iWorm – XProtect protege utilizadores OS X
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Ao longo dos últimos dias os utilizadores Mac têm estado receosos, devido a várias notícias que revelam o facto de que cerca de mais de 17 mil utilizadores foram infectados por um malware, malware esse apelidado de iWorm.
No entanto para combater estes ataques a Apple actualizou o seu sistema de lista negra de malware, conhecido como XProtect, para que estas ameaças não passem de isso mesmo, ameaças.
Vamos conhecer como a Apple lidou com este malware.
Na semana transacta, uma empresa russa de antivírus, a empresa Dr. Web, denunciou o aparecimento de uma nova rede que está a ser construída por trás do malware, visando utilizadores de computadores OS X. Esta mesma empresa apelidou este malware de iWorm. Basicamente, na máquina dos utilizadores é mostrada uma aplicação apelidada de com.JavaW, sendo o objecto deste malware iniciar automaticamente nos computadores infectados.
No sábado passado a MacRumours informou através do seu site que a Apple teria actualizado o XProtect de forma a que fosse possível detectar e bloquear o iWorm. Alguns especialistas esmiuçaram esta estratégia da Apple e verificaram que esta actualização incluiu definições específicas para três variantes do iWorm, de nome OSX.iWorm.A, OSX.iWorm.B e OSX.iWorm.C.
Embora esta ameaça tenha sido já contida pela Apple, ainda não é possível saber como é que os criadores do iWorm o distribuíram, no entanto este malware tem uma característica intrigante, pois ele utiliza a função de pesquisa Reddit para listar os Mac’s infectados no botnet. Com isto, o funcionamento deste malware é bastante simples até, sendo que a pesquisa no Reddit devolve uma lista de servidores de botnet às quais uma máquina infectada poderá ligar-se e uma vez que a ligação é estabelecida é só aguardar instruções dos seus operadores.
De acordo com a empresa de segurança, até 29 de Setembro, já haveriam cerca de 18,519 endereços de IP conectados à botnet, sendo que um quarto desses IP’s eram oriundos dos EUA, seguido por 1200 Mac’s no Reino Unido e no Canadá respectivamente.
Já em 2012 a Dr. Web haveria descoberto um grande surto de malware que afectou utilizadores Mac, na altura apelidado de Flashback, conforme demos a conhecer na altura . Nesse caso os utilizadores eram infectados através de falsos instaladores do Adobe Flash e também através de vários sites que continham exploits que exploravam as falhas da tecnologia Java. Nessa altura o Flashback afectou cerca de 600 mil Mac’s.
Sendo que a Apple uma semana depois do Flashback ser reportado, lançou uma ferramenta de remoção de malware.
Além dessas ferramentas de remoção de malware, a Apple utiliza o XProtect. Esta ferramenta está incluída no OS X e que tem como objectivo o combate a novas ameaças de malware. Basicamente o XProtect é uma lista que contém várias ameaças de malware, sendo até uma ferramenta quase secreta pois a Apple nunca revela aos utilizadores informações sobre a mesma, quer seja sobre a sua existência quer seja sobre o seu conteúdo. Actualmente o XProtect possui cerca de 40 ameaças detectadas.
O ataque do iWorm não foi nem de longe tão forte como o do Flashback, no entanto foi uma boa notícia para os utilizadores Mac, uma vez que desta a vez a resposta da Apple a esta falha de segurança foi muito mais rápida do que aconteceu com o Flashback.
No entanto, com estas últimas notícias, ficará a dúvida, será que os utilizadores Mac passarão a ser também um alvo aliciante para os Hackers?
Este artigo tem mais de um ano
Pelos vistos esse malware propagava-se quando o utilizador sacava software pirata e instalava, junto com o software (que precisava de password de administrador para instalar), vinha o tal brinde…
A única maneira de prevenir isto era se os utilizadores só instalarem app’s assinadas de fontes de confiança (quais são essas fontes de confiança) ou pela app store.
Por defeito, o OS X só permite instalações da App Store, onde não há malware, e se for detectado, a Apple sabe intervir, e responsabilizar os autores.
Quem baixa a guarda……. Sujeitata-se independentemente do sistema operativo que for.
“Quem baixa a guarda……. Sujeitata-se independentemente do sistema operativo que for.”
Concordo plenamente com o Nelson. Não há SOs perfeitos…
Normalmente quando se usa software pirata corre-se o risco deste tipo de problemas.
Alguns anos atrás, um software pirata, não tinha quase perigos nenhuns, mas cada vez mas as empresas tem criado barreiras anti-piratas que por sua vez faz com que o software pirata comesse a vir com brindes…
Por isso, deve-se tentar usar sempre originais.
Só eu que desconfio que isto é mais um falha de segurança do JRE?
Isto quase parece que alguém na Sun/Oracle viu a quantidade de falhas que havia no IE 6 e disse “Challenge accepted!”
Não tem nada a ver com o Java.
Parece-me obvio que sim… Com o numero crescente de utilizadores de OS X e a sua “teorica” despreocupação relativamente a virus / trojans são um alvo apetecivel para criar este tipo de redes (botnets) 😛
Btw eu tambem sou utilizador de OS X
Chiiiuuu!!! Isso não se põe aqui porque os defensores do mac dizem que o sistema deles não apanha coisas dessas.
🙂
Aqui vamos nós novamente… Atira lá a primeira pedra, mas vê lá se no teu Windows do pc e-escola não tens viroses…
LOL +1
LOL. Coitados…
Era uma piada eu sei muito bem que não há sistemas 100% e eu posso dar me ao luxo de o fazer já usei quase tudo tanto para trabalhar como para lazer.
Não é a primeira vez que eu vejo este tipo de noticias sobre “iworm” no mac.
Sem grande rigor, mas penso estar certo, que grande parte da proteção que precisamos está na forma como interagimos com a NET! Isto é, se vamos sacar software a sítios dúbios é quase certo que este software virá com “brinde”! Portanto, e concordando com o leitor “Nelson” (por mt que me custe), não há SOs isentos de falhas quando o utilizador abusa da sorte!!
Problemas com vírus e afins é quase sempre porque o utilizador fez algo “menos próprio”. Conheço muitos poucos casos em que a responsabilidade não é directamente do utilizador.
a culpa é sempre quem está entre a cadeira e teclado. é uma grande verdade 🙂