Gravação 4K ProRes está disponível apenas no iPhone 13 de 256 GB
A Apple, ontem, apresentou o iPhone 13 e trouxe algumas inovações no âmbito das câmaras e da captura de vídeo. Uma das principais novidades que está disponível apenas na linha iPhone 13 Pro é a compatibilidade com o formato de compressão de vídeo ProRes, recurso ao qual a Apple dedicou muito tempo na apresentação da nova geração do iPhone 13 Pro. No entanto, nem todos os iPhone Pro terão acesso a esta tecnologia.
Sem uma razão especial, provavelmente por questões de espaço no dispositivo, a gravação 4K ProRes está disponível apenas no iPhone 13 de 256 GB.
iPhone 13 com gravação 4K ProRes só a partir de 256 GB
O iPhone 13 Pro está disponível com armazenamento de 128 GB, 256 GB, 515 GB e agora também com 1 TB. Assim, se está a pensar comprar o novo iPhone 13 Pro tenha em consideração que a possibilidade de gravar no formato ProRes em qualidade 4K a 30 frames por segundo está limitada a modelos com 256 GB.
Conforme é possível ver nas especificações no site da Apple, fica de fora o modelo de 128 GB, modelo que só pode utilizar este formato em resolução 1080p.
Qual a razão desta "limitação" no iPhone 13 Pro mais barato?
A Apple não explica o motivo desta limitação, mas presume-se que a empresa tenha considerado que 128 GB de armazenamento não é espaço suficiente para armazenar os ficheiros grandes que são gerados.
Contudo, poderia oferecer a possibilidade de ser o utilizador a optar por utilizá-lo ou não, já que para pequenos projetos não será necessário ter tanto espaço de armazenamento. O que está claro é que, seguindo a filosofia da Apple, se o utilizador quiser usar a gravação em 4K a 30 fps, terá de investir um pouco mais no armazenamento.
A diferença de preço entre a versão de 128 GB de armazenamento e a versão de 256 GB é de 120 euros, um preço que, se estiver disposto a pagar os 1.179 euros do iPhone 13 Pro de 128 GB ou os 1.279 do iPhone Pro Max com a mesmas capacidade de armazenamento, não envolverá um grande esforço económico.
A título de curiosidade, o formato ProRes oferece alta fidelidade de cores enquanto ocupa relativamente pouco espaço no dispositivo, tornando-o ideal para gravar projetos semiprofissionais ou mesmo profissionais. Isso é amplamente usado em fluxos de trabalho de pós-produção e pode ser facilmente exportado para editores como o Final Cut Pro.
Por fim, provavelmente não deram conta, mas a Apple mencionou que os vídeos ProRes é uma opção que não estará disponível de imediato. Segundo a empresa estará disponível "numa futura atualização do iOS 15".
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Eu penso que vocês deveriam editar esta publicação, pois aquilo que vocês dão a entender é que a função ProRes só está disponível para o iPhone 13 Pro 256GB, e na realidade penso que estará disponível a partir do iPhone 13 Pro 256GB ou superior.
Erro meu, já verifiquei que mais abaixo vocês colocam essa indicação no título.
de qualquer forma a noticia deveria ser mesmo editada, porque o titulo diz “Gravação 4K ProRes está disponível apenas no iPhone 13 de 256 GB” quando deveria especificar que é o iPhone PRO. O título como está, está errado apenas
Já não compro o 512gb então!
Apple sendo Apple ♂️
Quem tem o de 1Tb fica a olhar
“ProRes oferece alta fidelidade de cores enquanto ocupa relativamente pouco espaço no dispositivo”???????????
Onde é que foram buscar tal ideia?
O ProRes é capaz de ocupar 10 vezes (ou ainda mais) mais espaço do que o velho codec h264.
Quem quiser usar ProRes necessita de muito, mas mesmo muito, mais espaço.
Sim. Mas todas as alternativas não são melhores nesse aspeto. ProRes e DNxHR são considerados líderes neste segmento.
Se bem que para a maioria das pessoas h.265 serve perfeitamente.
Há alternativas melhores nesse aspecto (armazenamento). O objectivo principal do codec é facilitar a edição, não é para minimizar ao máximo o espaço ocupado para obter a mesma qualidade de imagem.
O iPhone 13 acaba de ser lançado e já vejo muitas pessoas escrevendo análises de casos como esta: https://geniusgeeks.com/best-iphone-13-cases/ isso é mesmo verdade ou apenas um conteúdo aleatório?
O problema nem é apenas a questão de facilmente encher o armazenamento rapidamente. O problema a meu ver é que para quem quiser utilizar de forma profissional, depois para transferir para o computador, vai ter de transferir às velocidades de cabo lightning ou airdrop. Como o equipamento não tem usb-c, vai ser inviável o uso desta ferramenta.
Faria sentido ter usb-c nestes equipamentos com o uso conjunto de um armazenamento externo. Seria bem mais interessante, mas Apple…
Apple a ser Apple.
Qual é o sentido então de lançar a versão de 128GB ?
Muita pouca gente vai usar ProRes. Os poucos que queiram usar (em 4K) certamente têm mais que possibilidade de comprar o modelo com mais capacidade.
Normalmente ProRes a 1080p30 usa cerca de 1GB por minuto, 4K cerca de 4 vezes mais. O que vai encher a memória da versão de 128GB relativamente rápido. Mesmo 256GB é bastante limitado.
99,99999999999% dos utilizadores não precisam de gravações 1080P… pois nem tem equipamentos para visualizar essas definições. Por isso, quase todos nunca vão precisar daquela definição. É como as fotografia panorâmica, 99 em cada 100 nunca a usaram.
e no iphone 13 pro max de 128gb esta disponível Gravação 4K ProRes?
Não.
Só mesmo nos de 256/512/1T.
Aqueles vídeos ocupam 4,4gb por cada minuto de gravação. Por isso, até os de 256gb não tem espaço para mais de 1 hora de vídeo.
Provalmente o problema é mais de velocidade de acesso ao nvme, 128gb não vai conseguir ter a mesma velocidade de escrita que 256 ou superior…
Não me parece de todo que haja um problema desses. Um iPhone 12 com 128GB facilmente alcança velocidades de escrita superiores a 400MBytes/s, mais do que suficiente para gravar a 4k e 30fps no codec ProRes de qualidade máxima (250MBytes/s). E o mais certo é nem sequer usar esse, já que isso reduziria a gravação a pouco mais do que 10 minutos mesmo num iPhone com 256GB.
Na prática uma coisa inútil face às contingências de espaço interno /transferência/ externo. Usabilidade, necessidade e uso num telemóvel mesmo que topo como é o iPhone.