FBI forçou suspeito a desbloquear o seu iPhone X durante uma investigação
Finalmente aconteceu. Os agentes do FBI forçaram o proprietário de um iPhone X a desbloquear o dispositivo com o rosto, via Face ID.
Uma investigação sobre abuso infantil inclui o primeiro caso conhecido em que a polícia usou a tecnologia de reconhecimento facial Apple Face ID para abrir o iPhone de um suspeito.
Desbloquear o iPhone X forçando o Face ID, será legal?
O incidente ocorreu a 10 de agosto, quando o FBI revistou a casa de Grant Michalski em Columbus, Ohio, durante uma investigação de abuso infantil, informou a Forbes no domingo, citando documentos judiciais. O agente especial David Knight ordenou que Michalski procedesse ao desbloqueio do iPhone, ativando o Face ID.
Depois de "entrarem" no iPhone, os agentes não conseguiram todos os dados armazenados que pretendiam, isto porque mesmo dentro do iOS, há informação que necessita do código de acesso por questões de segurança. Um número secreto que nem mesmo o próprio Face ID consegue ultrapassar.
Sem este código, nem mesmo as ferramentas forenses conseguem ter acesso ao dispositivo mais que uma hora. A Apple introduziu algumas alterações de segurança ainda no iOS 11, uma delas é um controlo maior da porta lightning, com o novo sistema USB Restricted Mode.
O agente Knight observou que não conseguiu documentar ações como o uso de aplicações ou ter acesso a ficheiros apagados, mas acrescentou que descobriu que o Departamento de Polícia de Columbus e o Departamento de Investigação de Ohio têm "dispositivos tecnológicos capazes de obter extrações forenses de iPhones bloqueados sem a senha ", presumivelmente referindo-se ao hardware oferecido pela Cellebrite e / ou pela Grayshift.
Cellebrite parece não conseguir de novo ter acesso ao iPhone
Se no passado o FBI conseguiu, junto com a tecnologia da Cellebrite, entrar e vasculhar um iPhone, agora, segundo informações prestadas à Forbes por um advogado, o FBI voltou a virar-se para Cellebrite, mas até agora não conseguiu nada útil.
O advogado, referindo-se ao "possível abuso" de utilização do Face ID contra vontade do suspeito, disse que a polícia agora está usar uma linguagem padronizada nos mandados para cobrir a identificação facial.
Até nos cadáveres se usa o Touch ID
Os desbloqueios obrigatórios do Touch ID têm vindo a acontecer desde há vários anos. Este tipo de ação, para lá da vontade do utilizador, é inclusive usada nos cadáveres. Embora controversa, a prática é atualmente legal, e algumas vezes é considerada necessária pela polícia dos EUA, já que os suspeitos não podem ser forçados a entregar as suas senhas. Ferramentas forenses convencionais são frequentemente derrotadas pela criptografia de disco completo e outras medidas de segurança no iOS.
A Cellebrite e a Grayshift recentemente conseguiram grandes contratos com o Serviço Secreto dos EUA, avaliado em 780.000 dólares e 484.000 dólares, respectivamente. A Grayshift também conseguiu um acordo de 384.000 dólares com a Immigration Customs Enforcement.
Este artigo tem mais de um ano
Para bloquear nada melhor que no mínimo 6 dígitos ou palavra passe. Desbloquear com a cara, olhos ou impressão digital é super inseguro. Basta a pessoa estar inconsciente, que estende a passadeira.
Refiro me apenas aos métodos de segurança e não ao indivíduo apanhado.
Não, no iPhone, inconsciente ou a dormir com os olhos fechados não dá.
Tem é havido notícias de Androids em que uma fotografia chega.
Quanto à polícia, obrigar a desbloquear, com password, impressão digital e rosto – nos EUA, legalmente, nuns Estados pode, noutros não pode. Mas acontece com frequência.
“Obrigar”?
Eu durante o interrogatório bati com a cabeça e esqueci-me do pin, e agora quem obriga?
Fácil, o tribunal e quem se recusa-se devia ver a sua pena agravada para o dobro, ninguém batia com a cabeça, de certeza.
pois.. mas sem pin não há provas
e sem provas não há pena nenhuma.
toma juízo totó
João, perante a lei, tu és inocente até prova do contrário.
Perante a tua afirmação, parece que queres que a lei defina que és criminoso até prova do contrário
Todos somos culpados de algo, pode até não ser ilegal, mas quando outros tem acesso a toda a tua informação, e te querem acusar de algo, então esse algo serve.
Paulo L, o que a lei diz e o que a lei faz são coisas diferentes.
Por isso mesmo os interrogatórios são baseados num jogo psicológico de promessas/ameaças.
Obviamente que nenhum de nós ia facultar o pin a um GNR só porque sim, mas se tivéssemos numa situação complicada perante a lei já pensávamos duas vezes e qualquer vacilo pode ser usado contra nós. É tão simples este assunto. Não entendo os Rambos da internet. Assim que a judiciária levanta-se a voz até os patinhos cantavam.
Vais para a prisão na mesma por obstrução à justiça…
Depende do Android… No Mi8 Explorer Edition é igual ao iphone!
Não é totalmente igual mas é o mais semelhante
Sim é verdade, semelhante!
