Quantcast
PplWare Mobile

Rede Wi-Fi é capaz de deixar o iPhone sem Internet e comprometer os seus dados

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Eu sei lá says:

    O sujeito diz que – “Fazer o reset das definições de rede não garante que a funcionalidade seja resposta”. Isto quer dizer que na generalidade dos casos é suficiente e haverá caos em que não é.

    No post diz: .”Este cenário foi testado várias vezes, sem qualquer sucesso.”
    Em que ficamos? O sujeito não sabe o que diz?

    • Vítor M. says:

      Vou-te explicar, aliás, se leres o meu artigo anterior, com os testes que fiz, vais perceber que não é tão linear.

      Esta combinação de carateres e símbolos pode nalguns iPhones e nalgumas versões do iOS de facto ter um efeito como é mostrado. O Wi-Fi ficar desligado e não o conseguires ativar. Mas na verdade, como testei, isso não acontece nem em todos os iPhones, nem em todas as versões do IOS.

      Repara, testei iPhones diferentes com a mesma versão e um teve esse problema, outro não (no caso que mostramos há dias). Se fores ler os tweets que se seguiram à apresentação do problema, há já uma forma fácil de resolver, alguém percebeu que indo ao Porta Chaves e removendo essa “rede” o caso fica resolvido.

      Mas o que lhe aconteceu ao “descobridor” não acontece a todos. Há quem tente e simplesmente dê erro ao tentar ligar a esse SSID.

  2. Julio says:

    São tão bons e tão seguros.. Lol onde é que isso acontece no Windows ou Android? Problemas básicos, são seguros porque tem poucos utilizadores, se tivessem metade dos do Windows ou do Android.. Apple desaparecia com tanto hack e problemas de segurança.. Ou investia em segurança ou morria.. Agora não compensa perder tempo a um hacker estar a tentar atacar 10% de utilizadores quando podem tentar atacar 90%.

  3. Danyyel says:

    Que dificuldade

  4. Jota says:

    Ai aqui não é “Falha grave afeta os iPhone”?

    • Pelicano says:

      Obviamente que não. É uma feature, como aqui se costuma dizer.
      E agora só falta arranjar uma justificação para tal característica. Queres uma? Isto serve para em caso de ataque de hackers do wi-fi, o iPhone auto destrói-se, tipo missão impossível.

  5. AqueleAmigo says:

    Anda cá Vítor!!

    Vem cá dizer que isto é feature e que é perfeitamente normal e que a Apple fez isto para ajudar o utilizador a não sei quê, que serve para aquilo e pardais ao ninho! 😀

    Ps: Nada contra Apple

    • Vítor M. says:

      Acho muito menos, mas muito menos grave que isto: https://bit.ly/3xgMIUl mas se ficas contente com o facto de haver “um nome manhoso de um rede manhosa, que ninguém se liga a ela”, que faz algo (só em determinadas versões do iOS e nem em todos os smartphones) ok.

      Mas por exemplo, no iPhone SE 2020 com a versão iOS 14.6 de facto aconteceu como explicado (quando antes com a versão 14.5 não se conseguia ligar ao bug apresentado anteriormente). Depois tentei ligar o iPhone 11 Pro Max com iOS 14.7 beta 4, testei e nada, o iPhone não se liga.

      Não funcionou nem no iOS 15 beta 2 que estou a usar nos iPhone 12 Pro e Por Max. Por curiosidade o iPhone X com iOS 14.6 deu erro ao tentar ligar-se, e fiz o restauro com reposição do último backup.

      Conclusão, além de manhosa, que dificilmente alguém se vai ligar a algo desse género, nem todos os iPhone com uma versão sem essa correção vão conseguir ligar-se. Depois, com as versões mais recentes em versão beta, nenhuma se ligou.

      Portanto, é interessante estes testes, esta engenharia reversa, faz do melhor, cada vez melhor, mas é mais “a montanha pariu um rato”. Mas não deixa de ser muito curioso. 😉

      Mas há uma forma fácil de resolver:

      “if you have a Mac, just remove the entry from the iCloud Keychain. it then automatically syncs to your iPhone, et voilà, you have wifi again”

      Nem é preciso nada de espetacular 😀 para resolver 😀

      Como referi, a montanha pariu um rato.

      • Pelicano says:

        Oi? Mas tu não lês o que os teu colegas escrevem?
        Incrível. Então está escrito que não é preciso o utilizador proactiva mente selecionar a rede, que basta ela estar disponível, e tu vens dizer que ninguém se liga a uma rede manhosa.
        Boa Vítor

        • Vítor M. says:

          Ó valha-me nossa Senhora. Tu é que não percebeste. Ela tem de estar disponível e tens de tentar ligar-te a ela, mas nunca o iPhone se liga a ela efetivamente, pois fica logo sem Wi-Fi. Tu é que não percebeste porque não leste, mas eu expliquei tim tim por tim tim, tens é de ler.

          Vou-te explicar de novo, para ficares um pouco mais culto neste assunto. No caso anterior, este SSID estava disponível e o iPhone ao tentar ligar-se a ela, por indicação do utilizador, dado que não o faz em automático sendo uma rede nova, a combinação de carateres e símbolos, no caso o % criava um conflito que desativava o Wi-Fi.

          Repondo as definições de rede, esta “rede” era removida porque não se ligava e não ficava registada no ficheiro .plist do iOS (que vai ao iCloud Keychain).

          Esta nova linha de carateres como SSID, segundo parece, consegue escrever a rede no .plist do iOS. Mas, com um simples editar no Keychain e apagar manualmente esta rede, o caso fica resolvido. Depois de sincronizado, o problema desaparece. Percebeste agora?

  6. Daniel Santos says:

    Tal já me aconteceu várias vezes antes do iOS 14.6 e o reset completo é que resolveu. Repor definições de rece não chega como diz no artigo também.

  7. Social IT says:

    Não querendo defender o que o outro utilizador mencionou ou estar a denegrir a Apple, apenas de referir que no artigo realmente menciona “Esta nem precisa que o smartphone se ligue a ela, bastando que seja anunciada no espaço onde este está presente.”, neste ponto tem razão.

  8. David says:

    E as vogais estavam caras neste artigo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.