada, sempre certinho!

        • Bruno says:

          Ler e enviar mails, e utilização do Word, só e apenas.
          Obviamente, depende de muitos fatores, foi so uma curiosidade…

          Alem de que, sempre achei que os mac nesse aspecto fossem bastante superiores em relaçao a concorrência, e de facto são

    • Paulo says:

      Porquê perguntas isso?
      E a bateria de um macbook pro 13 retina, de 2013, com 361 ciclos dar o berro, achas normal?

      • Paulo says:

        Se deu o berro com menos de 1000 ciclos a Apple, ao contrário de qualquer outra marca (“a culpa é sua”), substituí gratuitamente.

        Achas normal?

        • Paulo says:

          Mas não substitui coisíssima nenhuma, pois já passaram os dois anos de bateria. Orçamento: 510 euros. Um absurdo para uma bateria.

          • Fábio says:

            Esse orçamento é para a substituição de toda a parte superior, ou seja, teclado, chassi e bateria. Isto porque a bateria está “fundida” no chassi. E é sempre substituído esse módulo.

          • Jorge Carvalho says:

            Não pode ser. No máximo 190€. Alguem esta a enganar-te bem ..

  3. flavio says:

    Em 5 anos só 146 ciclos? Isso anda sempre ligado à corrente? Eu demoro meio ano para fazer o mesmo número de ciclos

  4. EC says:

    O meu MBP também é de 2011 e tenho 580 ciclos. Os teus 146 não é nada!

    • Vítor M. says:

      Verdade, é máquina para mais 5 com alta performance. 😉

      • Marco says:

        Mais 5, mas não será com muitas mais versões do MAC OS. Em principio teremos direito à próxima versão 10.12, mas não sei se teremos à 10.13 ou será já a Mac OS 11?

        • Tomás says:

          Não há nenhuma razão em especial para esperar que não venha a ter o 10.13. Repara que o 10.11 corre em MacBook Pro’s de 2007

          • Marco says:

            sim, mas a lista de produtos vintage já chega ao ano de 2009. No proximo ano qd sair a lista deverá contemplar o ano de 2011.

          • Tomás says:

            A lista de produtos vintage não tem nada a ver com suporte do sistema operativo, é para serviços de reparação de hardware.
            Para veres como não tem nada a ver, a seguir a tua lógica os Macbook Pro e iMac de 2007 nunca teriam tido suporte para o El Capitan, ou em sentido inverso teria havido suporte para sistemas mais recentes para alguns computadores de 2007 e 2008, coisa que não tiveram.

        • Vítor M. says:

          Poderá ainda haver mais uma versão. Mas mesmo assim… 5 anos com esta a funcionar… não deveremos perder muito 😉

    • sómaisum says:

      O meu MBP de 2010 tem 2543 ciclos, e ainda dura! (ok, 4 horas só em browser, ou umas 2.30 a trabalhar a fundo em Illustrator/Photoshop, vs as 9h que durava em 2010 só em browser ahah)

  5. Andre says:

    O meu MBP também de 2011 está com 1382, condição normal. É para me preocupar? O que devo esperar?

    • Vítor M. says:

      Como referimos, recomendamos que sejam substituídas, mas isso depois vai de cada um. Uma vez atingidos os ciclos, a bateria deixa de ter a capacidade de armazenar a energia e ter a performance esperada.

      • flavio says:

        Se não me engano, é a Apple que diz que aquando estes 1000 ciclos, a bateria estará a cerca de 80 % da capacidade, ou seja, com o tempo, o que vai acontecendo é que a bateria cada vez vai durando menos. Se estás satisfeito com a duração atual e não tens qualquer tipo de aviso, é continuar a usar

        • Vítor M. says:

          Exacto. Vai perdendo mas se satisfizer as necessidades… pode ainda durar. Claro que já não irá ajudar a máquina a ter um desempenho que outrora esta teve, mas tudo vai do que as pessoas precisam.

        • Miguel Maio says:

          Por isso a minha com 450 ciclos foi para mudar e quase 300 euros. Muda tampa, trackpad e teclado… Estava em cerca de 70% da sua capacidade de carga e a dar a informação para reparação. E com um MacBook Pro Retina prestes a ser “vintage”… 🙁

  6. Marco says:

    Vitor: na medição dos ditos cujos (ciclos) tenho uns valentes 1535 (ciclos) com aviso que tenho de mudar a bateria ;-(, foi uma guerreira. MAs ainda aguenta umas boas 2 horas.

  7. KL says:

    O meu é um air de meados de 2013 e já vai com 680 ciclos

  8. Ferreira says:

    O meu é um MB 13” de Dez 2008 e está com 806.

  9. Daniel says:

    Macbook pro 13 mid 2010 com 174 ciclos. Dura 6 horas a ver filmes ou a trabalhar (pdfs abertos, texto e de vez em quando excel), e 3h30m a ver videos no youtube
    pena que vai reformar-se este ano, assim que sairem os novos MBP, ainda em estado “normal”

  10. praia do barril says:

    O meu fez 6 anos esta semana. 976 ciclos, normal, é uma máquina!

