iOS 16 chega com um novo Lock Screen e mais novidades interessantes
Começou hoje a Apple Worldwide Developers Conference 2022 que se realiza no Apple Park. A primeira novidade a ser desvendada pela Apple é o novo Lock Screen do iOS 16 que foi totalmente renovado.
Widgets, personalização, múltiplas "faces" são algumas das novidades do Lock Screen (ecrã bloqueado). Pelas imagens está fantástico.
Lock Screen pode ser ainda mais personalizado e ganha "faces"
A Apple dá hoje a conhecer as novidades do novo iOS 16. A primeira novidade apresentada é a total renovação do Lock Screen. Para quem tem um Apple Watch, facilmente permite que a gigante de Cupertino adaptou a funcionalidade de "faces" ao iOS.
Com o iOS 16, os utilizadores podem colocar e adaptar a imagem que pretendem no ecrã bloqueado e incluir os widgets que pretenderem.
Além disso, podem facilmente mudar de "face", sempre que pretenderem. Como é normal, o utilizador pode ter acesso à informação sem ter de desbloquear o dispositivo.
Há também uma nova funcionalidade ao nível do papel de parede que permite selecionar uma variedade de categorias, incluindo papéis de parede dinâmicos que mudam com base na hora ou até mesmo no clima.
Outra novidade em destaque são as notificações renovadas, que agora serão exibidas na parte inferior do ecrã bloqueado.
Undo Send e novas ferramentas de ditado nas Mensagens no iOS 16
Com o iOS 16, a Apple irá permitir que "resgate" a mensagens que não queria enviar. A app de mensagens no iOS 16 vai receber a nova funcionalidade "desfazer envio", bem como a capacidade de editar mensagens que o utilizador enviou e que ainda não foram lidas.
A empresa revelou que está também a atualizar a funcionalidades ditado, o que deve facilitar o envio de mensagens em trânsito. Com as atualizações, através do ditado será possível adicionar pontuação automaticamente em mensagens mais longas e pode até adicionar caracteres emoji relevantes.
Apple Pay vai chegar também com novidades interessantes
Como esperado, a Apple melhorou também o serviço de pagamento Apple Pay. Com o novo serviço, a Apple permite que o utilizador divida o custo das compras em quatro pagamentos iguais ao longo de seis semanas, sem juros e taxas.
Rumores revelam que a Apple estava a trabalhar num serviço de pagamentos desde 2021.
Apple Maps com rotas de navegação com paragens no iOS 16
A Apple anunciou hoje na conferência de programadores da WWDC 2022 , que a app Maps receberá várias atualizações. A que mais se destaca e muito pedida pelos utilizadores é a capacidade de adicionar várias paragens numa rota.
iCloud vai permitir álbuns partilhados como no Google Fotos
No iCloud a Apple vai permitir álbuns de fotos partilhadas, tal como acontece com o Google Fotos, para que os utilizadores possam sincronizar mais facilmente os álbuns com amigos e familiares.
Mais e maior segurança no Apple Pay e Wallet
Há também um novo recurso de verificação de segurança para facilitar a chamada de ajuda em situações potencialmente perigosas.
Family Sharing
O controlo parental no iCloud vai trazer maior segurança para toda a família, com a funcionalidade Family Sharing. Uma das funcionalidades interessantes é o facto de as crianças poderem pedir solicitações de tempo de ecrã via Mensagens e essa autorização ser dada em tempo real.
App fitness não necessita do relógio
Outra grande novidade é o facto da App fitness não necessitar de relógio. Com o iOS 16, a Apple trouxe o software para o iPhone, anunciou a empresa durante a WWDC 2022. Tal como no watchOS, a app permite que defina metas de atividades diárias, para motivá-lo a permanecer ativo durante todo o dia.
O iPhone usará os sensores para registar os passos e treinos e depois converter essas informações numa estimativa das calorias gastas. A qualquer momento, pode partilhar o seu anel de exercício com amigos e familiares para incentivá-los a alcançar os seus objetivos.
Também há novidades no CarPlay
O CarPlay passará ser mais integrado nos diferentes tipos de painéis, e isso é um grande avanço com este iOS 16. A Siri também será levada para os carros de uma forma mais integrada, as apps ativas serão fixadas mais rapidamente e também os Widgets estarão presentes de uma forma integrada.
Com os Widgets os utilizadores vão poder personalizar o ecrã do CarPlay, tendo disponíveis as informações que pretendam.
São várias as novidades presentes no novo iOS 16. Esta nova versão chegará em breve a todos os utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Novidades?!
O artigo está completo? é que se é só isto as novidades vou ali e já venho….
Calma jovem, https://pplware.sapo.pt/apple/apple-wwdc-22-venha-conhecer-o-novo-ios-16-e-todas-as-outras-novidades-em-direto/ vai acompanhando 😉
para criticar há sempre gente incrível, o evento ainda está a decorrer…
O artigo estava em atualização.
Nada de incrível, apenas limaram umas arestas o que é uma coisa ótima nonetheless!
O M2 parece ser o mais interessante, os widgets parecem ficar bem adaptados (bem vida a 2012 Apple) tbm..
Mas nada demais. Esperava mais na parte de segurança talvez
Agora é esperar pelo Vítor vir se espumar todo a dizer que foram apresentadas cenas do outro mundo lol
Quer dizer que já vamos poder ter o estado do tempo no lock screen? Dava muito jeito e de preferência com fundo transparente…
Vai ser possível fazer o que quiseres. “Total” personalização.
é cá uma personalização que eu vou te contar… Agora até já dá pra arrastar os icones das apps para o sítio que o utilizador quiser e tudo…até a percentagem da bateria pode ficar lá em cima, sempre! isto pra não falar do novo Always on display que é top!
Não sabes o que dizes 😉 tens de testar, esperar para que as novidades todas sejam lançadas. As próximas betas vão já mostrar muitas coisas boas a funcionar 😉
Pronto, está bem…eu posso tirar da equação o always on display…até porque é necessário o iPhone 14 pro ou 14 pro max…que ainda não saíram…eles não podem mostrar uma feature que só funciona em dispositivos que ainda não estão disponíveis…
Exatamente 😉 não sabendo se vai sair, há muita coisa que só aparecerá nas versões beta de agora em diante. E este ano foi mais “escondida” a informação. Não houve a lista que é normalmente apresentada. Isso pode dizer que há coisas que ainda estão a ser testadas e que só mais tarde serão anunciadas.
E bateria?