Google não atualizará as suas aplicações iOS para evitar a privacidade
A Apple mudou as regras no que toca à privacidade dos seus utilizadores e no que respeita aos sistemas de rastreio pelas aplicações no iOS. As regras impõem agora muito mais transparência e informação ao utilizador. Tal ação motivou já grandes críticas por parte do Facebook. Mas poderão haver outras ações de discordância, agora por parte da Google.
Segundo a empresa Media Fast Company, desde que a declaração de privacidade apareceu na App Store, a Google suspendeu a atualização das suas apps para iOS.
Google estará a defender-se ou a atacar a Apple?
De forma bem expressiva, a Apple consertou alterações profundas no que toca à transparência da ação das apps face à atividade dos utilizadores.
O iOS 14 trouxe mudanças que dificilmente antevíamos há um ano. Se por um lado abriu mais os sistemas operativos aos programadores de empresas terceiras, por outro apertou mais ainda as regras que protegem a privacidade e a segurança dos clientes Apple.
Como resultado, os grandes players deste jogo da publicidade, como o Facebook e a Google, não terão gostado.
Conforme já vimos, o Facebook chegou mesmo a declarar o seu apoio à EPIC, dona do Fortnite, na batalha contra as “políticas injustas” da Apple. No caso da Google, a estratégia parece ser outra.
App Store: Google não atualiza apps para iOS
Além das regras no iOS, a Apple, desde o início de dezembro, convidou todos os programadores de apps para iOS, iPadOS, macOS, tvOS e watchOS a preencher a nova caixa de privacidade quando atualizarem as suas aplicações.
Através desta nova secção no formulário da sua aplicação, são obrigados a publicar que dados são recolhidos para rastrear os movimentos dos utilizadores.
Conforme podemos ver num caso prático, a app Reverso tradutor, dicionário, que está disponível para iPhone, informa que irá recolher os dados relacionados com compras, identificadores, dados de utilização, diagnósticos, informações de contacto, conteúdo do utilizador, histórico de pesquisa, entre vários outros dados. Assustador realmente!
Claro, quem olhar agora para estas informações, seguramente pensa duas vezes antes de usar a app.
Google estará com receio de informar o que recolhe?
Provavelmente será por causa desta nova secção que a Google estará a evitar atualizar as suas aplicações.
De acordo com uma conclusão de Fast Company, será essa a razão que leva a empresa de Mountain View a não atualizar as suas aplicações tais como Gmail, Google Docs, Google Duo, Google Drive ou YouTube desde 7 de dezembro de 2020.
Este comportamento não está de todo nos hábitos da Google. Aliás, a empresa por vezes atualiza as suas aplicações várias vezes por mês e nunca as deixa mais de um mês sem uma atualização.
Claro que isto poderá ter outra explicação, como as festividades do natal e final do ano. As suas equipas poderão ter tirado férias e não houve produção.
Contudo, ano passado estas atualizações não foram interrompidas nestas festividades. Além disso, desde 7 de dezembro, as aplicações Google no Android têm recebido novas versões. Este é o caso do Google Maps a 14 de dezembro, Gmail que foi atualizado a 16 de dezembro e o YouTube também foi atualizado pouco antes do Natal, a 21 de dezembro.
Porquê atualizar as aplicações Android e não as do iOS?
Outro comportamento suspeito é a falta de reação que a Google está a ter face às alterações na loja da Apple. Isto é, a Google tem sido rápida a atualizar as suas aplicações antes da implementação de novas políticas de privacidade nas apps existentes na App Store.
O que o Facebook quer de um utilizador? pic.twitter.com/ohJoDmPghV
— Pplware (@pplware) January 5, 2021
A empresa sabia muito bem que a partir de 8 de dezembro todas as atualizações só seriam validadas se a categoria "Privacidade" fosse preenchida. É provável que a Google queira evitar a má publicidade que o Facebook recebeu quando os criadores atualizaram a aplicação na App Store.
Por quanto tempo as aplicações da Google ficarão sem atualizações?
