Já é possível apagar um iPhone bloqueado com palavra-passe sem ter de o ligar ao computador
A cada atualização do sistema operativo, a Apple introduz alguma melhoria ou funcionalidade. Tem sido assim nos últimos tempos com o iOS 15. Já vimos várias novidades aparecerem nestas versões intermédias. Hoje, após a empresa de Cupertino ter lançado o iOS 15.2, damos conta da opção que permite apagar um iPhone bloqueado com palavra-passe sem ter de ligar ao computador.
Esta era uma funcionalidade há muito pedida pelos utilizadores. Ter de fazer um DFU Mode com apoio de um Mac ou Windows, já não fazia sentido. Então, como se faz esta ação?
A Apple lançou uma nova ferramenta para o utilizador poder redefinir o seu iPhone, iPad ou iPod touch quando este não souber a palavra-passe de acesso ao dispositivo. Esta novidade havia sido prometida na apresentação do iOS 15 e está realmente a ser disponibilizada.
Para que serve exatamente?
Há vários cenários que podem ser exemplo de como a nova opção é útil. Imagine que recebe de um familiar um equipamento (do pai ou do irmão, etc...) e quer ter acesso, mas este está bloqueado. Outro exemplo é quando as pessoas usam tanto o Face ID e o Touch ID que se esquecem da sua palavra-passe de acesso ao sistema. Outro exemplo acontece quando existe algum problema com o dispositivo e a solução é mesmo "limpar até ao osso".
Antes era necessário saber a combinação certa para um DFU Mode e ter de ligar o equipamento a um computador para o iTunes tratar do restante. Mas agora é mais simples.
Conforme referido, a partir do iOS 15.2, há uma maneira de restaurar o equipamento sem necessidade de o ligar a um computador. Para o fazer, basta seguir os seguintes passos:
Tomemos como exemplo um iPhone. Quando este está desbloqueado, o processo é muito simples. Isto porque basta irmos a Definições -> Geral -> Transferir ou repor o iPhone e, lá dentro, temos a opção Apagar conteúdo e definições.
Contudo, quando a máquina está bloqueada, não temos acesso às Definições. Como tal, a Apple implementou uma funcionalidade nova.
Quando o código de acesso é errado vezes a mais, aparece no ecrã primeiro a mensagem iPhone indisponível volte a tentar daqui a um minuto, depois 5... até que vai aparecer no ecrã “Apagar iPhone”.
Nesta situação faça o seguinte:
- No ecrã de bloqueio seu dispositivo, tente inserir a sua palavra-passe até que o dispositivo peça para tentar novamente mais tarde. Quando puder, repita esta etapa até ver a opção Apagar [Dispositivo] no canto inferior do ecrã
- Toque em Apagar [Dispositivo] e toque em Apagar [Dispositivo] novamente para confirmar.
- Escreva a palavra-passe do seu Apple ID para sair do seu Apple ID no dispositivo.
- Toque em Apagar [Dispositivo] para excluir permanentemente todos os seus dados e definições.
Quando o dispositivo for reiniciado, siga as instruções no ecrã para o configurar novamente. Poderá depois restaurar os seus dados e configurações que tenham numa cópia de segurança. Depois defina uma nova palavra-passe.
Claro que os "larápios" não terão a vida facilitada, porque será sempre necessário o Apple ID para dar continuidade ao processo. Sem o Apple ID nada feito, portanto... tudo seguro na mesma.
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Este artigo tem mais de um ano
“tudo seguro na mesma.”
Até se ligar ao software da Cellebrite e se remover a password 😀
Algo que nunca viste, eu nunca vi e não há ninguém que tenha visto 😉 que tu conheças, que alguém por cá conheça. Foi algo que a Apple resolveu, afetou poucos, residual, que cabem numa mão. Tudo o resto é pura especulação. O sistema é seguro e, ao contrário de todos os outros, para lá entrarem, têm de contratar então esse software que custa um balúrdio, dizem, e que atualmente já não têm por onde entrar, dizem também 😉
Bela teoria por nunca teres visto ou não conheceres ninguém logo prova não existência.
Esta tudo dito.
Não percebeste, porque o ponto não é não existir, é não ter impacto nem importância para os milhões de utilizadores. Mas deveria ter sido mais gráfico, para perceberes. Está tudo dito.
Sistema seguro é aquele que afecta poucos e residual quando existe uma falha. Está tudo dito
Noticias que policia consegue desbloquear iphones tudo fake news.
No Brasil existia um bando desbloqueava iphones com faceid,touchid,etc . Pesquisa : Polícia prende membros de quadrilha especializada em desbloqueio de celulares.
Claro que é tudo fake news
A falha não é explorada por qualquer “um”. E como foi algo muito dirigido, depois tratado pela Apple, apenas teve alguns alvos atingidos, e nem todos os que pretendiam, inclusive. Ou a contrário de outros sistemas, que não é preciso nada disto, são fáceis de ter acesso. Por isso o iOS é mais seguro, mas igualmente apetecível 😉
A tua noção de sistema seguro…………..
-Tens iCloud , que já sofreu leak. Agora teve aplicar patches por causa Log4Shell.
