Apple alerta para o controlo parental: Criança gasta mais de 13 mil dólares no iPad
As crianças não tem maturidade para estar sozinhas a explorar o mundo dos videojogos que, se para nós, adultos, já é bastante tentador, imagine-se para uma criança que quer avançar mais um nível. Mas o problema vai mais além do que o tempo que se passa a jogar. Ter o cartão de crédito associado às lojas poderá levar a compras avultadas por parte das crianças que, simplesmente, não têm noção de que estão a gastar dinheiro.
Recentemente surgiu mais uma notícia de uma criança que gastou no iPad qualquer coisa como 13 mil dólares da conta da sua mãe, a jogar Sonic Forces. Depois do pedido de reembolso, a Apple não assume o problema e recusa-se a devolver o dinheiro.
Criança faz despesas elevadas num só jogo no iPad
Os casos de crianças que fazem compras indevidas através dos dispositivos dos pais é muito frequente. Isto acontece porque "todos nós" temos os nossos cartões de crédito ou contas Paypal associados a lojas, seja de produtos físicos, seja de serviços, como as lojas de apps.
Há a possibilidade de contestar esses gastos. Assim, muitas vezes, os pais não ficam com o prejuízo já que as empresas estão preparadas para lidar com estes casos.
No entanto, a Apple parece não querer restituir o valor que uma criança gastou a jogar Sonic Forces no iPad. Desde julho que a criança andava a jogar e a comprar "anéis dourados" dentro do jogo sem que a mãe se tenha apercebido. Por exemplo, num só dia, a criança chegou mesmo a gastar cerca de 2 mil euros.
Na verdade, a mãe da criança, Jessica Johnson, chegou a achar que estava perante uma fraude que envolvia o seu cartão de crédito. Em outubro, percebeu então que o problema estava mesmo dentro do seu iPad e do jogo favorito do seu filho.
Controlo parental é essencial
Ao contactar a Apple, a empresa referiu que poderia ter assumido o prejuízo. No entanto, apenas caso a denúncia tivesse feito num prazo de 60 dias depois da primeira compra. Assim, não haveria nada que pudesse fazer.
Além desta explicação, a Apple ainda aconselhou esta mãe a ativar o controlo parental disponível para iOS. Poderá ver como fazer no artigo abaixo.
Jessica Johnson não ficou satisfeita com a explicação da Apple e referiu mesmo que "se soubesse que havia uma definição para isso, não teria deixado o filho de 6 anos gastar quase 20 mil dólares (16 mil euros) em anéis dourados"
Na verdade, apesar dos muitos avisos e de estarmos a falar de uma geração de pais que já cresceu com as tecnologias à sua volta, muito são os que ignoram o controlo parental. Um estudo recente feito em Portugal revela que metade das crianças entre 5 e 12 anos acedem aos smartphones, tablets ou PCs sem que estes estejam devidamente protegidos com aplicações de controlo parental.
Conheça ainda:
Conheça ainda mais algumas aplicações de terceiros que o poderão ajudar a controlar aquilo que as crianças fazem dentro dos dispositivos eletrónicos ligados à Internet e evite situações semelhantes à deste caso que hoje aqui contamos:
Este artigo tem mais de um ano
Então a mãe pensou que era burla depois de gastarem 2000€ e depois ? Não cancela o cartão ? Mas mesmo que tenha cancelado, não falou logo com a Apple ? Falou quase 6 meses depois ? Ou é muito rica ou não tem a mínima noção da realidade.
credit fraud nos US é algo banal, acontece a quase toda a gente e tipicamente os bancos responsabilizam-se, por isso é que maior parte nem liga.
basta ver que em qualquer restaurante te levam o cartão para pagamento, aí podem fazer o que querem com o cartão, fotografar, clonar, passar duas vezes, cobrar valores acima dos da fatura, dar uma selftip extra simpatica, etc.
Não parece que já tiveste nos EUA… lá apresentam-te a conta e escreves quanto queres dar de tip. Logo dás o cartão e trazem-te o aparelho e sai o talão de quanto pagaste (com tip) e uma cópia assinas (restaurante por exemplo) e outra para ti; se te enganam o restaurante tem que apresentar a fatura assinada, se não tem, tem que devolver o montante.
Portante o que dizes não é real.
Não sei até que ponto isto pode ser prejudicial pois muito deste jogos são autênticos casinos para crianças.
Alguém ficou de castigo.
Os paizinhos querem lá saber. A culpa é sempre dos outros. Então e associar à conta Apple um cartão de plafond reduzido e limitado a um conjunto de transações ? É dificil… Depois dizem-se inteligentes.
