Quantcast
PplWare Mobile

Certificado digital Covid: Disponível no portal SNS24 ou enviado por email

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. outra vez !! says:

    Bom, depois do que pude constatar até com as autoridades ao que parece nenhum serviço público pode ou deve adotar medidas, práticas ou políticas abusivas. Só para dar um exemplo ninguém pode obrigar outro a subscrever um produto ou serviço privado para beneficiar ou exercer de um direito. Depois da última multa aplicada a uma operadora devido á mesma ter agido em cartel contra o consumidor mas também contra o Estado, o digital que é o Rei das políticas abusivas / criminosas vê assim premiadas as suas condutas menos sérias mais que conhecidas por todos, mas esquecidas por quem tem obrigação quer de cumprir como de fazer cumprir. Uma maravilha desta realidade quase surreal.

    • Há Cada Gajo says:

      Troca lá isso por miúdos.

    • Vitor Tavares says:

      Mas ninguém é obrigado a “subscrever” este certificado…é facultativo e só o solicita quem quiser! E os dados solicitados são os essenciais para que o certificado tenha alguma utilidade. E se colocares essas “teorias da conspiração” de lado vais reconhecer uma coisa…forneceste mais informação (e forneces todos os dias) pessoal para teres um perfil no Facebook,uma conta na Google ou utilizares o WhatsApp. E não vale dizeres que não utilizas nenhum desses serviços…para escreveres esse cometário foste “obrigado” a dar muita informação pessoal!

      • Ru says:

        Para escrever este comentário usei um mail “falso”, num browser a correr sobre Tor, num telemóvel sem serviços google, e sem facebook/whatsapp….
        Se alguém quiser mais informação que se dê ao trabalho de a descobrir. A minha “função” é complicar a recolha/partilha de dados, dentro dos limites de utilização dos meus aparelhos.
        Sobre o certificado tenho uma coisa a dizer. A app MySNS (penso que seja a oficial), não funciona. Provavelmente por ter um telemóvel sem Gapps. Caso seja por causa disso então o estado deveria melhorar as suas apps, e não as fazer depender de serviços fornecidos por empresas privadas do outro lado do mundo….

        • AqueleAmigo says:

          *facepalm*

          Secalhar tens milhentas fotos tuas no fb e afins 😀

          • Ru says:

            Se calhar devias aprender a ler melhor. Ou não leste a primeira frase do que escrevi?
            Dá mais uns facepalm que isso vai ao sítio 🙂

        • Vitor Tavares says:

          Isso do utilizar um mail “falso”,utilizar um browser Tor,em telemóvel sem apps e certamente a utilizar uma VPN para “esconder” o IP é o que chamo “conversa da treta” utilizada por muitos que pouco mais sabem de tecnologia do que “carregar no botão” para ligar o PC ou o smartphone! São tantos a darem essa resposta que já nem merece…uma resposta!

          • Ru says:

            A ideia não é esconder da PJ, ou algo do género. Mas sim evitar partilhar dados com empresas da treta.
            Queres ter perfis pela net fora, força com isso. Tens tanto direito, quanto eu tenho em não querer. Muita gente parece ficar ofendida com quem tenta não ser um livro aberto. Azarito.
            Mas….. Obrigado pela resposta.

            PS: não fazes a menor ideia do que eu percebo (ou não) de tecnologia. Mas posso adiantar que sei estrelar ovos

  2. outra vez !! says:

    Tavares estas enganado mas nem vou entrar nessas questões do facecoco ou outros cocos como esses. Se não concordo não uso .Logo contínuas enganado…dados também se fabricam… Mas aulas nestes dias são caras . Faz um exercício se quiseres. Tenta ir á s.social e vê o que eles te exigem para ir lá falar sobre as suas faltas ou falhas, erros ou outro assunto dos que a eles digam respeito … por exemplo.
    Não são teorias meninos é a realidade.
    É tão realidade como a mesma ter jogado na bolsa e ter perdido o dinheiro de quem para lá desconta anos a fio e com um jeitinho talvez mais tarde se venha a saber da venda de dados desses também mais uma vez a revelia dos mesmos…e de seriedade duvidosa, como com a aposta na bolsa. Podia continuar o resto do dia a dar exemplos mas não tenho tempo. Acordem !

