iPadOS 15 traz suporte a ficheiros NTFS ao iPad
O iPad está a assumir um novo compromisso, principalmente pelas suas capacidades de processamento. Atualmente é mais que um tablet, mas a Apple não quer que ele seja um Mac. Apesar disso, este dispositivo recebeu uma mão-cheia de boas novidades que o aproximam daquilo que os computadores da Apple oferecem. Um exemplo interessante é o novo suporte NTFS que o iPadOS 15 traz.
Depois da apresentação do iPadOS 15, uma das principais melhorias deste sistema operativo apareceu na aplicação Ficheiros.
O iPad Pro com SoC M1 é um verdadeiro computador com tudo o que oferece. Dá suporte a uma gama de acessórios que o potenciam para os trabalhos mais banais, até aos mais exigentes. Um ecrã Multi-Touch com retroiluminação mini-LED de 12,9 polegadas, e que pode vir equipado com 16 GB de RAM em modelos com 1 ou 2 TB de armazenamento.
Para tirar mais partido de tanta tecnologia, a Apple, no iPadOS 15, traz recursos que fazem notavelmente a ponte entre um iPad convencional e um computador.
App Ficheiros com suporte a ficheiros NTFS
A Apple finalmente adicionou suporte para o sistema de ficheiros NTFS no iPadOS 15. Até agora, a app Ficheiros do iPad só podia ler discos externos formatados em exFAT ou FAT32 e, claro, no próprio APFS da Apple.
Com a nova atualização, a Apple adicionou a funcionalidade para oferecer suporte ao sistema de ficheiros NTFS também.
Contudo, tal como o Mac e o macOS, o iPadOS 15 só oferece suporte à leitura de NTFS. Isto é, infelizmente ainda não é possível copiar ficheiros de um Mac ou iPad para um disco rígido formatado em NTFS. Isto porque este sistema de ficheiros foi desenvolvido pela Microsoft e a Apple não tem licença para uso completo.
Para percebermos estas dinâmicas, o sistema NTFS, ou New Technology File System, é o formato desenvolvido pela Microsoft para o seu próprio sistema operativo Windows (que apareceu aquando do desenvolvimento do Windows NT).
A Apple não licenciou o sistema de ficheiros, portanto os seus produtos não podem gravar num disco rígido ou numa penUSB, por exemplo, quando estes suportes de armazenamento estão formatados neste formato. No entanto, o sistema pode ser lido.
Nova barra de progresso durante a transferência de ficheiros
Já algumas vezes relembramos a importância e utilidade da app Ficheiros, quer no iPadOS, quer no iOS. Isto porque esta aplicação traz um conjunto de ferramentas muito interessantes.
Agora, a Apple no iPadOS 15 acrescentou uma nova barra de progresso que aparece quando estamos a copiar ficheiros entre as pastas, ou do iPad para um disco rígido e vice-versa.
Então, neste processo, se tocarmos na barra de progresso, iremos ver mais detalhes, como o tamanho do ficheiro, quanto foi transferido e quanto tempo levará a transferência.
O iPadOS 15 traz muitos recursos para o iPad. Portanto, ao longo dos próximos tempos, até ao seu lançamento, no outono, iremos mostrar o que vale este novo sistema operativo.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
“ficheiros NTFS” ????
Não há “ficheiros NTFS”. Não existe tal coisa.
O NTFS é um sistema de ficheiros, como o próprio nome indica…. New Technology File System, e apareceu quando o Windows NT 3.1 foi lançado no início dos anos 90.
O sistema de ficheiros NTFS, coisa que devia ser usado neste artigo, é um sistema de ficheiros, que tal como os outros tipos de sistema de ficheiros, organiza ficheiros normais, mp3s txts docs, de maneira a que possam ser acedidos de maneira transparente.
Lê o texto. Ao referir ficheiros NTFS são aqueles ficheiros que ocupem no máximo 16 EB (Exabytes). Não outros.
Não li o artigo, dei uma lista de olhos, visto que está demasiado condensado e contém alguns erros.
No meu primeiro comentário, estava-me a referir à expressão “ficheiros NTFS”. Ou devia estar escrito “sistema de ficheiros NTFS” ou então “suporte NTFS”, tal como nos outros artigos sobre este assunto. E mais…
“Ao referir ficheiros NTFS são aqueles ficheiros que ocupem no máximo 16 EB (Exabytes)” e porque não “ficheiros exFAT” também?
