PplWare Mobile

Carros novos: Sistema ‘eCall’ obrigatório a partir de hoje

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Arkan says:

    aqui no Brasil algo assim custaria 8000 us$ kkkk e teria trapaça, e a o sistema seria usado ate para disk sexo!

  2. jobz says:

    Desde que dê para desligar completamente, na boa.

  3. hsff says:

    Mais informação para as seguradoras.

  4. Pedro says:

    Os comentários do “ pplware” por vezes são mt agressivos…no teclado parece que são todos pugilistas…fora dele….

  5. DeathWish says:

    Acho realmente uma boa medida de segurança
    Claro está que irá ser usada para além da mesma…
    Mas assim é sempre mais uma ajuda aos acidentes existentes

  6. paulo turra says:

    Ridiculo… Até posso aceitar que contribuiu para uma descida no numero de mortes devido a um eventual aumento na rapidez da assistência. Agora, ainda gostava que algum iluminado me explicasse como vai diminuir o numero de feridos graves em 6%. Depois de bater ou está ferido com gravidade, ou não está, não é o tempo de resposta que vai interferir na gravidade do ferido…

    • chaotixx says:

      Não é preciso ser iluminado, basta parar e pensar um pouco ou perceber qualquer coisa de emergência médica. Qualquer ferido de um determinado acidente pode evoluir favoravelmente ou então a sua condição pode agravar-se muito rapidamente. E é aí que este sistema entra.
      Todos os segundos contam!

    • censo says:

      Não é o tempo de resposta que vai interferir na gravidade do ferido…pois não, é nas consequências dos ferimentos.

  7. rrrr says:

    se for tão bom como o siresp, não funciona

  8. Ricardo says:

    Avanços à Big Brother…

  9. Powerverde says:

    A parte em que diz que o sistema está em standby até haver o acidente e a parte em que diz que vai mandar a informação sobre a direcção que o automóvel seguia não batem certo. Para saber a direcção o sistema tem qie estar a recolher dados antes do acidente ocorrer…

    • Pedro says:

      Amigo, trabalho especificamente nesta área, não fazes a menor ideia do que estás a falar.

      • José Canastro says:

        Então explica lá. Também tenho curiosidade em saber como funciona, Sr. Expert.

        • Bruno says:

          Muito simples. Uma coisa é o sistema GPS que guarda sempre aa ultimas 3 posições. Outra coisa é o modem GSM que está em standby até uma emergência ser despoletada.
          Nesse momento, o modem é ativado, faz a chamada para o 112 e envia automaticamente os dados do veiculo, numero de passageiros e ultimas 3 posições para o 112.
          Do lado do 112, todos os dados que lá entram, de lá não saem.

  10. zematima says:

    Alguns carros da Opel já tem esse sistema por defeito. Se disparam os air bags recebe-se uma chamada no carro e se ninguém responder os serviços de emergência são activados (polícia e Inem). Chama-se OnStar.

    • jorgeazevedo1 says:

      Eu tenho, On Star ativo e para além do acidente pode-se falar sempre com um operador para informações ou pedidos de assistencia por avaria ou por motivos de degurança.

      • Bruno says:

        O sistema OnStar não é equivalente ao eCall. O eCall envia os dados diretamente para o 112 enquanto que no caso do On Star, os dados sao comunicados por voz pelo operador ao 112. Ou seja, pelo sistema OnStar, em Portugal, não é ainda possível o 112 ter a sua localização automaticamente em caso de emergência.

    • Bruno says:

      A OnStar faz uma chamada normal para o 112, ou seja, não há transmissão automatica de dados. A comunicação entre a OnStar e o 112 é sempre feita de forma verbal

  11. jafnautica says:

    Meus amigos, futuramente mais um imposto de uso e manutenção do sistema e mais uns milhões (pouca coisinha) para os bolsos de alguns!… Com este sistema, acreditam mesmo que este vai trazer mais eficiência e
    eficácia ao serviço de emergência? O futuro o dirá…

  12. prodrigues says:

    Só não entendo porque apenas começa nestas duas categorias de veículos…

    • Bruno says:

      Porque ainda não foi standardizado para os outros. Nos ultimos 3 anos foran feitos estudos sobre como poderá ser o eCall pata motas, camiões e autocarros.
      Agora é preciso a comissão analizar os resultados e decidir. Demora tempo…

  13. polo says:

    Já existe este SOS noutros países, como extra já há alguns anos..

  14. Sky2008 says:

    Só não entendo qual a necessidade do cartão SIM e quem vai pagar esse serviço…

    Qualquer telemóvel sem cartão SIM faz uma chamada para os números de emergência (112, 911, etc) até já dos tempos dos “tijolos”… 3110 e até anteriores…

    Se a questão é porque não é uma chamada normal mas sim uma ligação de dados para poder enviar as coordenadas gps também não me convence… Também podia seguir por uma espécie de sms directa do respectivo equipamento.

    Vislumbro mais uma fonte de receita para alguém…

    • Bruno says:

      Muitos carros já vinham com cartão SIM por exemplo por causa do serviço OnStar.
      O SIM é necessário para tornar possível o callback, ou seja, que o operador do 112 possa ligar de volta caso a chamada caia por exemplo, ou para pedir uma retransmissão dos dados.
      Sem o SIM não há número para onde ligar de volta.

      • Sky2008 says:

        É uma explicação. Vale o que vale, mas mesmo sem cartão SIM, existe sempre o imei… Mas pronto, vamos esperar pelo desenrolar da coisa e ver se vai passar a existir um custo associado a esta nova realidade obrigatória.

  15. Miguel says:

    0 influencia na prevenção de feridos, só naquela… e eu que sou da área que o diga LOL

    • Bruno says:

      O sistema não foi pensado para prevenir feridos, mas sim mortes, reduzindo o tempo de resposta e assim aumentando as possibilidades de sobrevivência.

  16. coelho says:

    Se fosse APENAS usado para essa finalidade… seria util… o que nao dizem é que…

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