    • Vitor Tavares says:

      Que grande “confusão” andas a fazer quanto a questões de privacidade! O que é que a Segurança Social me pode “exigir” em termos pessoais que eles já não possuam?! Basta eu precisar de trabalhar para que seja “obrigado” a dar (quase) todas as informações a meu respeito,até para depois eles verificarem se estou a pagar os impostos devidos. E se quiser abrir uma conta bancária para receber o ordenado não tenho de fornecer (mais uma vez) os meus dados pessoais? E se quiser comprar ou alugar uma casa? E se me apetecer ter um cartão de fidelidade com uma qualquer empresa? E para fazer um contrato de fornecimento de água,eletricidade ou telecomunicações? Se não queres que te “conheçam”…vais ter de te suicidar! E mesmo assim temos a questão da certidão de óbito…

      • Ru says:

        Da minha parte o problema não é a segurança social saber algo ou não. Porque isso eles já sabem. O problema é a app deles não funcionar sem serviços (Gapps) americanos. Uma app oficial de serviços do estado deveria ser independente disso. Umas funcionam, outras não.
        Para contratos, que remédio dar os dados.
        Agora cartões de fidelização…. É pagar em dinheiro, e sem cartões desses. Mais uma vez, apenas por privacidade e não partilhar dados com essas empresas. E mais outra vez, quem quiser é livre de usar, e quem não quiser não usa.

  3. João says:

    Como fica o caso do português que tomar a vacina no estrangeiro?

    • Keyboardcat says:

      Consulta essa informação no país onde foste vacinado. Eles é que emitem o certificado.

      • João says:

        Sim, porém se vacinado no estrangeiro não terá o certificado digital que permite entrar em Portugal ou circular pelo espaço schengen. Ou permite? Acredito que não. Eu entendi que para ter o certificado tens que ser vacinado na europa.

      • Ricardo says:

        Depende do caso…
        Estou temporariamente na Bélgica em trabalho, sou residente em Portugal. Tomei a vacina aqui mas o estado belga só emite certificado a quem seja residente (com cartão de identificação nacional).
        Não estou com muita esperança que em Portugal me aceitem o cartão/papel com a info da vacina que recebi ao ser vacinado….

  4. oscar alhinho says:

    ja alguem pediu um certificado?

  5. Eu mesmo says:

    Alguém conseguiu encontrar o Certificado Digital na aplicação ou ainda estará para ser disponibilizado?

  6. outra vez !! says:

    Tavares volta ler ! Parece que não entendeste nada.
    Nunca poderei concordar em ter que efectuar um contrato com um privado para exercer um direito ou dever.

  7. Jorge Cunha says:

    Estou a gostar desta troca de opiniões!

  8. joao matos says:

    Bem, vou esperar pela 2ª dose já na próxima semana e depois vou tratar de fazer o pedido. Vamos ver como corre.

  9. Joao Sampaio says:

    No sns ainda não á certificado digital disponibilizado. Abraço

  10. Joao Sampaio says:

    O Governo anunciou que seria possível fazer o pedido dos certificados digitais online a partir desta quinta-feira, mas a opção ainda não se encontra disponível no site do SNS24. A funcionalidade ficará, todavia, operacional ainda no dia de hoje, garantiu ao SAPO24 fonte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

  11. Gabriel says:

    Eu ja tenho o certificado.

    Não deveria haver nenhuma app tambem?

  12. zeze@couves.pt says:

    Os dados da app SNS24 são enviados para a Microsoft para o IP 40.114.219.148 e não vejo nada sobre isto nas notícias. A app manda os nossos dados todos para depois serem vendidos e guardados, mas a malta só está preocupada se for para a Rússia. E os jornalistas andam a dormir, enfim, a agenda política é muito forte. Dúvidas? Instalem software no telemóvel para ver as ligações ou vejam isso facilmente num router, é fácil ver para onde a app se tenta ligar. Força.

  13. Joaquim Cordeiro Ribeiro says:

    Não consigo imprimir o Certificado Digital Covid

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.