Tanto o sistema de ficheiros NTFS e como o sistema de ficheiros exFAT, permitem o armazenamento de ficheiros até 16 exabytes por terem endereçamento de 64-bit.
A Microsoft é que não licenciou a Apple sobre o suporte ao NTFS. O suporte não é completo, é parcial. Melhor que nada.
Não, o artigo não tem erros, nem está demasiado condensado, está explicito, mas tens de o ler, não e´passar os olhos, isso não tem lógica, por isso depois fazes comentários sem sentido.
Depois, como referi, ao falar nos ficheiros NTFS e sistema de ficheiros NTFS a informação está correta e explica facilmente o que está em causa. Aliás, se leres, e não é passar os olhos, diz logo no início “Um exemplo interessante é o novo suporte NTFS que o iPadOS 15 traz.” Portanto, para quem percebe do assunto, logo aqui está explicado. Mas mais adiante, se não sabes do que se trata, eu explico onde está patente esse suporte ao utilizador, que é através da aplicação Ficheiros.
Mais à frente, que faz sentido explicar, é referido “A Apple finalmente adicionou suporte para o sistema de ficheiros NTFS no iPadOS 15…” Não leste, de certeza, e era importante. Além disso, é dito também “Até agora, a app Ficheiros do iPad só podia ler discos externos formatados em exFAT ou FAT32 e, claro, no próprio APFS da Apple.”
Com esta informação fica balizado o que há de novo, dando uma perspetiva do que era e do que será. Claro, tens de ler, para perceberes o que são os sistemas exFAT, FAT32 e APFS da Apple. Basta uma pesquisa rápida no Pplware que temos isso desde há muitos anos.
Mais abaixo, volta-se a explicar o que o iPadOS traz “Com a nova atualização, a Apple adicionou a funcionalidade para oferecer suporte ao sistema de ficheiros NTFS também.” Aqui só mesmo quem está a leste do que se fala.
Mas, como há quem não saiba do que se trata, ainda diz o seguinte “Para percebermos estas dinâmicas, o sistema NTFS, ou New Technology File System, é o formato desenvolvido pela Microsoft para o seu próprio sistema operativo Windows (que apareceu aquando do desenvolvimento do Windows NT).” Repara que até colocamos um link para quem quiser saber mais. Não há necessidade de ficares sem saber do que se trata, está lá tudo.
Portanto, está tudo correto e bem explicadinho.
Com quase 10 anos, já as dicas saltavam para quem queria saber um pouco mais 😉 https://bit.ly/2TVmc3W
Essa frase não faz qualquer sentido! NTFS é um sistema de ficheiros, não um ficheiro…
Como referi, ao dizer ficheiros NTFS refere-se aqueles ficheiros que ocupem no máximo 16 EB (Exabytes). Não outros. Que são os do sistema de ficheiros NTFS.
Para as almas que querem saber mais, que não acham que sabem tudo, deixo mais esta boa informação: https://bit.ly/3wlNoqU 😉
continuas a repetir coisas que não fazem sentido.
1º o sistema de ficheiros NTFS é definido por muito, muito mais do que um tamanho de ficheiros, sendo que a tua justificação acabaria por englobar outros sistemas de ficheiros que não são suportados.
2º suporte para o sistema de ficheiros NTFS significa poder ligar e ler o volume formatado, significa primeiro que tudo ser capaz de ler as tabelas de formatação, tabelas de ficheiros e metadados, e usar diferentes características desse sistema que o distinguem de outros sistemas, não implica algo sobre ficheiros porque o volume pode estar vazio, não sendo por isso que deixa de haver suporte.
Não, tu é que ligas o complicómetro. Isso está tudo implícito no que referi. Não é mais do que aquilo que foi sintetizado, até porque o foco não era descrever a tecnologia NTFS, mas sim dizer que no iOS 15 o iPad, através da app Ficheiros já conseguiria ler os ficheiros que foram colocados num suporte formado com esse tipo de sistema, portanto, ficheiros NTFS. O resto não tem qualquer interesse, porque já foi detalhado há mais de 10 anos, em múltiplos artigos, como já deixei por aí.
