PplWare Mobile

iPhones com iOS 12 vão partilhar automaticamente localização em caso de SOS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pedro says:

    1984 os on.

    • ervilhoid says:

      Neste caso acho bem, para além do mais, acho que se quiserem saber já o sabem, a maioria dos iphones tem localização ativa, pelo menos o meu tá sempre ON, se a patilha é apenas em caso de emergência só vejo vantagens, opiniões?

      • Vítor M. says:

        A Apple tem um sistema muito interessante que interliga a app Saúde à função SOS (5 toques no botão ligar/desligar no iPhone e pressão mais de 5 segundos no Apple Watch) que faz espoletar o pedido de ajuda ao centro de emergência médica. Com este pedido, o sistema da Apple está preparado para enviar a localização (o sistema ativa o GPS dos dispositivos), agora a ideia é ir mais além. Usar vários recursos para fazer uma triangulação e chegar a posições exatas da pessoa.

        Além disso, o iOS envia a localização da pessoa que envia o pedido SOS para outras pessoas, que estão identificadas na App Saúde. Também a essas é enviada a localização para o socorro conseguir usar os dados GPS.

        Basicamente a Apple quer ainda ir mais longe com suporte para sistemas que estão a ser implementados de gestão de logística de socorro.

        • Coisa says:

          algo que já existe no android (falo no caso dos samsung) já à algum tempo.. (enviar a localização e uma foto para a pessoa indicada por nós)

          • Vítor M. says:

            A localização das imagens usa GPS e metadados integrados, mas não é isso que se está a falar. A app Saúde e o sistema de ligação ao socorro, com várias vertentes de informação, até no Apple Watch e alertar outras pessoas por nós indicadas, existe no iOS desde o iOS 10. Mas os sistemas Android t~em coisas parecidas, embora que não são tão completas em termos de integração.

  2. Filipe F. says:

    Mais uma vez o que devia ser a uniao de todos, é cada um com o seu marketing. O android tem o AML já usado na europa e em breve em Portugal, ainda este ano segundo dizem.. Agora a Apple criou a sua forma de fazer o mesmo que o AML em vez de o adoptar e tornar para os serviços de emergencia mais facil ao nivel de software e implementação uma unica solucao.
    Infelizmente continuam a querer vender marketing do que nas areas criticas criarem uma união. Até porque a Apple também passou a suportar o AML, para funcionar na Europa e não só portanto não creio que esta solução venha para cá, substituir a ideia original.
    http://www.eena.org/pages/aml

    • Belmiro says:

      A Apple tem a mania de remar contra a maré, ao ser uma empresa fantástica poderia ajudar a melhor standard abertos, mas no final é egoísta e quer tudo que lhe pague royalties

    • antonio says:

      Grande trapalhada.
      – O sistema RapidSOS desenvolveu-se nos EUA – e o iPhone, com o iOS 12, passa a ser compatível com desse protocolo.
      – O sistema AML desenvolveu-se em alguns países europeus (Austria, Estonia, Lituânia, Bélgica, Islândia, Finlândia, Irlanda) e Nova Zelândia. Desde o iOS11 que o iPhone já envia a informação sobre a localização nos países que suportam o protocolo AML.

      Deixem-se parvoíces Android/iOS. Nos EUA os Android vão ser compatíveis com o protocolo AML, que lá não existe, ou com o RapidSOS? Ou vai fazer como o iOS que é compatível com os dois?

  3. maria vieira a atriz says:

    partilhar ou espiar vai um pequeno passo

  4. Não Interessa says:

    “A Apple informou que os dados de localização serão usados ​​apenas para fins de socorro, e somente acessíveis a centros de atendimento durante as ligações ao número de emergência médica.”, HAHAHAHAHA… mais uma porta para os hackers explorarem.
    Mas sim concordo com a tecnologia em si, pode se facto vir a salvar muita gente 🙂

    • Vítor M. says:

      Nem podes ir por aí, não há nada perfeito mas dentro dos imperfeitos a Apple é das mais perfeitas. Também e à vista do passado, todos os sistemas mais populares estão muito mais seguros. Ataques como no passado vimos e lemos, se reparares, deixaram de acontecer com a frequência que aconteciam, agora é raro acontecer algo (grande).

      Depois, claramente é uma tecnologia interessante e como referes e bem, poderá ser a salvação em muitos casos. Por isso tudo, desde smartphones, carros, barcos, aviões, etc… estão a usar sistemas cada vez mais precisos para um socorro rápido e eficaz.

      • Não Interessa says:

        Eu sei que não há sistemas 100% seguros, pessoalmente (enquanto programador) tento sempre evitar o máximo de bugs e falhas de segurança que posso, mas ninguém é infalível.
        Muitas vezes só bons testes apanham bugs e às vezes nem assim.
        Mas pelo rumo que as notícias de bugs e falhas de segurança que a apple tem tido, é porque não é assim tão raro quanto isso o que me leva a pensar que o departamento de testes devia levar uma remodelação.
        Agora se essas falhas vão ter muito impacto no mundo real? Penso que não até porque muitas delas normalmente é preciso acesso físico ao dispositivo o que é automaticamente bastante limitativo.

        • Vítor M. says:

          Olha que não é assim tanto mais que no passado e atualmente tem muito mais interligações a dispositivos, algo que no passado nunca a Apple conseguiu fazer.

          O sistema tem alguns bugs no seu caminho mas são muito rapidamente corrigidos e hoje há muito mais opções e funções no iOS. Continua a ser muito seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.