“Xiaomi Mi 8 Face ID Better Than iPhone X Face ID”
https://www.youtube.com/watch?v=8jz9DjXnEWc
A noticia é sobre iphone mas há sempre alguém que vem mandar a boquinha do android. Ah e tal no android basta uma fotografia…. Treta!
Aí é treta?
No último modelo da Huawei nem é preciso imprimir a fotografia 😉
https://youtu.be/vm3qbaKVqMg
Julgo que em portugal basta o juiz ordenar com mandato, que somos obrigados e desbloquear todo o telemovel! Julgo.
Podes ser obrigado? Isso é se te lembrares…
Agora prova lá que eu é que não quero desbloquear.
vocês vêm muitos filmes.
Não é ver muitos filmes é a realidade.
Não vistes Sócrates? Ele até goza com a cara do juíz..nem ele próprio acredita na sua história.
E que se pode fazer…. Nada. Não podes julgar alguém se não há provas. O juiz até pode saber que lhe estás a dar a maior tanga da vida. Se não o conseguir provar olha.
Creio que a legislação portuguesa também permite que sejam utilizados dados biométricos para desbloquear um dispositivo para fins de investigação criminal. No entanto, creio que não podem obrigar que o sujeito divulgue a sua palavra-passe ou pin, dado que isto poderia permitir aceder a informações pessoais de forma continuada, por exemplo, de terceiros com uma relação com o sujeito mas fora do âmbito da investigação.
Finalmente algo de util da Apple, assim vai ser mais fácil apanhar criminosos.
Os EUA são um estado policial ! Roubaste uma maçã ? 60 anos de cadeia já !
5% da população dos EUA estão presos.
Ainda bem que por cá temos mais direitos (secalhar até direitos a mais…)
Como? Os EUA são o exemplo de como deve funcionar uma democracia, independentemente do dinheiro do investigado. Que o diga o Madoff que nem os 70 mil milhões de dólares que geriu serviram-lhe de muito! Ele, a esposa e os filhos ficaram sem nada, num julgamento de 6 meses e apanhou mais de 100 anos de cadeia.
Pergunto e onde pára o Sócrates, o Salgado, o Vara, Duarte Lima? Cá temos uma república das bananas, em que os criminosos qualquer cedilha fora do sítio serve para soltar bandidos. Quando temos um colectivo de juízes que diz que uma mulher violada no wc de uma discoteca, por funcionários desta, mesmo estando desmaiada foi sexo consentido…… estou esclarecido sobre a república das bananas!
Pior, o caso do iphone foi provavelmente com um cidadão dos EUA, porque se for estrangeiro, por exemplo português, eles podem logo alegar terrorismo e até podem cortar dedos e por aí a fora!!!!!
Outro exemplo, um carro que é mandado parar, vê o que lhe acontece. Até pode sobreviver, mas …….
Os Estados Unidos nao seguem uma democracia.
Nem Portugal.
para cada Madoff nos USA, há 50 socrates/salgados/etc
não digo que cá não seja uma palhaçada, mas dizer que lá não existem casos iguais ou piores, é no minimo ridiculo.
Já vi imensos vídeos de operações stop e sinceramente não vi abuso da autoridade em lado nenhum. Nem sei como os policias têm tanta paciência e arriscam tanto as próprias vidas.
Ninguém liga nenhuma a ordens alheias. Para mim devia ser pior, pois o povo Americano (não querendo generalizar) não tem respeito nenhum pelas autoridades. É uma autêntica selva disfarçada.
Felizmente que mesmo em Portugal, não é um juiz, como também não é uma vara, que fazem a justiça!
Por isso, ainda que alguns se dediquem a fazerem acórdãos á medida para alguns arguidos-clientes, ainda que alguns se entreguem de corpo e alma A desmontagem pedra por pedra o trabalho do MP, ou ainda que investigadores não olhrm a meios para alcançar os fins, atropelando os direitos do arguido ou até o próprio arguido, alegando que caiu nas escadas, nada disso fará parar aqueles que de boa fé todos os dias fazem o que podem para levar perante a justiça aqueles que cometeram crimes ou ainda fazem o que podem para os julgar de forma legal e equitativa perante as práticas que esses arguidos levaram a cabo. E tudo no respeito da lei!
Referia-me eu á Justiça com um J maiúsculo, como é óbvio.
Provavelmente deve haver forma de usar as shortcuts da Siri para apagar todo o conteúdo do iPhone. E assim bastava ao utilizador invocar a shortcut pela Siri e lá se ia todo o conteúdo.
E bastava o user primir 5 vezes seguidas o botão do power e o iPhone só ia desbloquear por código e só voltaria a pedir Face ID depois de introduzir o código uma vez com sucesso.
Se ele premir o botão power de forma a resultar em SOS em codigo morse o iphone faz reset
Ultimamente nos EUA depois de abater um sujeito a primeira coisa que a polícia faz é usar o dedo do morto para desbloquear o iPhone. Se passar um certo tempo já não dá.
https://www.bbc.com/news/technology-43865109
P.S. Se pensam que a polícia está a violar os direitos do morto esqueçam. Um morto já não tem direitos.
Se ele não tivesse tentado fugir tinha evitado todas estas questões “morais”.
Não deixa de ser irónico, pessoas que não respeitam autoridades reclamarem direitos…
mas estao a gozar e preocupados com os direitos?segundo os juizes aqui em portugal até ja se pode violar raparigas inconscientes que não é muito grave… apartir dai qualquer coisa que peçam é irrelevante lolol.