iPhone cai de avião a 300 metros de altura e filma trajetória até o chão (vídeo)
A história vale pela curiosidade do voo atribulado e pela resistência dos dispositivos eletrónicos. As imagens captadas pelo iPhone são breves. O episódio passou-se com o ambientalista Ernesto Galiotto que deixou cair o seu smartphone quando voava por cima da Praia do Peró, em Cabo Frio, no RJ. Conforme mostram as imagens, ele tentou fotografar a paisagem do avião e perdeu o dispositivo a 300 metros de altura.
Na manhã seguinte, recorrendo à App Encontrar e à localização GPS do smartphone, este foi encontrado são e salvo.
Do ar ao chão em 15 segundos
Não é nada novo, mas é sempre interessante perceber que estas máquinas estão cada vez mais resistentes. Aconteceu na passada sexta-feira quando o ambientalista Ernesto Galiotto voava e tentava fotografar as paisagens da Praia do Peró. Ao colocar a mão fora da janela do pequeno avião, a pressão arrancou-lhe da mão o seu iPhone 6S.
Uma câmara na cabine do avião monomotor registou o momento em que Ernesto agarrou o smartphone só com uma mão para filmar o local e brincar com os amigos do projeto Bandeira Azul. Apenas facilitou um segundo e... o iPhone voou!
O trajeto da queda, que durou cerca de 15 segundos, foi registado em vídeo pelo próprio smartphone que tocou o solo, conseguindo gravar toda a ação.
O ambientalista enfrentou o assunto com humor e boa disposição e partiu logo do princípio que o poderia recuperar.
É uma coisa que, se você contar para alguém, a pessoa não acredita. Foi um Deus nos acuda! No momento, eu falei até um palavrão, mas depois eu pensei e disse: 'Eu vou recuperar esse celular'
Referiu o ambientalista ao canal G1, que faz voos na região há 26 anos.
Conforme é referido, Ernesto sobrevoava a Praia do Peró. O voo era para comemorar a renovação do Selo Internacional Bandeira Azul, símbolo que reconhece a qualidade ambiental da praia.
App Encontrar da Apple localizou no solo o iPhone 6S
A queda demorou cerca de 15 segundos e, por sorte, o equipamento caiu no solo. Segundo o que foi contado, o dispositivo estava a cerca de 200 metros da água e a poucos metros estava um casal na praia. Ele caiu às 11h10 de sexta-feira, com o ecrã para baixo e ficou a filmar durante uma hora e meia.
Eu tinha fé que ia recuperar. Pensei: 'Se ele não caiu na água, a gente vai achar'. Por poucos metros, poderia ter atingido uma pessoa – e, com aquela altura que eu estava voando, 2 mil e poucos pés, ia ser uma tragédia, imagina? Mas não teve a tragédia, teve muitas emoções, como diz o Roberto Carlos."
Recorrendo ao sistema Encontrar, com outro iPhone ou dispositivo com o sistema, foi fácil localizar o iPhone. O sistema GPS deu o local certo de onde descansava o smartphone.
Este artigo tem mais de um ano
Porque de nao referir apenas “telemóvel” em vez de Iphone? se fosse um nokia como seria o título? “Telemóvel cai de avião?”
Apenas pela particularidade do sistema Encontrar, que existe neste dispositivo e que foi o ponto fundamental para o equipamento não se ter perdido.
Os androids tambem tem esse sistema.
Sim, mas neste caso não foi o sistema da Google ou da Samsung, foi o Encontrar, da Apple. Não podemos subverter os factos.
LOL. Já faço isso à anos em Android….
Claro, apareceu há uns anos sim, mas apareceu muito depois de existir o Encontrar (Find my iPhone). Além disso, em causa não está o sistema do Android, está o Encontrar 😉
@VItor M. Gabo-te a paciência em responderes a estes energúmenos… Quando o titulo é “iPhone” nem lê o resto, passam logo para os comentários para falar mal de algo que nem conhecem.
Só acho curioso um artigo simples, de fácil leitura, em pouco mais de três horas ter já dezenas de milhar de PV.
falou o maior de todos,… parabens!
