iOS 15 remove automaticamente o reflexo da lente nas fotografias
O flare (ou lens flare) é um defeito ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente. Este defeito causa certas manchas de luz, uns pontos verdes e reflexos em formas circulares ou hexagonais. Apesar de ser um defeito, os fotógrafos começaram a aproveitar essa imperfeição a seu favor, como uma espécie de efeito. No entanto, a fotografia fica melhor se não existir esse flare. No iOS 15, de forma automática, a imagem será limpa dessa imperfeição.
Esta novidade já apareceu no iOS 15 beta 4, mas tinha passado despercebida.
Apple afina ainda mais a fotografia no iOS 15
Quando usamos o iPhone para captar imagens contra a luz do Sol, por vezes essa luminosidade reflete na lente da câmara do dispositivo causando umas manchas, ou um ponto verde intrusivo. Estes fenómenos são chamados de lens flare e não é possível eliminá-los sem alguma habilidade de pós-produção.
Para que este "defeito" não seja uma mancha na fotografia, os fotógrafos profissionais começaram a usar esta imperfeição a seu favor, tornando este reflexo numa espécie de efeito que eles ajustavam no sítio mais conveniente.
Em modo geral, é algo que está presente nas imagens e que não deixa de ser intrusivo.
iOS 15 terá remoção automática do reflexo nas lentes
Depois de vários dias com a versão beta 4 disponível, alguns utilizadores deram conta que algo tinha melhorado neste capítulo. As férias são sempre uma excelente altura para testar estas novidades fotográficas.
O iOS 15 irá remover automaticamente o reflexo da lente quando as imagens forem processadas pelo software.
Um utilizador do Reddit disse que tirou uma foto e notou o flare, mas quando foi ver a imagem guardada, o flare havia desaparecido. Portanto, entre a captação e o guardar, o software atuou para remover este defeito na imagem.
Portanto, percebi algo que não vi relatado em nenhum outro lugar; enquanto saía de casa, tirei esta foto e pensei que estava arruinada, a precisar de ser editada mais tarde, devido ao reflexo da lente (como já fiz várias vezes em fotos anteriores com o iPhone 12 Pro, pois é propenso a reflexos da lente).
No entanto, cheguei a casa e notei que o reflexo da lente desapareceu automaticamente da foto original, apesar de estar obviamente lá na foto ao vivo, o que significa que o pós-processamento automático ficou inteligente o suficiente para remover agora os reflexos da lente!
O exemplo deixado seguramente ilustra como poderemos ter imagens sem a imperfeição do reflexo na lente da câmara:
Não se sabe se será uma "novidade" que a Apple estará a aperfeiçoar para apresentar como um recurso final da app Fotografia, ou se será penas um teste para experimentar a reação dos "beta testers".
Seja como for, é sempre interessante a fotografia ser mais fiel ao que os olhos veem sem os defeitos que o material impõe ao resultado final.
Este artigo tem mais de um ano
Basicamente quando se discute aqui a qualidade das cameras a realidade é mais a qualidade do software porque fotos de qualidade tiram-se em RAW mas claro, são flats, com pouca cor .
E para quem realmente quer tirar mais proveito da fotografia e usar o Raw, a Apple introduziu o ProRaw ano passado https://bit.ly/3pBExxF Dá para um pouco mais.
Não existe alternativa. As câmaras dos smartphones estão extremamente limitadas no que toca tamanho do sensor e dimensão/complexidade de lentes quando comparados com uma DSLR.
Não é por escolha é claro, visto um dos requerimentos é caber no bolso.
Poder de processamento é um dos recursos que é abundante num smartphone moderno, por isso hoje em dia existe um esforço de tentar melhorar as capacidades fotográficas através do uso de algoritmos e AI.
O que não é assim uma ideia tão descabida. O nosso mundo é tudo menos aleatório. Existem padrões e geometrias que são constantes. Por isso, através de muito esforço é sempre possível criar uma imagem com um detalhe superior àquele capturado pelo sensor.
Atenção que mesmo com câmaras DSLR modernas partes destas tecnologias já são aplicadas. Especialmente em técnicas de redução de ruído e muitos outros aspetos. Mas é tudo bastante ligeiro comparado com um smartphone moderno.
Eu sou fã de ambos. Ter uma câmara dedicada que tira imagens de excelência. E um pequeno dispositivo que consegue esconder às suas aparentes limitações físicas através da magia do software.
E é importante referir que hoje em dia é tão importante ter um bom sensor como bom software. Isso é o calcanhar de Aquiles de smartphone baratos e com suporte curto. Os sensores até podem ser decentes, mas sem investirem os milhões que Apple investe no seu software a qualidade de imagem fica sempre ligeiramente aquém. Especialmente em situações menos comuns.
Revolucionario! Nos xiaomis e samsungs isso continua a ser um problema e não ha updates para resolver
+1. Tive um mi 11 e as fotos com 108megapixeis sao muito inferiores as do iphone 11 da namorada com apenas 12. Quem gosta de fotografia não usa xiaomi porque tem uma qualidade baixissima. Xiaomi nunca mais
Porque +Pixeis não é igual a qualidade. Tinha um Nexus 5X que tirava fotos brutais especialmente em low light. Passei para um OnePlus 5t bem mais recente e com mais pixeis e até mais uma camara e foi um passo atrás em fotos. Agora tenho um iPhone 12 e já me chateia este efeito lens flare. Tenho muitas fotos estragadas por isto e nunca me aconteceu em nenhum Smartphone. Ainda bem que vão resolver por software.
+1. Tive um mi 11 e as fotos com 108megapixeis sao muito inferiores as do iphone 11 da namorada com apenas 12. Quem gosta de fotografia não usa xiaomi porque tem uma qualidade baixissima. Xiaomi nunca mais
Uma coisa aprendi com o mercado de tecnologia “nunca diga nunca”
LOL… nos iPhone já não é problema? Que eu saiba é e é dos que mais tem. Quando esta correção de manipulação da imagem estiver disponível ai sim, podes falar, até la, tens aplicações para Android que ja o fazem, que no fundo é a mesma coisa mas nao de forma automátca. Revolucionário é algo que nunca se viu, o que nao é o caso. Aqui é apenas uma feature que integrada diretamente na app da camera da muito jeito.
Faz lembrar os tempos dos ”olhos vermelhos” nas fotos noturnas, algo que agora as cameras ja automaticamente anulam esse efeito. Não estás a ver uma revolucao mas sim algo que ja se faz noutros pontos, agora aplicado a este problema que é super exagerado nos iPhone
Pela facilidade que se obtém ligh flares no iPhone pensei que era um efeito automático de imagem que não dava para desativar