Quantcast
PplWare Mobile

O bom exemplo da Noruega: Vendas de carros elétricos passam os 50% em 2020

                                    
                                

Fonte: Reuters

Autor: Pedro Simões


  1. Ignorante says:

    Electricgate a caminho dentro de 15/20 anos até à próxima moda.

  2. x says:

    Pois tomara, tem uma excelente infraestrutura de carregamento super rápidos, e muitos incentivos do governo de lá, claro que a agilização para a compra dos mesmo é gigante, vamos falar de Portugal, incentivos super super super ridiculamente medíocres, infraestrutura de carregamento super rápido, gri gri gri gri… existem postos de carregamento sim, mas as pessoas não vão querer ficar lá até virarem esqueletos para os carros ficarem carregados. Se este governo para-se de meter dinheiro ao bolso e gastar dinheiro em coisas desnecessárias e curar, eu digo mesmo curar, porque este país está doente e por remendos, tanto falo do estado das habitações em Portugal, as estradas cheias de buracos (por isso é que se recomenda SUVS em Portugal por causa do estado da estrada, isto mais parece o Líbano ou o Iraque como isto anda), o poder de comprar em Portugal que continua a não ser nenhum, e vai continuar a ser nenhum até eu morrer, quase que aposto. É ridículo. Para que ter camaras municipais? Para os presidentes andarem de Mercedes S-Class por as cidades, a mostrar a sua vida social no facebook e os diretores das empresas das cidades só sabem é fazer a mesma coisa. E é o Portugal que temos .

    • Miguel Gomes says:

      Não penso que esteja relacionado com os incentivos mas com o poder de compra, até porque quem usa os incentivos cá também tem dinheiro para comprar sem os mesmos…

      Eu sou contra esses incentivos enquanto existir esta desigualdade grotesca, não faz sentido carros caríssimos, com aluguer de baterias caríssimas, andarem a ter incentivos quando a maioria da população precisa de empréstimos para comprar um carro de entrada de gama inferior a 20000€…

      • darksantacruz says:

        Concordo a 100%

      • Rodrigo says:

        Na noruega nao existe essa desigualdade grotesca na sociedade. Nao existe grande número de multimilionários nem existe grande numero de pobres. A grande maioria da população esta no meio com grande poder de compra!

        Noruega ‘e o exemplo do mundo a seguir! Alias os países nórdicos estão décadas a frente do resto do mundo em termos de mentalidade.

        • Vilna says:

          Um das questão é mesmo essa, a mentalidade. Mas nós achamos sempre que deverá ser a próxima geração a fazer algo que nós não estamos para isso.

          Quando se fala em Nórdicos fala-se muito em educação. As pessoas são mais educadas e respeitadoras. Infelizmente no Sul da Europa, onde estamos, legislamos este mundo e o outro apenas para descobrir como não o cumprir e não respeitar.

      • Luisão says:

        Lembro-me de ver uma reportagem há uns anos, sobre a vida dos noruegueses e na altura entrevistaram um casal de professores com filhos e tinham duas casas, uma fixa e outra de férias. Tinham uma vida completamente tranquila, estáveis financeiramente, passavam férias no estrangeiro, enfim uma vida no normal norueguês. Obviamente que os salários dos noruegueses nem tem comparação com os portugueses. Tem muito menos sol que nós, não ligam tanto ao futebol como nós, não fazem parte da UE. Mas tem a aurora boreal, altos salários e dos melhores se não o melhor nível de vida do mundo.

        Logicamente que eles têm condições substancialmente melhores que os portugueses, até chega a ser ridículo a comparação. Vê-se só o exemplo, dos alemães, franceses ou suíços que vendem aos portugueses carros com 3,4 ou 5 anos muito mais baratos, porque para a maioria deles são carros velhos, para nós são os que inventamos “semi-novos” e agora já levam uma matrícula das novas!

        Em comum com a Noruega só o bacalhau!

  3. Zz says:

    Os noroeguesses querem mesmo morrer com cancro..

  4. IKAROS says:

    Adoro quando comparam o país (talvez) mais avançado e rico do mundo (sim!, eles estão a nadar em petróleo e gás natural! ) connosco, que nada disso temos e fazemos o nosso melhor para nos mantermos à tona na economia…

  5. Gabriel Allon says:

    Outro factor importante, há uma “lei” que a partir de 2025 (daqui a 4 anos) só se podem comprar carros eléctricos.

  6. Reis says:

    O Covid da UE deu frutos para obrigar os consumidores a deixarem a gasolina.

  7. Afonso says:

    Bom exemplo 🙂
    Carros elétricos a maior aldrabice da história a seguir à super cola.
    Vamos andar a carregar os carros de hora a hora como fazemos com os telemóveis, e a trocar de carro de 2 em dois anos também como os telemóveis.

    • Reis says:

      É esse o objectivo para a UE gozar.

    • Rodrigo says:

      troll alert?