O ponto fundamental é o titulo , queda e a gravação, para a próxima se o fundamental é encontrar o Iphone mudem o titulo para ” Iphone caiu do avião e foi encontrado são e salvo pelo sistema xpto”. Eu abri esta noticia para ver o video da queda e nem isso vi assim que reparei que novamente publicidade ao Iphone
São os teus olhos. Podia-se dizer que era um NOKIA que tinha caído, mas não era verdade, foi um iPhone e, com o método que este possui, a pessoa conseguiu recuperar. E foi o que realmente aconteceu. Podes mudar a história, mas o que aconteceu foi isto.
Porque se tivesse sido um nokia (3310?) o título seria:
“Sismo causado de forma artifical teve origem da queda de um telemóvel”
Seria uma cratera, que eventualmente daria lugar a um lago. Com o passar do tempo, transformaria-se num elemento pré-histórico.
LOL! Ao top o teu comentário!!
Nota-se logo que tu és daqueles que tem android
Aiii meu Deus também quero que o meu xiãomiii caia meu Deus.
Não podem ver falar de um iphone que parecem pulgas.
Esquece, guerra perdida
Reza a lenda que um engenheiro da NASA esqueceu-se do Nokia 3310 em cima de um foguetão, o mesmo acabou por cair da Mesosfera, e sobreviveu. Infelizmente não tinha camara para gravar a queda
Sim, já utilizei no meu windows phone (Samsung Ativ S I8750), lembro-me de o bloquear e criar um PIN . https://support.microsoft.com/pt-br/account-billing/localizar-e-bloquear-um-dispositivo-windows-perdido-890bf25e-b8ba-d3fe-8253-e98a12f26316
Mesmo e a melhor parte foi a “encontrado são e salvo”
Se fosse um Xiaomi tinha um mini pára-quedas e caia em pé.
Ou airbags.
A bateria inchava por ser de fraca qualidade e ao cair já aparava a queda.
Loooool, estás a falar do 6S ? Esse que teve um programa de substituição da bateria?
Acontece com o Iphone, com o Nokia, com o Samsung, com o Huawey, com o Oppo, com o Asus, com o Xiaomi…
Já vi um telemóvel de uma marca bem conhecida (desculpem, não faço publicidade) cair de cerca de meio metro e aterrar com o ecrã para baixo numa superfície rígida lisa, ficou apenas com uma estaladela no ecrã, mas inutilizado; não deu mais qualquer sinal de vida para além de umas manchas verdes escuras. Já vi também outro de uma outra marca igualmente bem conhecida cair de cerca de um metro em cima do alcatrão, ficou com o ecrã todo estalado, no entanto continuou com imagem.
Por estes dois exemplos parece-me algo surreal um telemóvel precipitando-se a uma velocidade provavelmente superior a 200 km/h (considerando as componentes vertical e horizontal) ficar funcionando como se não tivesse havido nada. Isto não é um spot publicitário nem nada? Oh pá, quero uma dúzia desses!
Depende obviamente do local onde o aparelho cai e, pelas suas caracteristicas, da capacidade do mesmo em absorver a energia do impacto. Cair da mesma altura em cima de relva densa e alta ou em cima de um monte de pedras não produz os mesmos resultados.
Este artigo não era suposto ser propaganda a marca nenhuma (espero eu!).
O meu 6s (igual ao do vídeo) caiu 1,5m es estalou metade do ecrã. Ainda continua utilizável, mas é mesmo questão de sorte.
Claro que não é propaganda nenhuma. Vejam a fonte e os vídeos associados. 😉
Claro que é propaganda, o homem tem duas câmaras ao pescoço mas um 6s tem muito melhor qualidade de gravação :facepalm:
…se não fosse o facto de existir uma velocidade terminal para todos os objectos que, neste caso, ronda os 60km/h.
https://www.quora.com/Whats-the-terminal-velocity-of-a-falling-iPhone
A uma altitude de 2000 Pés se a queda demorou 15 segundos entao a velocidade média foi de 146.304 km/h
Velocidade terminal não te diz nada?
