Rede Wi-Fi é capaz de deixar o iPhone sem Internet e comprometer os seus dados
Há bugs estranhos que afetam os equipamentos e que nem sempre são simples de encontrar numa utilização norma. A Apple e o iPhone têm a sua quota-parte destas situações, afetar diferentes partes deste smartphone, desde o hardware até ao próprio iOS.
Uma nova questão surgiu agora, associada novamente ao Wi-Fi e às redes a que o iPhone se liga. Há uma nova rede identificada que se for anunciada pode bloquear o iPhone e torná-lo incapaz de ser usado.
Foi há poucas semanas que o investigador de segurança Carl Schou revelou que uma simples rede Wi-Fi poderia bloquear qualquer iPhone. Esta nem precisa que o smartphone se ligue a ela, bastando que seja anunciada e escolhida no espaço onde este está presente.
Uma nova rede Wi-Fi com problemas para o iPhone
Agora, e na continuação das suas investigações, surgiu mais um nome de rede (SSID) que pode bloquear o iPhone. Desta vez, o nome da rede é ligeiramente diferente, mantendo ainda assim algumas caraterísticas.
%secretclub%power
A análise do problema anterior do iPhone deverá trazer a razão para esta nova situação. A presença do caracter % é a causa, sendo este usado em diversas linguagens de programação para associar variáveis. Provavelmente o nome da rede é passado para o iOS sem ser normalizado, o que depois origina um buffer overflow.
Seriously, I still don’t have WiFi pic.twitter.com/AaF9IQBvCp
— Carl Schou (@vm_call) July 4, 2021
Não basta limpar as redes do iOS
O problema desta vez parece ser muito maior, por duas razões. Se antes era simples de resolver com o repor as definições de rede, agora isso parece não resultar. Este cenário foi testado várias vezes, sem qualquer sucesso.
A solução para quem estiver nesta situação prece bem mais radical, com a necessidade de fazer uma reposição completa do iOS. Uma segunda forma de resolver o problema passa por alterar o nome das redes Wi-Fi de um backup recente do iPhone e fazer a sua reposição.
Apple deverá resolver o problema em breve
O segundo impacto é mesmo a forma com o problema pode ser imposto ao utilizador do iPhone e do iOS. Desta vez não prece ser necessário a ligação à rede Wi-Fi. Basta esta estar presente na proximidade do smartphone.
A Apple já foi alertada para esta nova situação e deverá muito em breve ter uma resposta para o problema. Mais uma vez deverá lançar uma atualização que resolve este problema e outros similares que venham a ser reportados nos nomes das redes Wi-Fi.
Este artigo tem mais de um ano
O sujeito diz que – “Fazer o reset das definições de rede não garante que a funcionalidade seja resposta”. Isto quer dizer que na generalidade dos casos é suficiente e haverá caos em que não é.
No post diz: .”Este cenário foi testado várias vezes, sem qualquer sucesso.”
Em que ficamos? O sujeito não sabe o que diz?
Vou-te explicar, aliás, se leres o meu artigo anterior, com os testes que fiz, vais perceber que não é tão linear.
Esta combinação de carateres e símbolos pode nalguns iPhones e nalgumas versões do iOS de facto ter um efeito como é mostrado. O Wi-Fi ficar desligado e não o conseguires ativar. Mas na verdade, como testei, isso não acontece nem em todos os iPhones, nem em todas as versões do IOS.
Repara, testei iPhones diferentes com a mesma versão e um teve esse problema, outro não (no caso que mostramos há dias). Se fores ler os tweets que se seguiram à apresentação do problema, há já uma forma fácil de resolver, alguém percebeu que indo ao Porta Chaves e removendo essa “rede” o caso fica resolvido.
Mas o que lhe aconteceu ao “descobridor” não acontece a todos. Há quem tente e simplesmente dê erro ao tentar ligar a esse SSID.
São tão bons e tão seguros.. Lol onde é que isso acontece no Windows ou Android? Problemas básicos, são seguros porque tem poucos utilizadores, se tivessem metade dos do Windows ou do Android.. Apple desaparecia com tanto hack e problemas de segurança.. Ou investia em segurança ou morria.. Agora não compensa perder tempo a um hacker estar a tentar atacar 10% de utilizadores quando podem tentar atacar 90%.
