PplWare Mobile

Bump – É muito fácil transferir de um iPhone para um Android


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Acácio Bernardo says:

    Ora aqui está um algoritmo inteligente que podia ser usado para transderir dinheiro e assim fazermos pagamentos pelo telemóvel!

  2. Atriy says:

    É triste quando se tenta passar uma simples foto por bluetooth um Iphone para um Android ou mesmo de um Iphone para Iphone, não de!

    É sempre necessário utilizar o wifi ou 3g. Mesmo quando o Iphone tem bluetooth.

    No Android nada disso acontece! Mas também é Android, o melhor SO do momento.

    Muito triste mesmo.

    • Vítor M. says:

      Por isso o iOS é seguro e o Android não. Porque as portas de acesso ao sistema operativo, no iOS são controladas com mais precisão, no Android não é assim, permitindo entrada de malware que provoca o que conhecemos hoje como um sistema altamente vulnerável.

      Isso faz do Android um sistema preocupante e pouco moderno.

      Há outras opções para além do bluetooth 😉 Triste é apenas conhecer essa para passar uma foto 😉

      • Pedro says:

        Android nao é seguro porque consegue transferir fotos de um telemovel para outro? Então ligar e desligar o bluetooth só quando é preciso transferir a foto? Anda assim tanto malware no ar?

        Pouco moderno é não conseguir transferir a mesma foto por este método, poupado em bateria e zero a nível de custos de rede.

        Moderno. Malware. Pouco seguro. Android. Veja lá o que escreve sff, afinal de contas é “apenas” o autor da noticia

        • Vítor M. says:

          Não sou eu que o digo, são dados que mostram que o malware é o segundo maior problema do android, o primeiro é a fragmentação, isso é o que prejudica a modernidade de um SO. Tudo junto culmina no que referi.

          O Bluetooth, em tempos, foi a porta, por excelência, de entrada de malware nos dispositivos móveis de comunicação.

          • Alexandre Amaral says:

            O Android não é seguro mas não é por poder passar dados por bluetooth com toda a certeza! Alias, terás de concordar comigo, se o problema fosse esse todos os utilizadores Android estavam bem!

            Eu pessoalmente acho completamente ridículo o meu Iphone não ter essa funcionalidade…não é que a fosse usar muito, mas mal não fazia em existir.

          • Vítor M. says:

            Alexandre Amaral, de facto no iOS o BT é demasiado fechado, mas isso dá uma segurança também reforçada e entre iOS o BT funciona bem.

            Menos malware também é sinónimo de mais estabilidade no SO.

      • Bruno says:

        Certamente não deve conhecer muita gente que já tenha sido “lesado” pelo malware que cita. Se fosse assim tão “altamente vulnerável” já ninguém usaria Android e a plataforma já teria desaparecido, o que não se verifica, a plataforma android é a que apresenta o ritmo de crescimento maior a nível mundial. Também já deve ter lido que a Google está constantemente a melhorar a segurança no Android, bem visíveis na última versão 4.2 Jelly Bean. Já no ios a segurança também tem andado com alguns problemas, nomeadamente na última versão disponível. Quanto à fragmentação, pelo que tenho lido também está no bom caminho, seria realmente mau se estivesse igual ou a aumentar, mas pelo contrário está a diminuir, e não faltam dados na internet que o mostrem de mês para mês. Fruto certamente da cada vez maior adoção da plataforma android pelos mercados mundiais. Mais uma vez o android está de parabéns! Quanto à modernidade, acho muito subjetivo o seu comentário (e revelador de gosto pessoal), pelo que tenho observado a plataforma que mais tem crescido e sobretudo inovado nos últimos anos não é a certamente a ios.
        Voltando à partilha de dados:
        Sou portador de dispositivos android já desde 2010 e nunca tive qualquer problema com a liberdade de partilha de dados que o Android coloca à disposição de qualquer utilizador, pelo contrário. É mesmo muito útil até quando estou em roaming!
        A possibilidade de passar os meus ficheiros de qualquer tlm (exceto ios) ou PC/Mac via Bluetooth (3.0 e agora até 4.0) é mesmo muito prática e sem ter de instalar aplicações extra só para esse fim e que tem a agravante de ainda implicarem custos extra.
        Isto já para nem falar do wi-fi direct que uso até para partilhar dados com a minha smartTV!
        A única real vantagem do “bump” é a compatibilidade com a plataforma ios, mas para quem não tem ios, não trás qualquer vantagem ou novidade! Eu simplesmente nunca tive necessidade de ter qualquer aplicação deste género para transferir/partilhar ficheiros quer entre tlms quer entre tlm/pc/mac. O Android, o Windows e até o OSX fazem isso de modo nativo desde sempre!
        Além disso em android posso passar, de modo nativo, qualquer tipo de ficheiro sem restrições entre dispositivos (música, fotos, filmes, ringtones, pdfs, documentos word, excel, zip, rar e até apps, entre outros) e isto de modo extremamente rápido com recurso ao Bluetooth ou ainda mais rápido pelo wifi direct com ou sem intervenção do NFC (o NFC serve apenas para iniciar a comunicação tornando o todo processo muito simples e célere, a transferência depois é feita usando o Bluetooth ou wifi direct (ex: s-beam no Galaxy S3)).