Atira um telemóvel de 5 ou 10 metros para cima de areia e depois atira o mesmo telemovel da mesma altura para cima de pedras ou alcatrão. Mesmo telemovel, mesma altura, mas os resultado vao ser bastante diferentes
” … a uma velocidade provavelmente superior a 200 km/h (considerando as componentes vertical e horizontal)”
Como é que é sôr Engenheiro, componentes quê???????
Camarada, como não nos conhecemos não vou sequer dar a gargalhada que merecia. Sugiro no entanto que reveja os seus livros de Física da escola secundária ou que faça uma pesquisa no Google, Bing, Duckduckgo ou outro qualquer. Um abraço.
Não precisas de comprar uma dúzia de iphones, basta comprar uma boa capa como uma Mous ou Rhinoshield. De resto sem dúvida que o ambientalista Ernesto foi pago milhões pela Apple para fazer esta fantástica campanha de publicidade… lol
Deve ter caido em erva alta ou lama que amparou a queda
E eventualmente a capa que criou atrito que amparou a queda.
No video é bem evidente o facto de não ter qualquer capa…
No próximo verão, testem fazer o mesmo na praia com o vosso Iphone, nem que seja de uma altura de 10 metros, podem ir de imediato comprar outro.
Tem sim, ele tem uma capa protetora e película. Vê aqui: https://bit.ly/3r2QRZi
Onde é que você viu a capa e a pelicula protectora? Nos videos o telemóvel não tem qualquer uma das duas que mencionou. Mas ok.
Vê a imagem que deixei no comentário ao teu comentário. É bem visível o que referi.
Esse link para a foto não está de acordo com o telemóvel que aparece no video. No video é visivel logo ao inicio que o tlm não tem capa.
É o telemóvel acabado de apanhar, foi o homem que o mostrou.
Mais um titulo ridículo a fazer publicidade gratuita (ou não) a uma certa empresa…
Não, o ambientalista nem disse qual é a empresa que está a representar na atribuição da distinção. Portanto, bola ao lado sujeito.
Mas tanto paleio e ninguém comenta o facto do homem ter duas câmaras ao pescoço e mesmo assim vai a filmar/fotografar com um telemóvel?!
eheheh reparei o mesmo e são DSLR’s topo de gama… que até possuem a particularidade de FILMAR em muito melhores condições que um tlm seja ele de que marca for… e ainda com objectivas xpto… eheheh
Fantástico!! Nunca visto!! Formidável!! 100 palavras para a genialidade do artigo!! e do IPHONE!!!
Ahahahahahah
Olha que sorte. Se era numa pedreira de mármore ou granito… foi-se.
O video do iPhone é do melhor… parece aqueles sintonizadores dos anos 70… mas a cores! Enfim…sem sentido nenhum!
2000 pés são 600 metros, cara!!!
Possivelmente não estaria nessa quota. Pela informação da fonte, ia mesmo a 300 metros de altura.
” …com aquela altura que eu estava voando, 2 mil e poucos pés,…”
Foi o que ele disse, mas a informação recolhida pelo jornalista do canal em causa teve outra informação.
Não tenho essa certeza, mas a imagem do solo quando perdeu o iPhone não parece ir a tal altura, mas se algum piloto por cá andar…
O senhor ia no avião.
A altitude e não altura a que uma aeronave voa, mede-se através de um instrumento que está instalado no painel de instrumentos do avião e que se denomina de altímetro. Nunca é medida através de imagem visual.
A afirmação foi do fulano, e ele ia dentro do avião. Presume-se que leu a informação do altímetro.
Ou não, porque pode ter visto numa altura e depois no momento não ser aquela. A peça jornalística deve ter tido informações do piloto, para referir os metros de altura.
Na aviação quando se fala em altitude, é sempre relativo ao nível do mar. Isto é calculado pela pressão atmosférica. Só aviões mais evoluidos têm um radar que medem a distância ao solo.
Ambientalista e iPhone na mesma fase A activista da Green Peace usa Seat Ibiza TDI.