    • Rui says:

      se carregas o telemovel de hora em hora claramente tens um problema mas no meu caso faço exatamente igual ao telemovel carrego durante a noite, sim imagina só eu chego a casa as 7 saiu de casa as 7:30 ou seja fico 12:30 em casa o carro carrega em 5 portanto nesse periodo carrego 2 carros e meio e imagina só não gasto um tostao em gasolina gasto sim mais 20€ por mes em eletrecidade, portanto a aldrabice é só para ti porque eu neste 5 anos já tenho o eltrico mais do que pago poupo 80€ por mes faz as contas

    • eu2 says:

      Pelo menos carrega-se em qualquer tomada, não é preciso ir à bomba, e não é preciso estar a segurar no carregador enquanto carrega.

  8. Rui Pedro says:

    O bom exemplo ou o bom salário da Noruega?

  9. Miguel says:

    Mas quem compra carros desses, quando o mais barato anda nos 30 mil.. depois, e preciso é preciso ter dinheiro para as revisões, dinheiro para o aluguer da bateria (para precaver-se de quando tiver de mudar)
    A comprar carro tem de ser usado e se porventura tivesse 30 mil ou comprava um a combustivel fósil de gama superior, ou então comprava um carrão antigo e ainda lhe dava um jeitinho.

    • Rodrigo says:

      aconselho-te a ler mais sobre os carros elétricos.

    • eu2 says:

      Quando comprar um carro a combustão tenho que me precaver por comprar um motor.

    • Paulo Santos says:

      Revisões num elétrico? A sério?

      • mykos says:

        Queres ver que um elétrico não tem revisões?
        É uma revolução mágica da mecânica em que não precisas de acrescentar lubrificantes, não há fugas, não há desgaste de componentes…

        Interessante… parece que a profissão de mecânico automóvel está condenada.

        • Paulo Santos says:

          Não fale do que não sabe. Não há revisões periódicas. O único fluido que precisa é o do limpa pára-brisas.
          De resto, quando for necessário, substituem-se os calços dos travões (normalmente a cada 150.000 Km), os pneus e pouco mais.
          Óleo, por exemplo? Não usa.

        • Rodrigo says:

          Nao, um elettrico nao tem a revisoes que um carro tradicional tem. So tem mesmo de mudar pneus, travões, luzes, filtro de pólen talvez

          Sim a profissão de mecânico tal como conhecemos tem os dias contados. Ou adaptam-se ou morrem..tal como tudo na vida.

          Tens mais alguma duvida?

  10. Paulo Ferreira says:

    Meio mundo electrizado para o outro meio andar a morrer com cancro.
    https://www.youtube.com/watch?v=4qmJSWzsDBo

    • Toni da Adega says:

      Esteve a sociedade a trabalhar durante décadas para termos um dos melhores SMOGS da história e depois vem este pessoal tentar tirar isso.

  11. Discovery says:

    Vamos porreiros.
    Ao lado do carrinho a pilhas, tem na garagem um potente Mustang, que curiosamente em segunda mão é mais barato que um Corsa novo em Portugal..
    Certo.

  12. Gyro Gearloose Tuga says:

    Daqui por meia dúzia de anos à conta dos veículos eléctricos (e da moda paralela de ter cozinhas eléctricas em vez de cozinhas a gás nas habitações) iremos ver as florestas que entretanto irão arder transformadas em parques eólicos, searas e pomares transformados em parques fotovoltaicos, a restruturação e ampliação das centrais térmicas a combustíveis fósseis porque não haverá energia renovável que chegue, e nas cidades uma subestação de média tensão por rua e um posto de transformação por prédio (sim, porque as pessoas também passarão a ter que ter carregadores para os seus carros), para além das ruas constantemente esburacadas por causa das obras de reforço da rede eléctrica. E se os carregadores para veículos eléctricos forem carregadores rápidos, então será o fim da picada!
    Quanto aos automóveis em si, ou a tecnologia utilizada na concepção e fabrico das baterias evolui, ou um veículo eléctrico com mais de dois anos será uma bela dor de cabeça por causa da substituição das baterias. Ou então fazem-se contratos de aluguer de baterias, certamente a preços superiores aos do combustível fóssil necessário para a mesma utilização.
    Aguardemos.

    • Rodrigo says:

      a maioria daquilo que acabaste de dizer ‘e falso. Estas contente?

      • Gyro Gearloose Tuga says:

        Pois acusar sem apresentar provas não é propriamente a atitude mais correcta. Apresenta os teus números, demonstra o que é que eu disse mal, se tiveres razão eu procederei à correcção. Assim falar só por falar… Não serve para nada. A não ser que, a julgar pelos comentários que tens aqui colocados, estejas de alguma forma ligado a algum negócio relacionado com veículos eléctricos.

        • Toni da Adega says:

          Desde os anos 90 até agora tanto o consumo como a producao eléctricas praticamente duplicou e o dia do Juízo Final ainda não chegou.

        • Rodrigo says:

          Pronto..ja que nao consegues pensar por ti próprio eu passo a explicar.

