Google paga à Apple cerca de 20 mil milhões de dólares/ano para ser motor de pesquisa do iOS
É amplamente conhecido que a Apple e a Google têm um acordo monetário considerável que garante a posição do Google como o mecanismo de pesquisa predefinido nos dispositivos iOS da Apple. Contudo, nenhuma das empresas revela os valores envolvidos. Em 2021, um consultor financeiro da Bernstein sugeriu que a Google pagava à Apple cerca de 10 mil milhões de dólares anuais para manter o status quo. No entanto, este valor viria a aumentar largamente!
De acordo com o The Register, a Bernstein publicou um relatório em que avalia as potenciais implicações para a Apple do processo antitrust em curso contra a Google, com o Departamento de Justiça a considerar o Acordo de serviços de informação (ISA) da Google com a Apple como prova de que esta detém o monopólio dos motores de pesquisa.
Acreditamos que existe a possibilidade de os tribunais federais decidirem contra a Google e obrigarem-na a terminar o seu acordo de pesquisa com a Apple. Estimamos que o ISA vale 18 a 20 mil milhões de dólares em pagamentos anuais da Google à Apple, representando 14 a 165 dos lucros operacionais anuais da Apple.
Afirmou Bernstein no relatório visto pelo The Register.
A Bernstein afirma que a Google paga 22% do total das receitas publicitárias ao abrigo dos seus custos de aquisição de tráfego (TAC) e estima que a Apple receba provavelmente cerca de 40% desse valor. A Bernstein baseia os seus números nos registos públicos da Apple, bem como numa análise ascendente dos custos de aquisição de tráfego da Google.
O Departamento de Justiça (DoJ) afirmou no julgamento que pensa que a Apple recebe cerca de 10 mil milhões de dólares do ISA com a Google, embora a sua informação provenha de fontes externas.
É importante salientar que a Google está a ser julgada, não a Apple, e a Apple poderia (em teoria) estabelecer uma parceria com outro motor de pesquisa para ser o predefinido (e/ou manter o acordo com o Google fora dos EUA). Um cenário mais provável é que a Apple ofereça um leque de escolha. Observamos que a Apple controla o acesso à sua base instalada, que gera cerca de 60 mil milhões de dólares em receitas de publicidade e, consequentemente, acreditamos que a Apple continuaria a receber uma comissão (na ordem dos 25-30%) pelo acesso a essas receitas de publicidade de pesquisa.
Afirma o relatório.
Além disso, a introdução de um leque de escolha poderá oferecer à Apple a oportunidade de lançar potencialmente o seu próprio motor de pesquisa como uma opção - algo que provavelmente não poderia fazer atualmente sem levantar as sobrancelhas dos reguladores.
Acrescenta o relatório da Bernstein.
No mês passado, o julgamento revelou que a Microsoft considerou a possibilidade de vender o seu motor de pesquisa Bing à Apple. Se a aquisição se tivesse concretizado, o Bing teria substituído o Google como motor de pesquisa por predefinição nos dispositivos Apple.
Os especialistas afirmam que existe a possibilidade de a Google perder o processo, o que colocaria o lucrativo acordo da Apple, em vigor há uma década, em risco significativo. No entanto, não se espera uma decisão sobre o caso antes do próximo ano e é provável que os procedimentos sejam prolongados pelo longo processo de recurso.
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Ou seja, 1/4 de todo o lucro da Apple e por ano, é obtido graças à Google!!!!!!
Graças à Google não, graças ao poder do iOS. Relembrar que a Microsoft queria pagar 15 mil milhões para tomar este lugar. Seguramente o saldo seria muito superior para os proprietários do motor de pesquisa. A força que não terá o ecossistema da Apple!!!!
Convém dizer que, no seu depoimento a essa comissão, Satya Nadella, CEO da Microsoft disse que a empresa estava disposta a pagar 15 mil milhões de dólares à Apple para o Bing ser pré-definido como motor de busca no Safari.
Com estes valores, quanto ganha a Google por o Google Search vir pré-definido no Android GMS? Ou acham que a Google é uma entidade de beneficência que resolveu presentear com o Android?
Está no link a apontar para esse artigo.
O post desse link diz que a Microsoft quis vender o Bing à Apple, que faria com ele o que quisesse. O que Satya Nadella disse na comissão é que a Microsoft estava disposta a pagar à Apple 15 mil milhões de dólares para o Bing substituir o Google Search como pré-definido no Safari.
Com isso o Bing aproximava-se do Google Search, a Micrsoft ganhava informação e a Google perdia-a, o que se traduzia em aumento/diminuição de receitas publicitárias. Satya Nadella até deu uma (in)direta, dizendo que a Apple teve receio de retaliações da Google. Disse que desse modo com o monopólio do Google Search estendido à Apple era impossível competir – que o Google Search é o maior … porque é o que recolhe mais informação. Que o monopólio alimenta o monopólio. Fez bem o papel dele.
Pois, a Apple possivelmente quis o certo pelo incerto. Ou então aproveitou a oferta dos 15 mil milhões 😉 da Microsoft para “vender o seu peixe mais caro”. E a Google pagou.
Uma vez que se trata de uma investigação anti-monopólio, o acordo Google-Apple não vai poder continuar. Vai ser uma boa altura para a Samsung exigir contrapartidas à Google sobre o Google Search. Tem falado nisso … e depois cala-se. Android GMS só com Google Search.
Não vai poder continuar? Ainda muita água vai passar debaixo dessa ponte. E enquanto isso, a Apple, como é óbvio, vai querer a Google a pagar. E como até provar a culpa, a Google está inocente, certamente tudo continuará como está.
Depois, bom, se a Samsung não concordar com a Google… o que poderá fazer? Deixar de ter Android? Nesta altura com o Pixel a ganhar terreno no mercado Android, não será uma boa altura para a Samsung criar ondas, mais ainda depois de uns trimestres com perdas significativas.
É desperdício de dinheiro no meu caso, o meu iphone, não tem google, nem chrome, nem safari!
Qual usa já agora?