Mas isto sou eu a pensar alto com os nervos! 🙂
Considerando que tem um telemóvel com 5 anos e que é mais do que grande parte do mundo fica com um telemóvel eu acho que é mais ambientalista do que tu que estás a pensar pouco com os nervos… e do que eu também que compro telemóvel de 2 em 2 anos.. lol
Eu até gostava de ver mas os vídeos fugiram com o iPhone
Desde quando é que ainda nao perceberam… que isto é uma noticia publicidade ao serviço encontrar ?!
De facto está é o que se chama uma notícia de trampa…
+1
+2
Que dia tão terrível para o senhor que deixou cair o tlm e para quem escreveu um não assunto.
Diz que “filmou queda” o que ví , foi riscos a passar.. e depois parou nas ervas.. não partiu porque “deus não quis” fazem cada filme por coisas sem interesse nenhum.. dass!
Heheh filmar filmou, a imagem é que é um pouco rápida demais 😀
Exato! Pensei o mesmo!!!!
Pelo que vi também ninguém diz que não se partiu, certo é que a camara continuou funcional
Agora em dia é muito difícil acreditar naquilo que vemos, isto parece-me mais uma técnica publicitária que outra coisa, mas se for verdade,não deixa de ser publicade para essa famosa marca.
Nada de especial, caiu no mato (dunas) e amorteceu.
O chip de estabilização de voo do iphone deixa muito a desejar…
No entanto é resistente 🙂
Heheh essa foi bem metida 😀 na descida não estabilizou a queda 😀 TOP
Engraçado que caíu, comigo uma vez larguei o meu Xiaomi e ele subiu… ele há coisas…
Lá está, Aifone é outra loiça…
Qualquer dia ainda vão dizer que quando carregam no ícone de fazer chamadas ele faz… chamadas.
Deve ser a seguir…
😀 hehe normal, minis 😉 faz qualquer coisa subir 😀
Abraço.
Bem boas….mas isto agora anda frio, não convida nada para as minis.
Agora ando a água com comprimidos de vitaminas.
Preciso de fazer umas limpezas de vez em quando porque a idade exige alguns cuidados…
Abc e um felicíssimo Natal para si e todos os frequentadores assíduos e menos assíduos deste site.
Sei que ainda é cedo para o 25 mas se não disser agora depois esqueço me…
Pronto, mas quando isto passar, vamos lá, nada como tratarmos disso. Fica registado.
Abraço e boas festas, um natal bem aproveitado.
Ou isto foi propositado e ele já sabia que o telemóvel ia cair em erva fofa, ou não entendo.. Com duas cameras ao pescoço bem melhores para filmar com mais qualidade e estabilidade (se não forem enfeites), porque raio vai usar um telemóvel para mais no lado de fora? Para mim foi encenado, o homem estava a precisar de visualizações e mais subscritores.
O “ambientalista Ernesto Galiotto” vai comemorar uma Bandeira Azul… com uma voltinha de avião!! Com ambientalistas assim, a terra está mesmo perdida…..
Ao 6 anúncio seguido desisti de ver o video…
15 segundos em queda livre não batem certo com 300 metros de altitude… Estabilização de imagem no iphone não há? Será que o telemóvel “encontrado” é o mesmo que caiu?… Já vi takes mais bem feitos….
Cada queda é uma queda acontece coisas incríveis… a 3/4 dias eatava a tirar fotografias com o iPhone 12 do lixo que tinham colocado fora da minha casa para reportar para o council e tinha estado a chover o vidro estava com chuva , abri a janela para por a mão da parte de fora para tirar fotografia quando o telemóvel caiu minha nossa tinha capa transparente não muito resistente quando vou ver e estava intacto a funcionar sem problemas e… curioso por cima das câmaras no canto tinha uma pequena marca sem tinta mostrando metal cor prateado e a capa só com arranhão e questiono-me como foi possível aquela marca sem furar a capa? Muito curioso por isso digo nada se repete de forma igual e as vezes sem lógica aparente para ficarmos pasmados de como tudo o que nos rodeia acontece…
Esqueci de dizer queda do primeiro andar!!!
Que coisa fantástica…. estou pasmado.
https://pplware.sapo.pt/apple/iphone-cai-de-aviao-a-300-metros-de-altura-e-filma-trajetoria-ate-o-chao-video/