          -As florestas nao esto a arder para criar parques eolicos. Espacos abertos irao se transformar em algo util tal como parques foltovaicos. Ou achas que barragens e outras formas de criar energia actualmente nao mudaram a paisagem?
          – Havera sem duvida energia renováveis o suficiente que chegue para a população actual e a população futura. Bastava os governos quererem investir mas as poderosas empresas petrolificas nao querem isso ja nao esta no seu interesse perder dinheiro.
          – O aumento da produção de energia sempre ira acontecer porque a população esta a aumentar. E essa população esta com maior poder de compra logo compram produtos que precisam de energia. Nada a fazer. O trabalho de cada pais/cidade ‘e aumentar a produção de energia consoante o aumento da população.
          – Ora se todos comprássemos um veiculo elétrico amanha, a’i sim podera haver um problema na rede electrica..mas isso nao vai acontecer pois nao? O numero de veiculos electricos esta a aumentar gradualmente.
          – A maioria dos carros elétricos nao precisam de trocar as baterias ao fim de 2 anos. Nem ao fim de 10 anos. Nao sei onde foste buscar esse numero mas enfim.
          – Que eu saiba as pessoas que compram um VE compram a bateria também. Nao estão a alugar.
          – O preço dos combustíveis so ira aumentar com o tempo enquanto que o preço das baterias so vai baixar. E a tecnologia das baterias so pode melhorar enquanto que a tecnologia dos motores combustíveis nao tem vindo a melhor ha ja décadas.

          Queres mais informacao ou ja chega? ‘E que eu tenho informacao para dias para pessoas como tu 🙂

          • Gyro Gearloose Tuga says:

            Afinal era muito fácil contrapor sem recorrer à maledicência. Pronto, apresentaste informação que eu poderei verificar ou não, fizeste um bom trabalho no que toca ao complemento de informação do artigo, agradeço e certamente outros leitores também o farão, só que essa mania de rebaixares as outras pessoas é que não te fica nada bem. Mas pronto, tens sorte em eu não ser como tu e não utilizar o aparente anonimato do mundo virtual para me sentir o maior da criolina. Para bom entendedor… Continuação de um feliz ano novo e, acima de tudo, que não te falte a saúde.

          • Rodrigo says:

            A melhor maneira de explicar algo ‘as pessoas ‘e trata las como se fossem crianças. Ha quem nao goste pq pensam que sabem todo.

    • eu2 says:

      É preciso ir pôr eólicas nas florestas e pomares?? Não faltam praí é campos inférteis, desérticos, inúteis.

  13. Miguel says:

    O melhor exemplo é o slário médio.
    No entando usam o petróleo para conseguir ter o maior fundo soberano.

  14. jca says:

    Só a titulo de curiosidade as marcas que mais venderam na Noruega no ano de 2020 foram a Volkswagen e a Audi. Mas fica sempre giro uma foto dum Tesla no artigo.

  15. Rick says:

    Atenção, Noruega parece tudo bonito, um dia serão eles a viver com dificuldade, mas até lá ainda vão anos, visto que o petróleo ainda há muito. Por enquanto eles conseguem todos estes carros porque também e fácil adquirir créditos para tudo e nada neste país. O norueguês vive de espalhar imagem de luxo de querer mostrar que pode e consegue mas no background até crédito para uma televisão de 500€ vão pedir, só para dizer que teem. Por isso acho que quando dizem que e país educado e respeitador e rico… Subjectivo. Na internet na televisão parece um paraíso lol

    • Rodrigo says:

      Lol ‘…noruegues vive de espalhar imagem de luxo’?! Aposto que nunca viste um norueguês quanto mais falar com um.
      La por eles viverem bem nao quer dizer que se dao aos luxos! E desde quando ‘e que um carro elétrico ‘e sinonimo de luxo?!
      Parece que alguém esta com inveja daqueles que tem posses…

  16. Fm says:

    De me 5 boas razões pra me livrar de um carro com mais de 20 anos que não me dá problemas e do qual eu sei que tenho carro pro mais uns bons 10 anos sem problema sem precisar de ir ao mecânico sempre que aparece uma luz no quadrante ou simplesmente ir a marca por exemplo pra meter uma bateria.. Eu no meu faço essas pequenas manutençoes tipo óleos e filtros em casa… Porque motivo tinha eu pra mudar pra um carro eléctrico sabendo que era provável que teria um carro a curto /médio prazo!!!

  17. Rui says:

    Há coisas mais importantes pra gastar o dinheiro do que em carros isso é uma treta… Tens um assidente uma batida mais forte lá vai o carro pra sucata agr e quase tudo a base dos plásticos

  18. Cortano says:

    bla bla bla… whiskas saketas
    Petróleo na Noruega:
    Exportação total da Noruega: 30% são produtos petrolíferos

    Petróleo é de longe a maior fonte de receita da Noruega.
    É o típico caso de vende o teu lixoe diz que és amigo do ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.