  11. Manuel says:

    O meu é de 2010, substitui agora, não por ter deixado de funcionar mas porque recebi o aviso a informar do mau estado da mesma. Aproveitei instalei disco SSD e mais memória, está muito melhor que no dia que o comprei, são máquinas incríveis.

  12. Paulo says:

    Uma palhaçada isto dos ciclos. E uma verdadeira palhaçada quando pedem 510 euros para substituir uma bateria de um macbook por 13 retina de 2013 que fez uns míseros 361 ciclos.

    Isso é que é uma palhaçada.

    P.S.: E os fan-boys que não me venham com tretas, pois acho ridículo o valor para a substituição da bateria (não o facto de a bateria estourar, pois isso acontece).

    • Marco says:

      vais ao ebay, ou à amazon e compras bem mais barato.
      Se quieres podes sempre contactar a liion force, são de coimbra e costumam ter baterias para mac

    • Marco says:

      e já agora tens a bateria avariada fora da garantia e queres garantia? E a culpa é da Apple? Tenta o mesmo com as outras marcas.

      • Mylittlelife says:

        Uma bateria com 2-3 anos com 350 ciclos, apesar de ter passado a garantia é o mesmo que o motor do teu carro com 3 anos e 20.000 km partir: oficialmente não tem garantia mas é uma vergonha para a marca.

        Eu estive há umas semanas a pensar comprar um Macbook Pro 15 e o vendedor (um conhecido) alertou-me para uns pormenores de hardware e software e alguns componentes que entre os 2-3 anos costumam dar problemas e ficam muito caros de substituir. A qualidade é alta e a garantia enquanto há é óptima, mas a partir de 2 anos (o aparelho ainda é uma criança) quando da stresses o preço a pagar é absurdo.

        Por exemplo: bateria, gráfica dedicada quando tem e “vibradores” do pad. Tons amarelos nos ecrãs retina também não são raros.

        • Tomás says:

          Não é normal, mas é preciso ter em conta que o comportamento das baterias não é linear, depende também muito do cuidado que se tem com os aparelhos – ex: temperaturas excessivas e as condições em que se deixa a bateria a carregar/descarregar.
          Os problemas de gráfica têm tido extensão de garantia por parte da Apple – sem custo para o cliente (embora nalguns casos tenha demorado a ter essa política). Tons amarelos nos ecrãs retina, se é o que penso, aparecem logo no início e muitas vezes acabam por desaparecer, e outros problemas com ecrãs também têm tido extensão de garantia.
          Vibradores do pad?

          • Mylittlelife says:

            As temperaturas excessivas e “cuidados”? Lol
            – Quem tem que tomar conta da temperatura é o hardware, nao o utilizador.
            – Os cuidados com as baterias de litio e carregador obvio original são…carregar e descarregar como bem nos apetece. E quem tem que manter uma carga residual é o chip da bateria ou UEFI, não o utilizador. A minha esposa tem um samsung e faz “gato e sapato” dele (carregador original ou Aukey) e apos 3 anos a bateria dura praticamente o mesmo. Admite-se que um portatil que nao é carregado todos os dias e que custa mais de mil euros apos 2 anos tenha a bateria inutilizada? Nop.

          • Tomás says:

            Conheces algum portátil com bomba de calor (vulgo “ar condicionado”) para dizeres isso? Com controlo absoluto sobre a temperatura interna para funcionar sempre dentro da temperatura ideal?
            Todas as baterias vão perdendo carga e degradam-se mesmo sem usar, não podes por isso depender somente de protecções automáticas para carga residual, etc, se queres ter a melhor longevidade, daí todos os fabricantes darem conselhos sobre as baterias dos aparelhos.
            Se deixares um portátil ao sol, se abusares dele quando estão 30 e tal graus de temperatura ambiente, achas que não vai ter efeitos negativos?
            Alguns casos não são a regra.

        • sómaisum says:

          A tua analogia é incorrecta. uma bateria com 2-3 anos 350 ciclos é totalmente plausivel, infelizmente, mais significa 350 “descargas completas”. Ora, traduzindo para carros, é como teres um carro novo, que passado 3 anos, e 30k km, não trocaste o oleo, e ele parte/cola, ou se preferires outra analogia, é como durante esses 3 anos deixares o tanque de combustivel ir sempre literalmente a 0, ao ponto de tu ires lá dentro e quase só “encontrares areia”, de tão seco que está. Ele vai se estragar com certeza.

