Epic Games volta a ganhar à Apple! Conta de programador da empresa foi restaurada
Apesar de nunca terem ficado sanados, os problemas entre a Apple e a Epic Games parecem ter ganho um novo fôlego nos últimos dias. Com a entrada em vigor da DMA e DSA, a criadora do iPhone resolveu banir a conta de programador da criadora de jogos. Agora tudo parece resolvido e a Epic Games terá recuperado a sua conta de programador, abrindo a porta a criar a sua loja de apps alternativa à da Apple.
Epic recuperou a conta de programador
Há vários anos que a Apple e a Epic lutam nos tribunais. Em processos sucessivos, ambas tentam provar a sua razão e assim garantir, ou não, o acesso a novas condições para a venda de produtos na loja de apps do iOS. Tudo poderia mudar com a chegada da DMA e da DSA da União Europeia e as suas novas regras.
Nesse momento a Apple aproveitou para bloquear a conta de programador da Epic, fechado a porta a qualquer novidade. Foi alegado que a empresa não era de confiança e que como tal não poderia estar no ecossistema da Apple. A Comissão Europeia entrou em campo de imediato e começou a avaliar esta situação, procurando resolver o que se pudesse estar a passar.
Update - Apple has told us and committed to the European Commission that they will reinstate our developer account. We are moving forward as planned to launch the Epic Games Store and bring Fortnite back to iOS in Europe.
More below⬇️https://t.co/BmqFxG26ul https://t.co/GhaiqJCuFr
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) March 8, 2024
Apple resolveu inverter esta sua decisão
Curiosamente, e sem qualquer intervenção conhecida, a Apple resolveu reverter a sua decisão e restaurar a conta de programador da Epic Games. Foi a própria criadora do Fortnite que revelou a novidade e a mudança numa publicação feita no seu blog oficial.
A empresa revelou que a Apple informou e comprometeu-se com a Comissão Europeia que irá reestabelecer a conta de programador da Epic. Assume que isso envia um forte sinal aos programadores de que a Comissão Europeia agirá rapidamente para fazer cumprir a Lei dos Mercados Digitais e responsabilizar as empresas que violem estas regras.
The DMA went through its first major challenge with Apple banning Epic Games Sweden from competing with the App Store, and the DMA just had its first major victory. Following a swift inquiry by the European Commission, Apple notified the Commission and Epic that it would relent…
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) March 8, 2024
Comissão Eurpeia atenta a estas situações
O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, revelou numa publicação no X que esta medida foi uma grande vitória para o Estado de direito europeu. Esta é também uma vitória da Comissão Europeia e para a liberdade dos programadores em todo o mundo de se manifestarem.
Com esta mudança, tudo volta ao programa original para a criação de mais uma proposta da Epic Games para o iOS e para o iPhone. A empresa prevê lançar a sua loja de apps no iOS ainda durante 204 e assim abrir a porta ao regresso do Fortnite e outras propostas para o ecossistema da Apple, pelo menos na Europa.
Portanto eu tenho uma empresa e um serviço, outra empresa usa o meu serviço e contorna as regras, como resultado a empresa que contornou as regras foi banida, por fim sou obrigado a manter relação comercial com essa empresa ?
A verdade é que se tivesse sido um programador com menos visibilidade a comissão europeia não queria saber, como é a Epic Games tem de se agir ou senão caí o carmo e a trindade.
Estas a reduzir em muito a história e a omitir outro pontos que suportam a EPIC.
Se as regras impostas por essa tua empresa tivessem sido ilegais e anti-concorrentes na lei dos cartéis, perdes o direito de queixa…
…e quanto mais … A Epic contornou as regras e perdeu o caso nos EUA e deu razão à Apple. A justiça americana não tem poder sobre o comércio europeu. Onde estão as dúvidas sobre o caso?
Aqui na Europa a Apple não tem a mínima hipótese. Sujeita às estritas regras a Apple vai sempre levar por tabela. E a União Europeia nunca vai olhar com bons olhos para a empresa. Mas falo da Apple como poderia estar a falar de qualquer empresa norte-americana de tecnologia. Na Europa é assim.