Claro que compensa, porque muitos ricos, e pessoas influentes em empresas, organizações e estados usam o iOS, logo conseguir atacar o iOS pode ser muito recompensador.
lol agora fizeste me rir com tanta asneirada!! obrigado 🙂
Que dificuldade
Ai aqui não é “Falha grave afeta os iPhone”?
Obviamente que não. É uma feature, como aqui se costuma dizer.
E agora só falta arranjar uma justificação para tal característica. Queres uma? Isto serve para em caso de ataque de hackers do wi-fi, o iPhone auto destrói-se, tipo missão impossível.
Anda cá Vítor!!
Vem cá dizer que isto é feature e que é perfeitamente normal e que a Apple fez isto para ajudar o utilizador a não sei quê, que serve para aquilo e pardais ao ninho! 😀
Ps: Nada contra Apple
Acho muito menos, mas muito menos grave que isto: https://bit.ly/3xgMIUl mas se ficas contente com o facto de haver “um nome manhoso de um rede manhosa, que ninguém se liga a ela”, que faz algo (só em determinadas versões do iOS e nem em todos os smartphones) ok.
Mas por exemplo, no iPhone SE 2020 com a versão iOS 14.6 de facto aconteceu como explicado (quando antes com a versão 14.5 não se conseguia ligar ao bug apresentado anteriormente). Depois tentei ligar o iPhone 11 Pro Max com iOS 14.7 beta 4, testei e nada, o iPhone não se liga.
Não funcionou nem no iOS 15 beta 2 que estou a usar nos iPhone 12 Pro e Por Max. Por curiosidade o iPhone X com iOS 14.6 deu erro ao tentar ligar-se, e fiz o restauro com reposição do último backup.
Conclusão, além de manhosa, que dificilmente alguém se vai ligar a algo desse género, nem todos os iPhone com uma versão sem essa correção vão conseguir ligar-se. Depois, com as versões mais recentes em versão beta, nenhuma se ligou.
Portanto, é interessante estes testes, esta engenharia reversa, faz do melhor, cada vez melhor, mas é mais “a montanha pariu um rato”. Mas não deixa de ser muito curioso. 😉
Mas há uma forma fácil de resolver:
“if you have a Mac, just remove the entry from the iCloud Keychain. it then automatically syncs to your iPhone, et voilà, you have wifi again”
Nem é preciso nada de espetacular 😀 para resolver 😀
Como referi, a montanha pariu um rato.
Oi? Mas tu não lês o que os teu colegas escrevem?
Incrível. Então está escrito que não é preciso o utilizador proactiva mente selecionar a rede, que basta ela estar disponível, e tu vens dizer que ninguém se liga a uma rede manhosa.
Boa Vítor
Ó valha-me nossa Senhora. Tu é que não percebeste. Ela tem de estar disponível e tens de tentar ligar-te a ela, mas nunca o iPhone se liga a ela efetivamente, pois fica logo sem Wi-Fi. Tu é que não percebeste porque não leste, mas eu expliquei tim tim por tim tim, tens é de ler.
Vou-te explicar de novo, para ficares um pouco mais culto neste assunto. No caso anterior, este SSID estava disponível e o iPhone ao tentar ligar-se a ela, por indicação do utilizador, dado que não o faz em automático sendo uma rede nova, a combinação de carateres e símbolos, no caso o % criava um conflito que desativava o Wi-Fi.
Repondo as definições de rede, esta “rede” era removida porque não se ligava e não ficava registada no ficheiro .plist do iOS (que vai ao iCloud Keychain).
Esta nova linha de carateres como SSID, segundo parece, consegue escrever a rede no .plist do iOS. Mas, com um simples editar no Keychain e apagar manualmente esta rede, o caso fica resolvido. Depois de sincronizado, o problema desaparece. Percebeste agora?
Tal já me aconteceu várias vezes antes do iOS 14.6 e o reset completo é que resolveu. Repor definições de rece não chega como diz no artigo também.
Não querendo defender o que o outro utilizador mencionou ou estar a denegrir a Apple, apenas de referir que no artigo realmente menciona “Esta nem precisa que o smartphone se ligue a ela, bastando que seja anunciada no espaço onde este está presente.”, neste ponto tem razão.
E as vogais estavam caras neste artigo…