PplWare Mobile

Sublime Text – É este o melhor editor de texto do mundo?


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Francisco Filipe says:

    Já utilizei o Sublim Text 2 e não tenho queixas, simples, eu poderia mesmo dizer o melhor mas como eu programo em HTML e para isso utilizo o Microsoft Expression Web 4.

    • ups says:

      HTML não é uma linguagem de programação…

      • Nelson says:

        É sim uma linguagem de programação.

        • Semogj says:

          Linguagem de marcação. Apenas define estrutura de documentos.

        • Ground0 says:

          Peço desculpa caro Nelson mas, das duas uma, ou o senhor não sabe o que é HTML ou então não sabe o que é uma linguagem de programação.

        • TheMintBr says:

          É e não é uma linguagem de programação. Pode ser considerada linguagem de programação, pois, você programa, escreve um código, que define a estrutura do documento de texto e o formata de forma adequada, você no caso programa um arquivo que quando aberto no seu navegador faz exibir um conteúdo que você formatou e estruturou e pelo outro também não pode ser considerado, já que, programação em si tem a ver em criar executáveis, API’s ou outras que permitem o usuário “comandar” seu PC do jeito que mais bem quiser, ou seja, criar um código, compilar e executar afim do computador fazer oque foi-lhe dito.

  2. Sergio J says:

    Que cores tão à nerd

    Quanto Às funcionalidades não posso dizer pq nunca experimentei

    Eu gosto muito do notepadd++

  3. Ivan Cantarino says:

    O layout à direita é um género de scroll view do código\secção que estamos a visualizar?
    Nunca usei, mas parece muito bom!

  4. Ivo Pereira says:

    Experimentei no Windows mas não fiquei grande fã, prefiro o Notepad++.No entanto, desde que mudei para OSX e não há Notepad++ para Mac, passei a usar o Sublime Text e estou bastante contente. Costumo programar em PHP, JS e HTML.

  5. aaa says:

    Sem ler o artigo, apenas lendo o título, sim, é! Já experimentei de tudo, desde Notepad++ a muitos outros e nada bate o Sublime Text, seja para editar texto simples, seja para programar pra web. Uso-o para tudo, seja HTML, seja CSS, seja Javascript, jQuery, PHP ou SQL. Dá pra tudo e é sem dúvida o melhor. Dá para adicionar funcionalidades e há bastantes addons (packages) pra download. Recomendo como sendo, para mim, o melhor!

  6. Ricardo Sousa says:

    Este e o brackets para mim são os melhores

  7. Gosto, mas não creio que valha o dinheiro do licenciamento.
    Mas a versão sem pagar, só com uns alertas chatos aqui e ali, serve muito bem e é muito bom!

  8. Luis Silva says:

    Eu sei que pouco percebo de coisas de informática e de programas por este mundo, mas fico confuso com o titulo, este programa é mais direccionado para editar códigos fonte de programação e não editar texto como se faz o word ou outro programa qualquer, a minha opinião seria que não considere um editor de texto, porque não é bem a mesma coisa.
    Ao ler o titulo fiquei a pensar, haverá algo melhor que o word ou libreoffice, pensei ser algo do género, mas quando vi o artigo, vi mais um editor de código de programação do que outra coisa qualquer..

  9. Fábio Nunes says:

    também uso o sublime à algum tempo e só há uma única coisa que me enerva e não consigo resolver.
    alguém sabe como por a indentação a funcionar como deve de ser? pelo menos em PHP. o problema é quando se faz comentários inline a indentação funciona mal. alguém sabe um package que resolva isto?

  10. César Couto says:

    Depois de mais de 15 anos de programação e muitas linguagens e editores, incluindo IDE’s, acabei por mudar para o Sublime há mais de 1 ano. Antes deste estava a utilizar o Notepad++ mas a feature do “Minimap” conquistou-me deste o primeiro momento. Entretanto vou sempre experimentando outros mas o Sublime é um must para a programação diária 🙂

  11. cris says:

    windows – sublime text
    mac – coda

    Estes são o top1

  12. Tiago Dias says:

    Utilizei o Sublime Text 2 durante uns meses para programar em Python. Existem alguns plugins que facilitam a integração da linguagem e em certos aspetos consegue fazer face a um IDE. No entanto, após alguns problemas na integração com o git decidi mudar para o PyCharm, o qual aconselho vivamente para programação em Python. O Sublime Text, para pequenos projetos é sem dúvida uma ótima solução, gostei bastante.

  13. Emannxx says:

    Para mim é o melhor editor de texto, indispensável 🙂

  14. Everaldo Lopes says:

    É muito bom, porém o melhor continua sendo Editplus.

  15. vasconde says:

    Um TOP 10 de editores que não tem na lista o Emacs e o Vim deixa muito a desejar…
    Sublime Text o melhor editor do mundo??? LOL só mesmo em sonhos.
    O melhor editor do mundo é o Emacs. Experimentem e vão ver. A curva de aprendizagem na fase inicial não é das melhores, mas vale o esforço.

    • António Jorge says:

      O melhor editor do mundo é o VIM… Comparado com o VIM o emacs é apenas mais um brinquedo de crianças.

      P.S.: Não interessa saber qual é o melhor editor do mundo, porque ele não existe! Cada um de nós programadores, tem uma escolha diferente e tentar forçar um deles vai acabar por dar barraca.

  16. Luis Gil says:

    estou a experimentar
    parece muito mais vocacionado para editor de “sources” do que de texto

  17. António Riso says:

    É engraçado as confusões que por aqui se fazem.
    Querem meter ao barulho e comprar IDE’s avançados, com pseudo IDE’s com meros editores tipo “bloco de notas”.
    Ainda se vê um moço a falar que não percebe muito de informática e que confundiu editores de texto com processadores de texto, e leva como resposta um artista que lhe diz que o melhor processador de texto é o TeX. Espera lá que ele vai já programar em Latex para produzir documentos de texto…

    Bem, falando do sublime. É porreiro, leve, dá para desenrascar. No osx, integrar com o Dash fica uma mais valia. Em grandes projetos que tenham de fazer não me parece que seja o ideal, aí só mesmo com bons IDE’s.

  18. “Microsoft Works” é um programa poco conocida para escritório produzido pela Microsoft Corporation. Menor e mais acessível que a suíte Microsoft Office, suas principais funções incluem um processador de texto, planilha eletrônica e banco de dados. Versões mais atuais incluem um aplicativo calendário enquanto versões mais antigas incluiam um emulador de terminal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.