          Em relação ao resto que falaste, sim, houve problemas com uma gráfica dedicada, e a apple assumiu, infelizmente passado já algum tempo, a reparação para os modelos afectados, e mediante facturas, até devolvia o dinheiro de reparações feitas antes (mesmo depois de passado a garantia). Tons amarelos nos ecrãs, com excepção de serem manchas pontuais, isso calibra-se, não é um problema “grave”. Incomodo para quem não sabe talvez, mas é como(analogia) teres um carro, não saberes mudar um pneu, e culpares a marca. Em relação aos “vibradores” do pad, não comento, porque não sei o que, mas assumo que seja do force touch(?), e disso não tenho conhecimento, mas tendo eles um ano, infelizmente á normal existirem problemas, mau é se a marca não o assumir.

          • Mylittlelife says:

            Os 1000 ciclos da tabela são -como é óbvio- ciclos completos. Essa do depósito vs 0 da bateria nao sao comparaveis porque já aos anos que nao existe deep discharge nas baterias: todas as baterias de marca tem um chip que:
            – a uns 15% de carga real dao info de 8% ao sistema operativo e aos 8% cortam a corrente. Assim como aos 100% cortam a corrente e só voltam a carregar abaixo de 90-95%.
            – a temperaturas extremas cortam a corrente ou carregamento
            – limitam a carga e descarga aos valores autorizados

            Daí que deep discharge, queimar a bateria, carregar a bateria mais depressa que o que se devia, etc não existe desde há minimo 8 anos. Mitos urbanos. Isso sim com bons carregadores há menos picos e variacoes no carregamento e as células não se deterioram tanto. Já vi baterias de ~300 ciclos com mais 500 e ainda com >90% da capacidade inicial.

          • sómaisum says:

            Embora o que digas esteja correcto, essa carga residual desaparece na mesma, ainda para mais se não se desligar o pc, e ficar suspenso. Quando digo que desaparece é, ao final de umas boas horas, ela vai na mesma. E sim, deep discharge, para todos os efeitos existe, pois não tens uma célula na bateria, tens várias (6 neste caso?) e nem todas elas têm a mesma capacidade, o que significa que uma pode ter 10% e outra 4%, que o teu pc só te indica 7%, o que significa que podem descarregar bem mais depressa, e por sua vez afectar o comportamento inteiro da bateria.

            Limitam a carga, se tiver um carregador adequado e não existirem os ditos picos de corrente (e não, nem toda a gente tem Terra, infelizmente, nas suas tomadas).

            Eu tenho um MBP, como está ai nuns posts algures, de 2010, com 2300+ ciclos, e ainda retem 4 horas de bateria (metade do original) em tarefas simples.

            Os ciclos também não são a melhor maneira de medir o estado da bateria, porque 300 ciclos de descargar lenta, fazem MUITO menos mal do que 300 ciclos de descarga rápida, por exemplo a editar video/imagem, jogar, bla blah, e dai que esses 300 são meramente exemplificativos, e aparece nos modelos em que se faz um uso simples da coisa, ver e-mails, ficheiros word e bla bla, não trabalhos pesados.
            Os mac “preparados” para trabalhos pesados contam com ciclos expectados superiores por isso mesmo

    • Nuno Pereira says:

      Está caro o orçamento. Procura outros lados. Quanto aos poucos ciclos, já tive o mesmo problema com um colega meu. Ao que parece não se deve ter a bateria parada muito tempo pois estraga. O meu colega não ligava o pc há mais de 3 anos e ela deu o puff. num pro de 2009/10 pagou 150€

    • Jorge Carvalho says:

      Acho que já te disse em cima. Esse valor é treta. Substitui a minha e foi 179€.

      Abc

      • Mylittlelife says:

        Modelo, ano, Apple oficial?

        Não compares uma bateria fim air antigo que é pequena vs. MBP retina 2015 … e a diferença €€€ entre um habilidoso + bateria china vs. APPLE + bateria oficial Apple é gigante

      • Paulo says:

        O modelo é um retina pro 13, mas a bateria é fundida, daí o preço elevado. O orçamento é da pc clinic.

        Mas continuo na mesma: é um disparate o valor. Um perfeito absurdo.

        PS: Comprei um novo retina 13 para a mulher e um Surface pro 4 para mim. Assim, ficamos em casa com o melhor dos dois mundos 🙂

    • Miguel Maio says:

      Num MBPr 15” mid 2012 paguei 300 euros na assistência da Apple. Está a ser roubado ou há aí algum engano.

  13. Luna Pacheco says:

    Desde o momento que comprei o meu que tenho vindo a registar. Acho que vão encontrar algo mesmo muito interessante nos meus registos, a bateria ultimamente ganhou 1% de capacidade sabe-se lá porquê! http://go.sibe.pw/1NNiNL0

  14. Alexandre Trindade says:

    A minha bateria do Macbook Pro 13′ Meados de 2009 já têm 1258. Isso é mau? XD

  15. Ricardo Santos says:

    567 o.O (Pro de 2011)

  16. António Fernandes says:

    250 ciclos para um macbook pro 13 retina de outubro de 2015 nao e demais? cumprimentos

  17. Pedro says:

    E ciclos de vida de ipads? Pplware

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.