iPad volta a esmagar concorrência no primeiro trimestre de 2021
O iPad foi apresentado no dia 27 de janeiro e lançado a 3 de abril de 2010. Portanto, está há 11 anos na liderança de um mercado que muitos vaticinaram como um fracasso. Mais de uma década depois, em 2021, os números do primeiro trimestre mostram que continua forte e esmaga completamente os seus concorrentes.
O último relatório da empresa de análise de mercado Counterpoint mostra que a linha de iPads da Apple continua a ter um forte desempenho.
Apple e Samsung crescem num mercado dominado pelo iPad
A participação de mercado global de tablets da marca cresceu 53% no comparativo anual no primeiro trimestre de 2021. Assim, atualmente, a sua participação de mercado total é de 37%. Durante o mesmo trimestre de 2020, as vendas do iPad representaram 30% da participação de mercado.
O relatório menciona que a Apple e a Samsung beneficiaram ao longo de 2020 com a diminuição da concorrência no mercado dos tablets. As duas empresas “lançaram e promoveram agressivamente os novos modelos”, enquanto outros fabricantes de tablets “reduziram ou fecharam o negócio”.
A Apple vendeu 33% mais unidades de iPad em todo o mundo em 2020 do que em 2019 e continuou a liderar o mercado, expandindo a sua participação para 37% no primeiro trimestre de 2021. Apesar do efeito fora de temporada, a Apple melhorou o seu desempenho em todas as principais regiões, especialmente no Japão, onde as suas vendas continuaram a atingir recordes históricos.
O gráfico abaixo mostra que as participações de mercado da Samsung, Lenovo e Amazon cresceram desde o 1.º trimestre de 2020. A participação da Huawei caiu de 11% no 1.º trimestre de 2020 para apenas 5% no 1.º trimestre de 2021. As “outras” marcas caíram 10% de participação combinadas, onde a Apple e a Samsung ganharam mais folga.
Counterpoint: 8.ª geração é o que mais vende
Apesar do modelo mais básico do iPad representar a maior parte das vendas de tablets da Apple, a analista da Counterpoint, Liz Lee, explicou que todos os modelos da linha tiveram um bom desempenho.
O iPad básico representou 56% de todas as vendas do iPad no primeiro trimestre de 2021, enquanto os modelos iPad Air 4 e Pro representaram 19% e 18%, respetivamente. O iPad 8 foi o modelo mais vendido, enquanto o iPad Air 4 ficou em segundo lugar.
Olhando para o resto do ano, o iPad Pro da Apple com M1 foi bem recebido pelo mercado, mas a falta de chips foi notada. A Apple enfrenta o desafio tanto da escassez de chips quanto dos problemas de produção relacionados o ecrã Liquid Retina XDR.
Lee espera que os modelos M1 disparem no terceiro trimestre, uma vez que a cadeia de fornecedores estará já mais estável e a produzir. Isto porque se espera uma grande temporada de férias no quarto trimestre.
Este artigo tem mais de um ano
Depois da desastrosa atualização principalmente para o Ipad pro com M1 com o Ipad Os 15, quero ver as vendas a partir de agora para este IPad pro. Quanto ao ipad air e Ipad mais barato nada a dizer, são excelentes propostas para a gama tablet.
Desastrosa? 😀 as entregas estão a demorar mais de mês e não deve ser por terem muitos em stock 😉
Há gente mesmo sem noção nenhuma.
Continuam a rebentar as vendas e ainda acham que o produto é fraco.
Atenuam a dor, será?
Que dor, Vítor? Podes explicar?
Se calhar é mesmo só atenuar porque a dor dificilmente passará. 🙂
Em termos de tablets, ha muito que o iPad é do melhor que se pode arranjar, dado que so agora se volta a ver algum interesse neste segmento, de algumas marcas, onde antes lançavam tablets para ”brincar” e a Apple focava-se em tablets para uso profissional e pessoal.
Sobre as entregas demoradas, o Vitor diz uma coisa no artigo mas depois comenta com outra. Claro que as demoras é pela falta de chips, tal como nas graficas e outros componentes e não por uma procura elevadissima.
O que dizes não faz sentido, como é normal. A falta de chips afeta todos os produtos da Apple e nalguns não há qualquer atraso. Nos iPads Pro acontece porque há uma grande procura, aliás, se assim não fosse, este mercado não estava praticamente nas mãos da Apple.
De facto os chips não chegam, pelo menos “há uma crise”. Contudo, se não houvesse procura ou fosse diminuta, haveria à farta, porque a Apple, mesmo com escassez, tem contratos de exclusividade com os fabricantes de chips, como deverias saber.
