iOS 14.5 usará sistema de navegação segura da Google mas com regras de privacidade da Apple
O iOS 14.5 irá receber muitas novidades que não são comuns numa versão intermédia. Contudo, a Apple visa entregar aos seus utilizadores as melhores opções, a cada atualização. Conforme já vimos, na primeira beta do iOS 14.5 foram implementados recursos como o desbloquear o iPhone com o Apple Watch quando o utilizador usa a máscara, ou escolher apps de terceiros predefinidas na reprodução de música via Siri. Agora, a empresa de Cupertino traz mais novidades para proteger a privacidade dos seus utilizadores, mesmo quando é usado um sistema de segurança da Google.
O novo sistema operativo da Apple para iPhone e iPad irá redireccionar o tráfego Google Safe Browsing para dentro dos seus servidores.
Apple aperta a informação que a Google pode ver dos utilizadores
A Apple confirmou que a nova versão beta do iOS 14 passa os pedidos do sistema Google Safe Browsing (Navegação Segura da Google) através dos próprios servidores da Apple. Com isso, a empresa quer evitar que os dados dos utilizadores sejam devolvidos à Google.
A empresa de Cupertino informou anteriormente que o seu navegador Safari pode utilizar a funcionalidade Google Safe Browsing para determinar se um website é fraudulento. No entanto, a partir do próximo iOS 14.5, a Apple irá redirecionar os pedidos Google Safe Browsing através dos seus próprios servidores proxy. Assim, a informação enviada à Google será limitada e controlada pela Apple.
Segundo informações, antes de um utilizador visitar um website, a Apple já atuava com processos de privacidade. Isto é, recorria á sua tecnologia para enviar ao Google Safe Browsing uma versão codificada do endereço do site. Posteriormente, o sistema da Google devolvia os resultados já verificados e dizia se o site em causa estava ou não na sua lista de sites fraudulentos.
Agora na atual versão beta do iOS 14.5, no entanto, a Apple vai um passo mais além. No sistema anterior, a Google podia ver o endereço IP de onde o utilizador se encontrava. Atualmente, a Apple encaminha o pedido desse utilizador através dos seus próprios servidores para esconder a sua origem e proteger ainda mais a privacidade.
Maciej Stachowiak, o chefe do WebKit da Apple, confirmou a história num tweet:
This article is a bit confused on the details of how Safe Browsing works, but in the new iOS beta, Safari does indeed proxy the service via Apple servers to limit the risk of information leak.https://t.co/TlDZNMO8do
— othermaciej (@othermaciej) February 11, 2021
Versão final iOS 14.5 poderá trazer esta e outras novidades
De facto e face ao que conhecemos da Apple, o trazer estas novidades numa versão beta não oficializa a mesma na versão final. Contudo, tendo em conta o empenho na segurança e, sobretudo, na privacidade dos dados dos seus utilizadores, acreditamos que será uma novidade a oficializar na saída desta versão.
Embora este redirecionamento específico do tráfego para proteger a privacidade seja automático, os utilizadores podem desligar todo o sistema de aviso do website fraudulento da Apple, se precisarem.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
A Apple tem dados os passos certos no que toca ao futuro, pois cada vez mais o utilizador se preocupa mais com “privacidade” principalmente o utilizador mais instruído.
Ou os burros que não percebem que estas coisas são feitas para a Apple copiar os serviços dos outros…
Os “mais instruídos” já viram que a Apple faz 933000 milhões de dólares a vender publicidade aos seus clientes. Faça lá uma conta simples (para além dos 300 euros que pagou pelo suporte de software, quando adquiriu os equipamentos) para descobrir de onde é que a Apple faz dinheiro consigo.
De onde veio esse valor de 933000 milhões de dólares? Fiz uma pesquisa na net e não encontrei nada…
E onde é que viram isso ?
Abc
O Manuel não está bem da cabecinha, e está triste porque queria ter um iPhone 🙁
O grande mal é esse, a inveja faz as pessoas inventarem so para justificar o facto de não terem. É triste mas é o que temos.
Obviamente não é instruído logo ignore o que eu disse 😉
Por que razão não recebi a actualização beta 14.5?
A minha versão é 14.4
Obrigado
Ainda está em beta. A versão final ainda não foi lançada.
O que mais me dá vontade de rir, é as pessoas não saberem o significado da palavra beta LOOOOOLLLL
??? Sr Tiago Ferreira e a mim dá-me vontade de chorar ….
de tão inteligente que é e ter tido a maçada de não responder.
Isso da te vontade de rir? Nerd Alert!! Deixa de ser toto e vai fazer algo de util para te rires menos e trabalhares mais.
Boa tarde,
Eu estou registado no, Apple Beta Software program e tenho recebido sempre as actualizações , excepção a esta 14.5.
Obrigado