– No International Cyber Security Contest Tianfu Cup demoraram 15 segundos dar cabo da segurança do IOS 15.0.2 e Phone 13 Pro. Fizeram exploit do mobile Safari web browser. Não precisaram desbloquear, instalar apps, não foi usado utilizador comum,etc
Poderia continuar. Se queres mesmo segurança , o iPhone ou Android não te vão dar.
A iCloud em todos estes anos sofreu um leak que colocou online fotos de celebridades. Segundo na altura as causas apuradas, o esquema usado foi engenharia social e não uma falha de segurança propriamente dita. Depois foi implementado o segundo fator. E desde então o serviço funciona muito bem. Também a cloud da Google por várias vezes teve o mesmo problema. Mas já tens aqui o humano como denominador comum.
O Log4Shell atinge todos, mas as empresas têm de agir rápido. O que normalmente a Apple faz. A Google nalguns dos seus serviços também. Portanto, sendo um problema transversal é resolvido em conjunto.
Atualmente no iOS 15.2 esses problemas deixam de existir. A rápida ação corrige e os resultado, como temos visto, são praticamente nulos no que toca a ataques aos utilizadores Apple. É mais fumo que resultados práticos. Esses buracos que são usados para esses e concursos não passam disso, e são corrigidos, aliás, a própria Google tem o seu programa de caça aos bugs. Mas nisto tudo o foco está na velocidade das atualizações. E aqui a Apple atua rápido e estende as atualizações a equipamentos com 6 e 7 anos.
Claro que já vemos outras empresas também a esticar este plano de atualizações, mas ainda dependem de terceiros, o que dificulta.
Depois, claramente o sentimento de segurança total não existe. E voltamos ao que referi. Quando temos o ser humano meio da equação… temos de nos valer do melhor sistema e cada um tem essa escolha.
Não vai dar para ligar porque os novos iPhones não vao ter porto para ligacao
“Outro exemplo é quando as pessoas usam tanto o Face ID e o Touch ID que se esquecem da sua palavra-passe de acesso ao sistema.”
Mesmo quem usa FaceID ou TouchID tem que periodicamente usar a palavra-passe, de modo que não é por usar mais ou menos o FaceID que uma pessoa se esquece.
Ainda há dois dias uma conhecida perdeu o iPhone, e já se informou e alguém conseguiu desbloquear o iPhone e pelos vistos estão a utilizá-lo sem que dê para fazer algo para parar a utilização abusiva.
então essa “conhecida” devia bloquear o iphone no icloud, dá-lo como perdido/roubado (fica logo blacklisted)e contactar a operadora, indicando-lhes o IMEI do iphone.
???? Basta fazer login no Itunes, e ir a Perdi o Iphone.
Nas opções é só escolher bloquear Iphone. E voilá. A única forma de o desbloquear é usar o Apple ID e aceitar noutro equipamento.
É algo tão básico mas tão básico que só os parvos que nunca usaram computadores não notaram a informação que aparece nas notas da Apple.
Não é a única não. Podes substituir 3 ICs, e o equipamento fica com um novo IMEI e um novo Mac Address. No oriente fazem muito isso, aqui em Portugal não sei se há alguém a fazer, mas é possivel.
Então deveria ser conhecida dela, até, diria mais, alguém que sabia o seu Apple ID. Sem isso, nada feito 😉
Como o fizeram não sei, mas sei que tratou pelo menos da parte do IMEI porque foi à polícia e tudo para reportar aos operadores e isso terá sido feito, mas diz que falou com alguém que percebe de iPhones (acho que na loja onde o comprou) e supostamente tinham conseguido desbloquear o mesmo, de uma forma que ela não me soube explicar porque ela não entende lá muito de informática/ smartphones… ou seja arranjaram maneira de usar o iPhone mesmo estando supostamente bloqueado o IMEI.
Quanto à conta da Apple, não sei se ela sabe sequer esses dados, e se dava para pedir o código de recuperação é perfeitamente possível que o possam ter feito, embora não saiba como o fizeram já que o cartão do operador deveria ter um PIN/ PUK activado. Quanto ao itunes tenho a certeza que não tem isso, porque sou eu quem instala esses programas.
Quando tiver com a pessoa novamente tenho de ver se ela tem os dados de acesso da icloud mas acho que não terá esses dados… é sempre uma chatice essas coisas porque esquece-se onde mete essas informações. Mas se tiver tento ir lá eu ver se aquilo foi colocado para ser bloqueado ou não… e se está sequer lá o dispositivo ainda associado à conta ou se conseguiram remover a associação entre o aparelho e a conta (isso explicaria a conversa da outra pessoa, que tinham conseguido desbloquear o mesmo).
Quem não sabe o que fazer – telefona para a assistência da Apple!
“Falou com alguém que percebe de iPhones”. É com cada uma …
Só estou a relatar o que me disse, ela não me pediu ajuda relativamente a essa situação do iPhone, simplesmente fez o que achou que devia fazer. Pediu-me foi ajuda relativamente a outro smarphone (Android) dela que queria que fizesse algumas coisas com ele, e no decorrer da conversa é que surgiu essa conversa do iPhone ter desaparecido e do que fez em relação a isso… não foi no sentido de querer que eu interviesse, mas foi um mero relato.
Então alguem com Apple Id pode na mesma comprar um telemovel roubado e de seguida usa-lo com o seu Apple Id ou não ?