        • Vítor M. says:

          Provavelmente muita gente não sabe que é lesada, essa é que é a verdade 😉

          Depois, não há dúvida que o bluetooth tem a sua utilidade, mas para partilhares com um PC ou Mac, estás limitado (nem sempre é reconhecido), esta app é melhor. Hoje em dia partilhas mais com PC’s que com outros smartphones (provavelmente)!

          Via bluetooth, tendo em conta a sua velocidade e partilhando os ficheiros que citaste e sendo o BT uma tecnologia Wireless, pode sofrer do mesmo que outras, tudo depende do tamanho do conteúdo que envies.

          Quando à modernidade, não acho que seja como falas, até porque, como temos visto, está parado no tempo, à espera do que possa ser lançado pela Apple. Caiu num marasmo e não tem mostrado nada de novo.

          Os olhos estão postos no iOS e temos visto que o Android vive à custa (nos últimos tempos) da Samsung.

          • Bruno says:

            Lamento, mas discordo em pleno do que diz! E considero precisamente o contrário!
            O ios6 tem sido uma desgraça, a começar pelo descalabro e até considerado perigoso e desaconselhado Apple maps, que a conceituada empresa Apple nem o bom censo teve em colocar a etiqueta “beta”, e os inúmeros bugs encontrados no 3G, duração de bateria, aquecimento excessivo, que a empresa tenta corrigir e logo a seguir cria novos como a grave falha de segurança do lockscreen.
            Até acho deveras estranho o “como temos visto”, quando o que assistimos é precisamente o contrário, hoje em dia a apple é que se encontra constantemente em tentativas de “catch up” ao SO da Google e não o contrário. Mais envolvida em litigações legais do que realmente a inovar o seu já “velho” ios. Alias houve realmente uma mudança um pouco maior no visual do ios, foi no ios5 quando a apple copiou de forma descarada e pouco eficaz o sistema de notificações do android, na forma da janela que desce ao passar o dedo de cima para baixo.
            Mas não considero que seja este o local, diga-se o artigo, para discutir android vs ios. Nem enumerar todas as inovações com que a Google nos brinda com cada nova versão do Android, ou o valor que acrescentam e personalizam cada skin e apps proprietárias da samsung, htc, sony, lg, etc. Cada um tem os seus pros e contras mas no fim de contas a necessidade e gosto pessoal é que prevalecem. Eu prefiro Android. 😉

          • Vítor M. says:

            Bruno, só falas em apontamentos, lembra-te que o android é todo ele uma cópia do iOS, em termos visuais, quando a Google o comprou à BB ele não tinha esse aspecto, nem nada que se pareça, logo por aí nem levantes a questão das notificações, até parece mal falares nisso, quando tudo o resto é uma cópia.

            Depois bugs? Isso todos têm, há dias a android não trazia o mês de Dezembro, no seu calendário, e estes pequenos bugs, que são em versões que cabem até no iPhone 3GS (vergonha para a Google que matou os smartphones com a mesma idade de evoluírem, aqui também não podes falar) é normal haver pequenos acertos, até porque há muitos mais smartphones com a última versão do iOS que com a ultima versão do android 😉 aqui também é uma verdade inabalável, mais uma vez nada podes argumentar.

            Quanto aos mapas (a única bengala que tens) é natural que não te lembres como eram os mapas da Google quando os começou a copiar pelos mapas da Microsoft, ai não te lembras? Pois acredito que não, mas a Microsoft iniciou primeiro e a Google veio depois copiar a tendência e tinha estes desastres também, até maiores, mas isso desculpa-se, afinal era a Google.

            Já agora a inovação do Google Voice Search em relação ao Siri? Também não convém dizer que essa é a maior evolução que o android apresentou recentemente, verdade 😀 ?

            Depois, volto a dizer, android é um sistema operativo de “prateleira”, tem muitos utilizadores, o que é bom, mas que não tirem proveito do que realmente faz sentido, isto porque 80% dos smartphones vendidos com android custam menos de 200 euros e… servem para substituir os telemóveis de teclas, passam a ser telemóveis de mexer com o dedo. Não admira que existam muitos utilizadores com Android. Isso é a mais valia que falas em personalizar, e tudo o mais? Achas que essas pessoas fazem isso?

