Quantcast
PplWare Mobile

iPadOS 15 traz suporte a ficheiros NTFS ao iPad

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. moonlightz says:

    “ficheiros NTFS” ????
    Não há “ficheiros NTFS”. Não existe tal coisa.
    O NTFS é um sistema de ficheiros, como o próprio nome indica…. New Technology File System, e apareceu quando o Windows NT 3.1 foi lançado no início dos anos 90.
    O sistema de ficheiros NTFS, coisa que devia ser usado neste artigo, é um sistema de ficheiros, que tal como os outros tipos de sistema de ficheiros, organiza ficheiros normais, mp3s txts docs, de maneira a que possam ser acedidos de maneira transparente.

    • Vítor M. says:

      Lê o texto. Ao referir ficheiros NTFS são aqueles ficheiros que ocupem no máximo 16 EB (Exabytes). Não outros.

      • moonlightz says:

        Não li o artigo, dei uma lista de olhos, visto que está demasiado condensado e contém alguns erros.
        No meu primeiro comentário, estava-me a referir à expressão “ficheiros NTFS”. Ou devia estar escrito “sistema de ficheiros NTFS” ou então “suporte NTFS”, tal como nos outros artigos sobre este assunto. E mais…
        “Ao referir ficheiros NTFS são aqueles ficheiros que ocupem no máximo 16 EB (Exabytes)” e porque não “ficheiros exFAT” também?
        Tanto o sistema de ficheiros NTFS e como o sistema de ficheiros exFAT, permitem o armazenamento de ficheiros até 16 exabytes por terem endereçamento de 64-bit.
        A Microsoft é que não licenciou a Apple sobre o suporte ao NTFS. O suporte não é completo, é parcial. Melhor que nada.

        • Vítor M. says:

          Não, o artigo não tem erros, nem está demasiado condensado, está explicito, mas tens de o ler, não e´passar os olhos, isso não tem lógica, por isso depois fazes comentários sem sentido.

          Depois, como referi, ao falar nos ficheiros NTFS e sistema de ficheiros NTFS a informação está correta e explica facilmente o que está em causa. Aliás, se leres, e não é passar os olhos, diz logo no início “Um exemplo interessante é o novo suporte NTFS que o iPadOS 15 traz.” Portanto, para quem percebe do assunto, logo aqui está explicado. Mas mais adiante, se não sabes do que se trata, eu explico onde está patente esse suporte ao utilizador, que é através da aplicação Ficheiros.

          Mais à frente, que faz sentido explicar, é referido “A Apple finalmente adicionou suporte para o sistema de ficheiros NTFS no iPadOS 15…” Não leste, de certeza, e era importante. Além disso, é dito também “Até agora, a app Ficheiros do iPad só podia ler discos externos formatados em exFAT ou FAT32 e, claro, no próprio APFS da Apple.”

          Com esta informação fica balizado o que há de novo, dando uma perspetiva do que era e do que será. Claro, tens de ler, para perceberes o que são os sistemas exFAT, FAT32 e APFS da Apple. Basta uma pesquisa rápida no Pplware que temos isso desde há muitos anos.

          Mais abaixo, volta-se a explicar o que o iPadOS traz “Com a nova atualização, a Apple adicionou a funcionalidade para oferecer suporte ao sistema de ficheiros NTFS também.” Aqui só mesmo quem está a leste do que se fala.

          Mas, como há quem não saiba do que se trata, ainda diz o seguinte “Para percebermos estas dinâmicas, o sistema NTFS, ou New Technology File System, é o formato desenvolvido pela Microsoft para o seu próprio sistema operativo Windows (que apareceu aquando do desenvolvimento do Windows NT).” Repara que até colocamos um link para quem quiser saber mais. Não há necessidade de ficares sem saber do que se trata, está lá tudo.

          Portanto, está tudo correto e bem explicadinho.

          Com quase 10 anos, já as dicas saltavam para quem queria saber um pouco mais 😉 https://bit.ly/2TVmc3W

      • Tadeu says:

        Essa frase não faz qualquer sentido! NTFS é um sistema de ficheiros, não um ficheiro…

        • Vítor M. says:

          Como referi, ao dizer ficheiros NTFS refere-se aqueles ficheiros que ocupem no máximo 16 EB (Exabytes). Não outros. Que são os do sistema de ficheiros NTFS.

          Para as almas que querem saber mais, que não acham que sabem tudo, deixo mais esta boa informação: https://bit.ly/3wlNoqU 😉

          • Tadeu says:

            continuas a repetir coisas que não fazem sentido.
            1º o sistema de ficheiros NTFS é definido por muito, muito mais do que um tamanho de ficheiros, sendo que a tua justificação acabaria por englobar outros sistemas de ficheiros que não são suportados.
            2º suporte para o sistema de ficheiros NTFS significa poder ligar e ler o volume formatado, significa primeiro que tudo ser capaz de ler as tabelas de formatação, tabelas de ficheiros e metadados, e usar diferentes características desse sistema que o distinguem de outros sistemas, não implica algo sobre ficheiros porque o volume pode estar vazio, não sendo por isso que deixa de haver suporte.