Além disso, os MacBooks Air M1 não têm atraso, e partilham muita da tecnologia, no que toca ao chips. Olha que estranho, não é? 😉
O ipad pro que está com problemas de fornecimento é o 12.9 com ecrã mini led. De resto tudo normal. Basta pesquisar nos sites internacionais ligados a notícias da Apple. E sim para os Ipads M1 o Ipad Os 15 foi um tremenda desilusão. 8 ou 16gb de ram servem mesmo para?? Neste momento qq app só pode aproveitar até 5 gb de ram, a Apple não permite mais. Pro apps? Porta thunderbolt serve mesmo para quê? A app ficheiros continua básica. Um pro com M1 256 gb por 1300 euros?
Dizem o que te disse, que está a ter um excelente desempenho.
a falta de chips ocorre por haver procura elevadíssima… basta olhar para os resultados de quase todos fabricantes de componentes e de computadores, que têm tido aumentos de vendas significativos.
Qual concorrência?
A Apple é a única que tem um SO realmente preparado para tablet, tudo o resto é adaptado.
Não vejo realmente concorrência no segmento de tablets.
+1
A concorrência já quase não existe e não é devido ao SO mas sim porque a maior parte deixaram de fazer tables e focaram-se nos smartphones
”Portanto, está há 11 anos na liderança de um mercado que muitos vaticinaram como um fracasso. Mais de uma década depois, em 2021, os números do primeiro trimestre mostram que continua forte e esmaga completamente os seus concorrentes.”
Um facto muito interessante nesta industria no entanto a falar em estatísticas ha que salientar que há 10 anos atrás mais de 60% dos tablets vendidos eram Apple. Desde então tem vindo a perder quota de vendas para o somatório de toda a concorrência e hoje a Apple tem metade da quota de vendas de tablets que tinha há 10 anos ou seja tem vindo a perder força ao longo dos anos .
Pouco mais de 3 em 10 tablets que sao vendidos sao Apple, o que não esmaga a concorrência nem perto, mas não deixa de ser um valor interessante uma empresa sozinha, que nunca deixou de apostar no tablet gama media e alta, continuar a vender bem, dado os preços dos mesmos. Com o mercado dos portateis hibridos cada vez mais em voga (com ecra touch) vai ser interessante perceber se as pessoas vao continuar a investir em tablets de preço de portatil, com sistema operativo mais ”mobile”, ou se vão optar pelos dito portateis hibridos que no fundo permitem fazer tudo o que se faz num tablet mas com um sistema orientado para uso profissional e pessoal
+1
Se fores o único da tua aldeia a vender cerejas vais ter uma quota de 100% do mercado de cerejas da aldeia. Mas se outros habitantes começarem também a vender cerejas e também a ganharem clientes, é óbvio que a tua quota de mercado baixa.
Como é que esmaga se é o único com iOS ou PadOS?
Quando houver outra marca a vender com o sistema operativo da Apple aí sim podem falar em esmagar.
Esmaga porque apresenta melhores argumentos, aliás um dos grandes problemas dos tablets Android é que têm quase sempre versões antigas de sistema e as atualizações sal poucas.
Na mouche! Não esquecer, como já foi referido, que o iPad continua a perder terreno para a concorrência de forma continua.
Continua a perder o quê??? 😀
estás num artigo que mostra crescimento significativo da quota de mercado da Apple dum ano para o outro, e escreves que está a perder terreno de forma contínua!?
Ganhou mais 7% de mercado de 2020 para 2021.
Tinha uma vantagem de 14% sobre o principal rival (Samsung) em 2020 e agora em 2021 aumentou essa diferença para 17%. Também aumentou a diferença em relação a todos os outros rivais de menor expressão.
E tu dizes que perde terreno de forma continua para a concorrência?
Vai aprender a fazer contas!
Nos telemóveis a Apple tem uma concorrência forte com grandes argumentos mas no iPad, a gama da Apple arrasa completamente a concorrência.
Para quem quiser esperar por alguma promoção consegue um IPad novo por pouco mais de 350€.
Eu so vou comprar outro ipad quando o meu ipad 2 deixar de funcionar.
Obrigado pela tua contribuição util
Se inferires pelo que ele disse, que a qualidade dos iPads é tanta que ele ainda tem o 2 e a funcionar bem pelos vistos, então a contribuição foi útil e vem corroborar o artigo que fala da procura dos iPads, sendo um dos motivos dessa procura a obvia qualidade e longevidade do produto.
Eu comprei o iPad Air 4 e não podia estar mais satisfeito.
A minha “maria” tb ficou a ganhar pois ficou com o meu iPad Mini 4 e agora já não anda sem ele para todo o lado.