PplWare Mobile

Depois do UE, agora é o Japão que quer controlar a Apple e o iPhone

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Max says:

    O último parágrafo, outra vez sobre portas e cabos Lightning vs. USB-C, é uma lástima.
    – O cabo Lighting, compatível com a norma USB, reversível (tal como o USB-C, i.é, sem ter que se andar a virar para encaixar), foi introduzido pela Apple quando no Android se usava o micro-USB, não reversível. O coro do pessoal do Android “o micro-USB é que é” era ensurdecedor, quando, afinal, foi para o maneta. O mesmo coro passou para o pessoal do Android, agora com USB-C
    – A Apple concedeu a numerosas fabricantes a certificação MFI (made for iPhone/iPad) para usar nos cabos como garantia de qualidade. Pelo contrário com os cabos USB-C reinava a maior das confusões, com os cabos de umas marcas a não servir noutras ou não transmitirem áudio, que continua com os cabos para diferentes velocidades de carregamento
    – Com tantos fabricantes de cabos Lightning nunca foram especialmente caros, como se diz no post. Pessoalmente, tirando os que vinham com os equipamentos, nunca comprei nenhum da Apple
    – Quanto ao desempenho infinitamente inferior dos cabos Lightning, a única diferença é na transmissão de dados, a transmissão de videos gravados no iPhone para um computador, na prática afeta muito poucos utilizadores
    – Mas onde a coisa é mais lastimável é quando se atribui à UE a imposição das portas USB-C no iPhone. A Apple há anos que já usava portas USB-C no Mac e no iPad Pro e fabricava carregadores USB-C. Havia de os introduzir no Phone quando entendesse mais adequado, se não fosse no que a UE obrigou à introdução de portas USB-C – em todos os equipamentos e não apena no iPhone -, seria no(s) seguinte(s).
    Com isto, passou-me a vontade de falar do resto do post 🙂

    • Carlos says:

      acho que te falta aí algum contexto.

      – o pessoal defendia o micro-usb porque era universal, nada mais. se tivermos um standard universal e reversível, como é agora o usb-c, melhor.

      – a UE foi claramente a responsável pelos iphones adotarem o usb-c. se era assim tao evidente, já tinha acontecido muitos antes da UE finalmente obrigar a apple

      • Max says:

        – A Apple lançou o Lightning em 2012, com o iPhone 5
        – Alguns Android começaram a trazer porta USB-C a partir de 2015. Os outros continuaram com a micro-USB. O coro das regateiras de que o iPhone devia vir com porta micro-USB era porque achavam que era o cúmulo da evolução, quando nem sequer era reversível.
        – No Mac, que nunca teve porta Lightning, a Apple introduziu a porta USB-C em 2015 e no iPad Pro em 2018.
        – No iPhone, que tinha porta Lightning, introduziu a porta USB-C em 2023, com o iPhone 15. Foi influenciada pela legislação da UE que exigiu um padrão único de carregamento até final de 2024, tendo a Apple optado por fazer a alteração globalmente.
        Insiste-se como se a legislação da UE fosse dirigida ao iPhone quando o que não faltava era equipamentos com portas mini e micro-USB (e que convém, mesmo que agora venham com porta de formato USB-C considerar que é só o formato e continuar a usar um carregador de 5W, se disser que é o que se deve usar)
        Eu pouco me interessa se, sem a legislação da UE, a Apple ia introduzir a porta USB-C no iPhone em 2023, 2024 ou 2025. A questão é que parece uma grande evolução face ao Lightning quando, se limita, por ter maior velocidade de transmissão de dados, a transferir um vídeo de um iPhone para um computador em alguns segundos a menos.

        • Carlos says:

          > O coro das regateiras de que o iPhone devia vir com porta micro-USB era porque achavam que era o cúmulo da evolução, quando nem sequer era reversível.

          Outra vez, o que sempre se defendeu sou uma porta universal. Normalmente os standards não são a melhor tecnologia, mas normalmente isso bate o standard. O iphone ter sido microusb não tinha sido nada mau.

          Embora a tua timeline pareca consistente nada explica a apple ter demorado 10 anos a meter usb-c no iphone… e por acaso ter metido exactamente em cima do deadline da UE.

          É claro que interessava à apple vender o máximo de cabos lightning o máximo tempo possível.

          mas acho que podemos todos concordar que o standard usb-c ter chegado foi e está a ser bom para todos..

          • Max says:

            Comigo só aumentou o tipo de cabos – os novos cabos com terminais de formato USB-A/USB-C e USB-C/LIghtning. É tudo conversa à UE.

    • DJ Welltton says:

      Falou muito mas, muita bosta Fanboy. Deixa de ser Bandeira da Maçã Mordida…

  2. Max says:

    Vejam lá se repescam o meu comentário, sobre o último parágrafo do post. Pode não vos agradar – mas não o escreveram para picar?

  3. Carlos says:

    Vem tarde demais!

    Espero que isto ande para a frente e rápio

  4. PM says:

    Como utilizador de produtos Apple à longos anos não pedi nada disto, quem não gosta que utilize outras marcas, simples…

  5. (º) says:

    Ó governo escolhe o que é melhor pra mim que eu não tenho capacidades pra isso, protege-me destas empresas malvadas.

  6. PTO says:

    Lá andam eles a tentar destruir o ecossistema da Apple, como se não existissem outras alternativas no mercado para quem quer um smartphone. Não vão descansar enquanto não transformarem o iOS na merda que é o Android. Devem achar que os utilizadores são burros e não sabem escolher o que preferem. Cambada de burocratas ignorantes.

    • Eu says:

      Verdade. Depois têm o apoio daquela malta que está sempre preocupada com o que os outros compram, esses é que sabem o que toda a gente tem de comprar. Esses é que percebem o quê que os outros têm de usar.
      Eu acho que é apenas por quererem desabafar, noto que nas notícias de android ninguém comenta, sentem-se sós. Vai daí, carregam todas a energias negativas por causa de uma marca de telemóveis. É que nem reparam nas leis de ditaduras que apoiam, tudo em nome da inveja.

    • Carlos says:

      como é que isto destrói a apple?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.