Se o volume estiver vazio (que nunca está, tem sempre ocultas informações), não precisa de ser lido pelo iPad, porque não tem nada que o iPad precise de mostrar ao utilizador. Nesse caso, o iPad com iOS 15 não vai ler nada se o suporte nada tiver. Por isso mesmo é referido “ficheiros NTFS”.
Vítor M, no caso dum volume vazio (sem ficheiros) o iPad continuará a mostrar o volume na aplicação ficheiros, tal como em qualquer outro computador com suporte para NTFS! Irá mostrar ao utilizador que não tem ficheiros – informação que muitos utilizadores irão se calhar achar que é preciso ser mostrada!
A existência de ficheiros não é o que define a existência de suporte. Ficheiros NTFS não faz sentido.
Mas o que há de novo é o iPadOS 15 mostrar ficheiros nos suportes Em causa, não mostrar nada, antes já o fazia, porque não era compatível. Desliga o complicómetro.
E aceitarem opiniões construtivas sem estar sempre à defesa? Aceitar feedback é bom caminho andado para evoluir e aprender mais.
Claro que sim, mas convém serem opiniões sobre o assunto. Se não é ruído. Estamos a falar em novidades do iPadOS 15.
Vítor M., antes nem sequer ligava, por isso o que dizes é uma falácia, não te era capaz de mostrar qual era o estado, formato, tamanho do disco ou a ausência de ficheiros!
Tal como referi, foi o que disse, não estás a ler, se não timnha suporte, nada mostrava, porque não ligava. Hoje estás complicado e devagar. Fala-se em “agora vai ter suporte” e não percebes que se só agora vai ter, no passado não tinha e se não tinha nada mostrava? Estás mesmo complicado Tadeu. É segunda ok ok 😀
Vítor M, complicado é não entenderes que com suporte permite ligar e mostrar o estado, formato, tamanho do disco e a ausência de ficheiros. Mas pronto para ti se não mostra ficheiros é porque não tem suporte.
Não está fácil, tu não queres é perceber. O que eu disse foi que antes não tinha suporte, e agora tem. Mas se não queres entender, siga, para este peditório já dei.
Agora vamos uma guerra jurídica entre a Microsoft e a Apple 🙂
Porquê? Ler não tem qualquer implicação com a licença da tecnologia. É apenas o que pode fazer, para já, esta novidade. Escrever é outra coisa, isso nem os Macs. A Apple diz ter um sistema melhor e que não há necessidade do NTFS. Por isso nunca se importou muito com essa tecnologia da Microsoft
NTFS não desenvolvido pela Microsoft? O método de leitura também foi desenvolvido pela Microsoft!! não? Se tudo isto foi desenvolvido pela Microsoft então pode considerar utilização de propriedade intelectual não autorizada que é crime aqui e nos EUA!!
enfim, abres a boca para não estar calado. É o mesmo tipo de suporte que existe no macOS há muitos anos.
APFS não é NTFS 🙁
sério? Não fazia ideia!! :S
quer dizer que quando digo que o macOS tem o mesmo tipo de suporte (o que significa apenas leitura de volumes NTFS) há muitos anos, tu, uma pessoa que não faz a mínima ideia das capacidades do macOS, achas que eu estou enganado, e que não há suporte para NTFS…
Terás coragem para dizer a todas as pessoas que já o fizeram?
Uma pergunta que faz a diferença: é para todos os iPad a correr iPadOS 15 ou apenas para os iPad Pro?
Todos desde que tenham usb C ou thunderbolt. Lightning nao funciona logo os ipads low cost nao da. De salientar que quem usa NAS ou cloud é indiferente isto do NTFS pois tudo funciona.
tecnicamente também é possível usar em iPads com porta Lightning usando um adaptador, a única diferença é que discos externos não podem depender do iPad para serem alimentados de corrente… tem que haver uma ligação a uma tomada.
ou seja os mais baratos ainda que novos não tem essa opção…
Boa Apple.
isso não é verdade. Todos os iPads que usem iPadOS têm suporte para volumes externos, o que significa quase todos os modelos de iPads criados desde o final de 2014 (não quer dizer todos os vendidos mas apenas os criados desde então), dos mais baratos aos mais caros.
O NTFS é apenas outro sistema de ficheiros para um volume externo, não há razões para esperar que todos aqueles aparelhos não possam usar também.