            Não sonhes 😉

  3. Bruno says:

    Tem uma desvantagem grande, consome dados o que envolve custos! Existem várias opções que não envolvem custos extra:
    Em Android, no PC ou Mac (não no iphone) a transferência de dados pode ser feita recorrendo ao comum Bluetooth 3.0 (e nalguns casos 4.0), pode ainda ser utilizada a app Fast File Transfer (disponível na play store) que permite passar dados entre dois androids a alta velocidade via uma “rede” wi-fi criada pelos próprios smartphones, não é necessário estar ligado a qualquer rede wi-fi externa ou 3/4G, os próprios tlm criam a rede wi-fi para a partilha de ficheiros (bom para passar ficheiros grandes). Outra hipótese ainda é o uso de wi-fi direct nos dispositivos compatíveis ou o promissor NFC (todos estes sistemas estão disponíveis nos androids mais recentes)

    • Vítor M. says:

      O consumo de dados que envolve custos é relativo, pois quem passa muito tempo “debaixo” de uma rede WiFi pode não ter esse problema.

      Mas este meio é mais rápido, mais flexível e mais poderoso do que os que citaste. Há uma vantagem em utilizar o Bumper, pois traz mais flexibilidade aos destinatários.

      As vantagens diluem as desvantagens 😉

      • Paulo Santos says:

        por lá dizem que
        Q. Does Bump use my phone’s data plan? Will I be charged?
        A. Yes, if you are connected to the Internet via a cellular service, Bump will use your data plan. Your standard data plan rates will apply.

        .. vocês fizeram experiências? Se estiverem 2 equipamentos numa rede WiFi… o Bump seleciona sempre a ligação Wifi..e não consome dados do nosso plano telefónico?

        Localização… fizeram testes para ver a “afinação” do algoritmo da localização? Dois Bumps entre dois pares de equipamentos num grupo de pessoas que estão em grupo… opss, foi para o equipamento errado….!?

        “As vantagens diluem as desvantagens”… tss tss
        já contabilizaste as lesões nos dedos e mãos derivadas dos Bumps que acontecem por esse mundo fora? E os riscos nos equipamentos devido a Bumps mal calculados?
        Isto de Bump não é para qualquer um 🙂

        • Vítor M. says:

          Fizemos e não obtivemos nenhum pedido errado. Até gostava de receber um errado, para perceber como ele responde, se bem que do outro lado, do lado de quem envia, tem sempre a mensagem para qual smartphone está a enviar o pedido.

          Quanto aos dados, bom ele usa a rede WifI se estiver dentro dela, no caso que estávamos a testar, nunca desligou a rede wireless para se ligar À rede de dados. Caso não tenha rede WiFi, e como falei no texto, ele usa a rede celular sim.

          Não é preciso bater com força :D, basta com jeito!

      • Paulo Santos says:

        Volto a perguntar.

        – há testes para verificar se os equipamentos estão numa mesma rede Wifi, essa é selecionada em vez de gastar tráfego do plano de dados?

        – numa situação de grupo de pessoas em que haja vários Bumps, o algoritmo de localização consegue não fazer erros de entrega?

    • Hugo Cura says:

      Wi-Fi Direct será sem dúvida o padrão utilizado daqui em diante para este tipo de transferências. O NFC só facilita e torna o processo mais rápido. Aliados, são um must.

      Quando não há compatibilidade em características, então nada bate o Bump.

  4. Francisco says:

    Muito bom artigo, excelente alternativa, já dizia a minha avó, quem não tem cão caça com gato. Claro que não se pode comparar ao NFC, mas também não deixa de ser interessante.

  5. Joao Quiterio says:

    De iphone para samsung, o Kies da Samsung, desde que detete uma copia de um iphoe no computador, assim que ligamos o Tlm Samsuns ele pergunta se queremos importar os dados para o novo telemóvel. Mais simples não poderia ser.

  6. J0n says:

    O meu telemóvel tem uma característica interessante para dados de grande valor, sejam fotos e afins, pois quando se trata de tamanho de files e tráfego consumido, este utiliza uma coisa novíssima, a isto chamam-lhe USB, conhecem?

    • alkapone says:

      Aqui o mais importante não é a troca de dados entre um telemóvel e um computador mas sim entre dois telemóveis, iguais ou com SO diferente. Portanto essa de tentar ser engraçado caiu por terra.

  7. Fernanda says:

    Nao consigo passar arquivos de iPhone pra andróide..como faço?

  8. danie says:

    Boas gostaria de saber como pásso cerca de de 400 mb em fotos do meu iphone para o tablet “android” ou para o pc através de rede sem fios? o meu adsl a velocidade é cerca de 0.6mb é rapido utilizar este programa na tranferencia de dados?

  9. É realmente muito interessante e gostaria q continuassem assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.