          • Vítor M. says:

            Não, tu é que ligas o complicómetro. Isso está tudo implícito no que referi. Não é mais do que aquilo que foi sintetizado, até porque o foco não era descrever a tecnologia NTFS, mas sim dizer que no iOS 15 o iPad, através da app Ficheiros já conseguiria ler os ficheiros que foram colocados num suporte formado com esse tipo de sistema, portanto, ficheiros NTFS. O resto não tem qualquer interesse, porque já foi detalhado há mais de 10 anos, em múltiplos artigos, como já deixei por aí.

            Se o volume estiver vazio (que nunca está, tem sempre ocultas informações), não precisa de ser lido pelo iPad, porque não tem nada que o iPad precise de mostrar ao utilizador. Nesse caso, o iPad com iOS 15 não vai ler nada se o suporte nada tiver. Por isso mesmo é referido “ficheiros NTFS”.

          • Tadeu says:

            Vítor M, no caso dum volume vazio (sem ficheiros) o iPad continuará a mostrar o volume na aplicação ficheiros, tal como em qualquer outro computador com suporte para NTFS! Irá mostrar ao utilizador que não tem ficheiros – informação que muitos utilizadores irão se calhar achar que é preciso ser mostrada!
            A existência de ficheiros não é o que define a existência de suporte. Ficheiros NTFS não faz sentido.

          • Vítor M. says:

            Mas o que há de novo é o iPadOS 15 mostrar ficheiros nos suportes Em causa, não mostrar nada, antes já o fazia, porque não era compatível. Desliga o complicómetro.

          • Guilherme says:

            E aceitarem opiniões construtivas sem estar sempre à defesa? Aceitar feedback é bom caminho andado para evoluir e aprender mais.

          • Vítor M. says:

            Claro que sim, mas convém serem opiniões sobre o assunto. Se não é ruído. Estamos a falar em novidades do iPadOS 15.

          • Tadeu says:

            Vítor M., antes nem sequer ligava, por isso o que dizes é uma falácia, não te era capaz de mostrar qual era o estado, formato, tamanho do disco ou a ausência de ficheiros!

          • Vítor M. says:

            Tal como referi, foi o que disse, não estás a ler, se não timnha suporte, nada mostrava, porque não ligava. Hoje estás complicado e devagar. Fala-se em “agora vai ter suporte” e não percebes que se só agora vai ter, no passado não tinha e se não tinha nada mostrava? Estás mesmo complicado Tadeu. É segunda ok ok 😀

          • Tadeu says:

            Vítor M, complicado é não entenderes que com suporte permite ligar e mostrar o estado, formato, tamanho do disco e a ausência de ficheiros. Mas pronto para ti se não mostra ficheiros é porque não tem suporte.

          • Vítor M. says:

            Não está fácil, tu não queres é perceber. O que eu disse foi que antes não tinha suporte, e agora tem. Mas se não queres entender, siga, para este peditório já dei.

  2. Samuel MG says:

    Agora vamos uma guerra jurídica entre a Microsoft e a Apple 🙂

    • Vítor M. says:

      Porquê? Ler não tem qualquer implicação com a licença da tecnologia. É apenas o que pode fazer, para já, esta novidade. Escrever é outra coisa, isso nem os Macs. A Apple diz ter um sistema melhor e que não há necessidade do NTFS. Por isso nunca se importou muito com essa tecnologia da Microsoft

      • Samuel MG says:

        NTFS não desenvolvido pela Microsoft? O método de leitura também foi desenvolvido pela Microsoft!! não? Se tudo isto foi desenvolvido pela Microsoft então pode considerar utilização de propriedade intelectual não autorizada que é crime aqui e nos EUA!!

    • Tadeu says:

      enfim, abres a boca para não estar calado. É o mesmo tipo de suporte que existe no macOS há muitos anos.

      • Samuel MG says:

        APFS não é NTFS 🙁

        • Tadeu says:

          sério? Não fazia ideia!! :S
          quer dizer que quando digo que o macOS tem o mesmo tipo de suporte (o que significa apenas leitura de volumes NTFS) há muitos anos, tu, uma pessoa que não faz a mínima ideia das capacidades do macOS, achas que eu estou enganado, e que não há suporte para NTFS…
          Terás coragem para dizer a todas as pessoas que já o fizeram?

  3. PAULO SILVA says:

    Uma pergunta que faz a diferença: é para todos os iPad a correr iPadOS 15 ou apenas para os iPad Pro?

    • asdasa says:

      Todos desde que tenham usb C ou thunderbolt. Lightning nao funciona logo os ipads low cost nao da. De salientar que quem usa NAS ou cloud é indiferente isto do NTFS pois tudo funciona.

      • Tadeu says:

        tecnicamente também é possível usar em iPads com porta Lightning usando um adaptador, a única diferença é que discos externos não podem depender do iPad para serem alimentados de corrente… tem que haver uma ligação a uma tomada.

  4. PAULO SILVA says:

    ou seja os mais baratos ainda que novos não tem essa opção…
    Boa Apple.

    • Tadeu says:

      isso não é verdade. Todos os iPads que usem iPadOS têm suporte para volumes externos, o que significa quase todos os modelos de iPads criados desde o final de 2014 (não quer dizer todos os vendidos mas apenas os criados desde então), dos mais baratos aos mais caros.
      O NTFS é apenas outro sistema de ficheiros para um volume externo, não há razões para esperar que todos aqueles aparelhos não possam usar também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.