Crise no mercado? Encomendas de ecrãs para iPhone caem 39%
A Apple está a vender menos e as encomendas aos fornecedores de ecrãs para o iPhone caíram 39% em comparação ao período homólogo. Estará o mercado dos smartphones premium a encolher, ou será uma crise global?
Problemas globais afetam a venda do iPhone 14
Um relatório relativo ao fornecedor de ecrãs para a Apple indica que os pedidos de ecrãs para o iPhone 14 diminuíram drasticamente quando comparados ao iPhone 13 no mesmo período.
O ciclo de lançamento do iPhone 14 passou por muita turbulência resultante de problemas iniciais de fornecimento e diminuição da procura em 2023. Apesar disso, os modelos profissionais mais caros estão a impulsionar as vendas à medida que os clientes substituem os seus modelos mais antigos.
De acordo com um relatório da Display Supply Chain Consultants, a série iPhone 14 registou um declínio de 39% nos pedidos de ecrãs relativamente ao iPhone 13 até abril, portanto, no período homólogo. Esta diminuição na procura já se havia sentido no período anterior, com uma descida de 23 pontos percentuais face ao mesmo espaço temporal do ano anterior (pedidos para equipamentos a serem vendidos de março a abril para a série iPhone 14).
O relatório atribui estas quedas a correções de stock da indústria, ventos contrários macroeconómicos, pressões inflacionárias e perda de poder de compra. A perspetiva de procura também permanece fraca, já que a Apple deu indicações que o trimestre de março permanecerá semelhante ao trimestre de dezembro.
Mas os modelos do Apple iPhone 14 estão a vender menos que o iPhone 13?
Os números mostram que o iPhone 14 poderá, nalguns modelos, estar mesmo mais forte, apesar do conjunto de todas as versões estar mais fraco. Segundo o mesmo relatório, os pedidos de ecrãs para o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max superam os modelos do iPhone 13 Pro em 22% e 23%, respetivamente. Isso deve-se à maior procura numa oferta onde existem trunfos importantes, como, por exemplo, a qualidade de imagem e maior autonomia.
Existe também uma comparação interessante que esteve já em discussão no passado. À pergunta se a Apple fez bem em deixar o modelo mini, como o iPhone 13 mini, para apostar no iPhone 14 Plus, os dados mostram que os ecrãs para o modelo plus mais recente aumentaram 59% em comparação com o iPhone 13 mini. Portanto, neste caso foi uma aposta ganha por parte da Apple.
Pese o facto da Apple ter usado as mesmas estratégias, isto é, lançou uma cor nova e apostou nas vendas no novo ano chinês, a verdade é que este semestre aponta para uma queda generalizada. O mercado em geral dá mostras de estar a arrefecer e a instabilidade económica poderá indiciar que o semestre não será de crescimento.
Resta saber se estes resultados brandos não vão agudizar as receitas destas gigantes ao ponto de serem necessários mais despedimentos.
Este artigo tem mais de um ano
Os NIF´s nas Cetelem , Cofidis, Oney e companhia começam a ficar sem plafond……
Isto
Se alguém me vir a realizar crédito por causa de um telemóvel, dê me um tiro faz favor!
Nos smartphones acima dos 600 dólares (sem impostos), a Apple vendeu 71% do total em 2021 e 75% em 2022.
Por modelos, em 2022, colocou 8 nos 10 mais vendidos, ou seja no segmento premium domina claramente. (os outros dois são Samsung baratos).
Mas está-se o fim do primeiro trimestre de 2023 e quer-se fazer projeções a partir das encomendas de ecrãs. O gráfico do post é difícil de interpretar porque inclui estimativas para março e abril, e variações 2022-2021 e 2023-2022 e, quem está habituado sabe que comparar variações em cima de variações não é coisa simples.
Como refere o post, além da série, 13 e 14, depois há também análises por modelo como seja: “os pedidos de ecrãs para o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max superam os modelos do iPhone 13 Pro em 22% e 23%”, o que são boas notícias para a Apple, porque são os modelos de topo que dão maior lucro.
No fim, o post dá a entender que a Apple é um dos gigantes que fez despedimentos. A Apple não fez despedimentos. Mas diminui as novas contratações.
Bem feita para os imperialistas. O feitiço das sanções a virar-se contra o feiticeiro. E a guerra comercial contra China idem. Num par de anos estão de rastos.
Talvez sejam as subidas das taxas de juro que estejam a modificar a maneira como as pessoas gastam o dinheiro, não???
A China continua a ser um dos grandes mercados da Apple por ironia.
Pudera, está tudo a mudar para o Galaxy S23…
Neste momento não, só se isso acontecer lá para meados deste ano. No momento não parece, dizem os números: Amid the declining smartphone market, premium devices are having their moment. These pricey devices made up more than half of the worldwide smartphone market’s revenue, according to a report by Counterpoint.
The analytics company’s report says that shipments of premium devices (with a wholesale value of $600 or more) rose by 1% in 2022 from a year earlier, and captured 55% of all smartphone revenue. This is significant, given the smartphone market dipped 11% in 2022 from 2021.
There is no prize for guessing the absolute winner of this market: Apple. The company had a mammoth 75% market share in the premium segment, 6% more than last year. Counterpoint said Apple could have captured even more of the market if it didn’t face supply constraints for the iPhone 14 Pro and Pro Max.
Neste momento vejo os smartphones como os PCs. Estão sempre a sair modelos mais potentes e rápidos etc, mas da mesma maneira que não compramos um PC novo todos os anos isso também poderá estar a acontecer com os smartphones.
Basta abrir uma nova crise dos Bancos e vai tudo por água abaixo …..telemóveis , turismo etc . vai tudo parar na sarjeta …
Talvez as pessoas (a maioria, não todas) já começaram a perceber que com um smartphone de 250/300€ fazem o mesmo do que com um de 1500€.
Ora muito bem dito.O melhor comentário que podia ser feito.
Creio que os ecrãs estão cada vez mais resistentes…