Na verdade as empresas de jogos e a Apple também têm culpa. É a minha opinião. A configuração está lá mas devia estar activada por defeito e os jogos têm de parar com este monopólio. Não deveria ser possível um jogo ser possível gastar tanto dinheiro até por uma questão de ética. É uma futilidade tremenda.
O sistema operativo Android e IOS TÊM controlo parental por alguma razão, é usar!
Não se trata apenas disso. O jogo já é construído com este intuito. Um jogo principalmente direcionado também para crianças não deveria ter microtransactions. Por lei deveria ser apenas cobrado o preço do jogo e acabar com o monopólio. Também não é bom para a educação das crianças.
Pois, ha muita coisa que podia ser, no entanto neste caso é pura irresponsabilidade por parte dos pais. Como é que um pai passa 6 meses a perder dinheiro de um cartão de credito e nem se apercebeu ? Ou pior, que é que da para uma criança um dispositivo com acesso a internet sem qualquer tipo de proteção? A educação das crianças é da responsabilidade dos seus pais e não das empresas.
Simplesmente existe pessoas que não têm conhecimento nem percebem os riscos. Mesmo assim não é motivo para ser possível gastar milhares de euros em anéis de ouro para o Sonic… A culpa tb é das empresas de video jogos e da Apple.
Ola, vives em que século? Ja te apercebeste que estamos em 2020 certo? Como é que existe alguém no mundo, em especial nos EUA que não percebe ou não tem conhecimento dos riscos dos equipamentos? A não ser que nem televisão vejam. Mas não vem televisão e tem um iPad com um cartão de credito associado? ui, Algo de errado não esta certo, ne? não leram as instruções pelo menos? visto não possuirem o conhecimento necessário para o manuseamento seguro de um equipamento vão deixar uma criança utiliza-lo? Isto é como deixares o teu filho de 5 anos conduzir o teu carro na AE, não percebes o riscos ou não tens o conhecimento do mesmo, então a culpa é do estado.
Neste caso, e ainda por cima após ter passado tanto tempo dos primeiros incidentes a culpa é só uma, é a dos pais da criança que são irresponsáveis e podem até por a criança em perigo prejudicando-a para o resto da sua vida.
A Apple e as empresa de jogos neste caso nada tem a ver, eles metem o produto a venda, compra quem quer.
Nem é preciso controlo parental nesta situação.
Basta ter ativa a password para instalação de apps ou compras integradas. Não tenho controlo parental ativo e a minha filha só com isto nem consegue instalar os jogos que quer (eu é que os instalo) nem consegue comprar nada a partir dos jogos.
Então mas não pede a senha da conta da apple para fazer compras?
Uma porrada de meses depois lembrou-se…lol…depois a culpa é das empresas ou do estado…surreal…irresponsabilidade brutal dar um dispositivo para uma criança sem qualquer tipo de proteção.
Meus ricos cartões do mbway 🙂
Estes jogos estão cheios de armadilhas para os incautos e é por eles que estão à espera, pois sabem que a maioria não lê as palavras em letras garrafais quanto mais as minúsculas.
+1
Nos smartphones samsung até podem esconder aplicações que para usar é pressiso senha, mas não estou a criticar pode acontecer a qualquer pessoa, é ter cuidado com cartão de crédito no smartphone.
“Depois do pedido de reembolso,a Apple não assume o problema e recusa-se a devolver o dinheiro.” Mas concerteza.A Apple não vive do ar,ao que eu saiba.Havia de ser meu filho que eu dizia-lhe…
Provavelmente davas lhe umas festinhas e ficava resolvido. Depois ele voltava a repetir, gente mais irresponsável.
Joguinhos muito bonitos cheios de in-app purchases. Uma praga. E o ecosistema de aplicativos da Apple é bem mais cuidado do que o Android.
Lá vem comentário tendencioso. Aqui não tem a ver com SO, mas com falta de cuidado e monitorização dos pais. Perdeste uma boa ocasião de te remeteres ao silêncio… Se fosse com um equipamento Android era por causa de ser Android???iOS já foi bem mais segurro,já não ´+e tão diferente!
A Apple sempre a preocupar-se com os clientes… Até verti uma lágrima.
A Apple só fica com 30% do que foi pago, os restantes 70% teriam de ser devolvidos pela SEGA.
Não te preocupes que a Google também faria o mesmo.
Fixe fixe era um artigo a explicar como barrar estas compras e instalações no iPhone e no Android.
OK. Amanhã já lanço isso.