Não é fácil dizer no momento, mas felizmente não há grandes bugs que exijam o lançamento urgente de uma nova versão. Uma coisa é certa, enquanto nenhuma atualização for publicada, a Google não é obrigada a revelar a sua política de privacidade na App Store.
Este artigo tem mais de um ano
E ainda vem ai os totos a dizer que o Facebook não quer nada, eles querem saber tudo. Sem isso não seriam nada!
Marketing é tudo, quanto mais informação do consumidor / utilizador maior probabilidade de sobrevivência para eles!
E se tiverem que ir por maus caminhos, e saberem de mais. Eles vão fazer e não querem saber patavina!
Tudo o que escrevem, gostos, partilhas, textos é tudo analisado. Eles sabem a vossa formação (basta porem like ou consultarem regularmente essa página da margens para desconfiar que são ou pertencem a essa escola / universidade etc)
No Facebook não há privacidade nenhuma. Isso é lógico. Usem-no mas com moderação, evitem colocar textos, localizações por ai fora (embora eles saibam, tentem dificultar-lhes a vida).
podes não colocar no Facebook mas o Facebook tem uma rede de publicidade que permite recolher muita dessa informação noutras aplicações… isto é, há milhares de aplicações de terceiros que usam software da Facebook para mostrar publicidade (se calhar noutras coisas também) e recolhem informações do uso dessas aplicações que podem ser agregadas entre si… É esta agregação de informação que a Facebook não querer perder
Sei e tenho conhecimento disso. Para fazer um comentário com todos os detalhes.
Teria de fazer um texto enorme.
Resumindo todas as app têm de mostrar o que recolhem menos as da apple está certo ahah é por isso que deixei de usar iphone e se fosse à google tirava era as apps todas da app store querias ver as gajas dos iphones sem youtube vendiam logo o iphone
As da Apple tb mostram, ó ig#&%&te!
as aplicações da Apple também reportam as etiquetas de privacidade.
“a Google não é obrigada a revelar a sua política de privacidade na App Store.” sabes ler? o problema está do lado da google. falar por falar…
Hahah.. a Google faz mais dinheiro com o iPhone que com o android . 🙂
E quando não se está informando diz-se besteiras. As App da Apple também mostram o que recolhem… 🙂
Só um exemplo:
https://apps.apple.com/pt/app/encontrar/id1514844621
Manuel, deixei de usar boxers da tenezis porque a etiqueta criava ferida!
Comentário TOP, muito bom sim, adorei.
Bem diz a minha mãe: “que não deve não teme”
Falta aí um “quem” pois é “Quem não deve não teme”
Pois é, adoro esse argumento de “quem não deve não teme”, mas se formos analisar ao pormenor.
Veremos que certamente o Pedro Nunes tem sempre algo a esconder.
Poderias indicar o teu número de cliente do teu banco?
E eventualmente a tua password?
Melhor, poderias mostrar ou fornecer um extracto bancário seu?
Quanto é que ganhas por mês? Gastas em quê?
Se quiseres também podias deixar as portas de casa e do carro, janelas, vidros abertos afinal quem não deve não teme!
As tantas nem tens cortinas na tua casa! Nem portas em casa quarto, pois quem não deve não teme!
Vês o quanto soa ridiculo? Existe uma panóplia..
Quando vêem com esse argumento das duas ou uma, ou pensam que eles não tem nada sobre ti
(quando até sabem quem é a tua mulher, onde andas, por onde paras, quanto gastas, os teus gostos, as tuas ex’s por ai fora) e caso um dia exista um DB Leak, de certeza que irias berrar…
Não uso iPhone desde 2015.. Falta de inovação, preço absurdo para a qualidade e falta de inovação.
Mas aplaudo este grande ato da Apple… A privacidade deve é tem de ser uma prioridade.
A verdade é que seja chinês tiktok, huawei etc seja americano, Google, Facebook, apple. Etc
Todos recolhem dado.. Uns mais que outros, ninguém é santo.
