DeskConnect – É mais fácil transferir do iPhone para o Mac
Uma das tarefas que a Apple tenta melhorar, entre os seus dispositivos, é a partilha. Se quisermos partilhar imagens, música ou imagens entre um Mac e o iPhone ou iPad, temos de nos socorrer de métodos ainda pouco eficazes.
Quando uso o iPhone para fazer imagem ou screenshots, o método de transferência para o Mac não é o melhor. Por isso existem aplicações que tentam atalhar este caminho. Hoje vamos analisar o DeskConnect.
Uso com frequência o iPhone para recolher material multimédia para utilizar nos artigos. Como tal, necessito de tranferir esse material para o Mac, para o poder trabalhar. Normalmente usamos o mail e podemos colocar até 5 imagens a partir do rolo fotográfico ou colar quantas quisermos logo no mail.
Mais fácil ainda é ligar o iPhone ao Mac e transferir os conteudos.Mas tal método não é prático e o AirDrop ainda não é uma solução entre estes dispositivos (poderá ser na versão final do iOS 7, até lá vamos ver!!!).
Em tempos já usei várias opções, o Bump, o File Storage Companion, o transfr, o Deliver e até falei em possíveis soluções web, como por exemplo o Hopper ou o CupCloud.
Como podem ver... não é por falta de soluções que não haverá um método bom, mas só que ainda não encontrei o método ideal, estes exigem sempre passos intermédios que me fazem perder tempo. Até os vários serviços cloud, não satisfazem as necessidades.
DeskConnect - Uma solução muito mais prática
Esta ferramenta instala-se no Mac e nos iDevices e permite que sejam transferidos os ficheiros, via Internet, entre ambos. São usados os servidores da empresa responsável pelo serviço e, segundo os próprios, os conteúdos são encriptados à saída e voltam a ser decifrados quando chegam "à outra ponta". Os servidores estão em território americano mas a velocidade não se nota, isto porque o que está a influenciar a velocidade de transferência é a nossa ligação à Internet, claro.
DeskConnect no Mac
A aplicação é gratuita e devemos instalar no Mac a App. Para isso e é o "denominador comum", será o apontador, temos de nos registar no serviço, digamos assim, onde colocamos o nosso email e palavra passe. Só com esses dados o serviço sabe onde entregar os conteúdos, mas também é com essa informação que os dispositivos se "registam" nos servidores e dizem ao DeskConnect quem é quem.
Para transferir do Mac para o iPhone ou iPad, arraste os conteúdos para cima desse menu. Essa imagem será enviada para o iPhone e será guardada temporariamente no serviço.
DeskConnect no iPhone ou iPad
Do lado do iPhone ou iPad, onde quem manda são as regras do iOS, temos de nos conformar com os formatos suportados. Mas na generalidades, imagens, música, fotos e ficheiros compactados em zip (por exemplo) não tem grande problema para o iPhone. Se enviamos um ficheiro muito grande, temos de esperar que ele chegue ao serviço, seja mostrado no iPhone e só depois esperar que os conteúdos sejam carregados no iOS.
Do lado do iPhone ou iPad para o Mac, basta usar os menus predefinidos, onde podemos escolher Send Photo, Send Clipboard, Send Websites ou Send Documents. Gosto particularmente do Send Clipboard que envia logo o que estiver na área de transferência dos iDevices. Normalmente selecciono algumas fotos ou ficheiros de documentos e lá vai tudo.
São vários os locais onde onde poderá ver a presença deste serviço. No Safari, quando quiser partilhar websites, verá lá o link para enviar, conforme imagem em cima.
Em resumo...
Esta app não é ainda o ideal para partilhar, até porque ainda terá de melhorar num ponto ou outro, mas é muito simples e rápido, tanto a enviar do Mac para os iDevices como no inverso. Para recolher as imagens que manda para o Mac, veja as imagens no item Recent pois estarão lá as imagens recebidas. Depois pode partilhar usando as opções do próprio sistema operativo da Apple.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: mac OS X 10.6+/iOS
Download [MAC]: DeskConnect 1.0.1 [4.4MB]
Download [IOS]: DeskConnect 1.0 [6.8MB]
Homepage: Deskconnect
Este artigo tem mais de um ano
“temos de nos socorrer de métodos ainda pouco eficazes.” […] “a excelência do ecossistema Apple”.
Não confundas ecossistema com procedimentos de segurança que a Apple implementa. Isto na nossa óptica de trabalho 😉
Por algum motivo a Apple tem bastante segurança nos seus SO. Agora, se quisermos ir mais além, alguma liberdade, temos de nos socorrer de apps de terceiros, mais abrangentes, isso só acontece porque o próprio ecossistema permite os developers criar estas pontes 😉
Clarifica:
-a partilha de ficheiros entre dispositivos não faz parte do ecossistema?
-é então uma medida de segurança, ou uma tarefa que a Apple ainda tenta melhorar (i.e., não está boa)?
-não permite por questões de segurança, ou permite que sejam criadas essas pontes (pondo em causa a segurança)?
ICloud (photo stream, notes….) ou ate mesmo o dropbox
Esta aplicação não faz mais que o iCloud. Eu tiro fotos no iPhone e quando chego a casa já estão no iPhoto. Quando quero uma foto no iPhone, partilho-a no iPhoto. Quanto a ficheiros, há o Google Drive, Skydrive, em breve o Mega, ou mesmo o iCloud (um pouco mais restritivo… é aqui a a apple tem que melhorar).
Estas considerações não tiram qualquer mérito à aplicação apresentada, aliás, já está a fazer o download…. se não for falada não a conheceríamos tão bem.
Continue o bom trabalho. Parabéns.
Bom artigo Vítor.
Desconhecia este aplicativo…
Ab.
Olá!
Também podeos usar o “Preview” ou o “Captura de Imagem”, ambos nativos, do OsX.
Neste caso, por cabo usb.
LN