Diz antes, não usas iPhone ou S20 pelo preço, não é porque são maus.
No caso da recolha de informação: as apps dos EUA têm a rédea curta, se fazem algo de mal caem em cima; a recolha feita por russos e chineses não obedece a regras, se te roubam ficam todos contentes.
Há vários YouTubers que tiveram problemas com vendas, esquemas, etc e quando telefonaram às autoridades russas, riram-se na cara deles… isto demonstra o quando importados estão com as regras.
Hahaha eu adoro estes comentários onde pensam que os EUA são santos, meu caro. Eles são peritos em espionagem, NSA, CIA por ai fora.
Perde algum tempo e vai ao Wikileaks ler documentos oficiais e por ai fora.
Meu deus, revelas falta de conhecimento. Chineses e Russos não são de confiança, mas dizer que EUA caem-lhe em cima é tão falso.
Então onde anda o “caem-lhes em cima” quando Snowden denunciou espionagem, uso de ferramentas ilegais e por ai fora, onde anda o “caem-lhes em cima” quando Julian Assange denunciou diversas coisas no site Wikileaks?
Eles são tão bonzinhos que querem a extradição do Julian Assange, ahhh e do grande e maior MegaUpload o Kim Dotcom…
Se há coisa que os EUA não tem rédea curta é em espionagem e recolha de dados dos utilizadores, caso não saibas, qualquer email que venha do exterior é analisado e procurado por palavras chave.
Nem as grandes empresas (facebook, Google, Apple, Amazon, etc etc) são santas e todas recolhem, umas partilham e outras não, mas todas recolhem para usufruto próprio.
Vai ser bonito quando mais de metade das apps deixarem de funcionar…
A google vai atualizar as apps, isto e mentira. 9tomac diz que a google apenas vai ter de atualizar as labels a dizer que dados recolhe mas vai atualizar ja na proxima semana.
No fundo, vou ver o que o facbook recolhe sobre mim mas deixo lá aplicação!
quando ouvi falar disto pela 1ª vez pensei que esta coisa de “privacidade” do iOS impedisse a app de recolher alguns dados mas afinal recolhe tudo na mesma, apenas informa
Nâo, podes dizer que não permites a recolha.
A informação é para o programador colocar quando submete a app, mais informação do que pretende recolher. Em qualquer aplicação o utilizador pode escolher os dados que aceita enviar ou bloquear de forma transparente
Só deixas lá a aplicação se não te importas… mas outros poderão mudar de opinião e achar que não vale a pena… mas sem a transparência é mais complicado as pessoas ajuizarem.
A medida também não aparece no vazio, há outras medidas sobre a privacidade que a Apple implementou ou está em fase de implementar no sistema, que permitem limitar a informação a que uma aplicação pode aceder.
Obrigado pelas respostas.
de facto eu deixo lá porque já sabia que recolhe tudo e mais alguma coisa.
onde posso bloquear o que recolhe? ainda em beta?
Essa justificação significa que deixas porque queres que recolham tudo… não deixas por causa dalguma funcionalidade importante… Para quê então preocupares-te com etiquetas no iOS?
Podemos impedir o acesso a localização, fotos, contactos, audio, bluetooth, etc… e em breve poder-se-à impedir que aplicações deixem de usar identificadores que permitiam o cruzamento de dados entre aplicações por parte de empresas como a Facebook!
Teoricamente podes impedir o acesso, na prática acreditas de fores crente.
Já te esqueceste do escândalo que foi, tentaram abafar, sobre o iphone 11 e a recolha de conversas através do micro em standby?
Joao, que história é essa de ecolha de conversas através do micro em standby?
Podes bloquear a recolha, o iOS deixa seres tu a decidir
Mas quando o problema de utilizador saber o que recolhem e poder até recusar? Transparência a Google devia apoiar.
Mais a directiva da proteção de dados europeia diz que o utilizador pode recusar dar informações não relevantes para o funcionamento da aplicação e não ser impedido de usar a mesma.